Seja seu estabelecimento um hotel, bar ou restaurante, sabemos que devemos considerar muitos aspectos para deixar o ambiente confortável e atrativo para fidelizar os clientes. Mas, você já pensou que as cores também transmitem uma mensagem?
A psicologia de cores nada mais é do que um estudo para compreender o comportamento humano em relação às cores. Assim, analisa e define os efeitos (emoções, sentimentos e desejos, por exemplo) de cada cor em nós.
Por isso, é muito comum lanchonetes de fast food usando as cores amarela e vermelha, já que rementem aos alimentos e despertam uma sensação de fome.
A seguir, confira as sensações que algumas cores podem despertar!
Vermelho: como falamos, é uma cor utilizada em restaurantes fast food e demais empresas do ramo alimentício. Além disso, ela remete também ao romantismo e à paixão, sendo usada em suítes temáticas e para a noite de núpcias.
No entanto, é preciso tomar cuidado para não a utilizar em excesso, o que pode despertar sensações negativas, como ansiedade e nervosismo.
Amarelo: também utilizada em lanchonetes e restaurantes por ser uma cor que estimula o apetite. Além disso, é a cor da confiança e do otimismo, sendo interessante quando aplicada em ambientes para trabalho remoto de hotéis.
Verde: se o objetivo é transmitir leveza, aposte nesta cor. Por isso, muitos hotéis e demais meios de hospedagem usam o verde nos quartos.
Azul: também é uma cor utilizada em quartos por transmitir calma e relaxamento. No entanto, é importante usar tons mais claros.
Branco: uma cor muito utilizada, transmite a sensação de limpeza, pureza e simplicidade. Além disso, por ser um tom neutro, pode ser combinada com demais cores.
Preto: sofisticação é o que o preto transmite! Mas, muito cuidado ao utilizar principalmente em paredes, pois pode trazer uma sensação de claustrofobia.
Agora que você conhece melhor as mensagens que as cores podem transmitir, pense no perfil do seu estabelecimento e o que ele quer transmitir ao seu público. Se necessário, contrate um arquiteto para lhe auxiliar.