Você pode influenciar a decisão de compra dos seus clientes usando sua página no Facebook. Como está o seu perfil? Seu restaurante já tem uma fanpage?
A partir desta matéria, vou mostrar como referências baseadas nas opiniões de pessoas, que muitas vezes nem conhecemos, podem orientar e direcionar as nossas decisões de compra. E, nos dias de hoje, isso cresce exponencialmente com a força das redes sociais.
Como escolhemos um restaurante?
É muito comum, quando estamos em uma cidade nova e queremos buscar um restaurante, optarmos pelo mais cheio e não pelo mais vazio. Isso acontece porque temos a crença de que o restaurante mais cheio parece ser melhor. Já em relação ao restaurante mais vazio, acreditamos que, ou é muito caro, ou sua comida não deve ser tão boa.
Isso mostra que sempre usamos pessoas como referência para tomar nossas decisões de consumo/compra. São referências poderosas e, se aplicarmos corretamente estes fundamentos nas estratégias de marketing digital para redes sociais, elas se tornam uma ferramenta muito poderosa a favor do seu negócio.
Abandone a métrica da vaidade
O principio básico para seu trabalho nas mídias sociais e, principalmente, no Facebook, ainda é o número de seguidores e o número de likes?
ABANDONE esta métrica da vaidade. É necessário olhar o que realmente importa: observar as pessoas/fans que foram até o restaurante e depois tiveram o cuidado de realizar um post na sua página.
A importância da recomendação
Hoje, no Facebook, entendemos o quanto a opinião das pessoas tem impacto nas nossas decisões, escolhas, e nos nossos negócios.
É muito IMPORTANTE criar incentivos e/ou experiências agradáveis no seu restaurante para que as pessoas deixem seus depoimentos espontâneos na sua fanpage no Facebook. Mas lembre: NUNCA na sua página pessoal, SEMPRE na página da sua empresa.
Deixe os seus cliente falarem por você. Faça uma grande avaliação sobre as criticas e/ depoimentos sobre o seu restaurante nas redes sociais do seu restaurante.
Características do Facebook
Na página principal (na página de início da sua empresa), você pode adicionar vídeos, fotos, postagens de matérias. Você pode falar sobre novos pratos no cardápio, avisar sobre ações especiais como uma promoção ou algo inovador que você esta fazendo.
O Facebook, como as demais mídias sociais, tem como premissa básica o relacionamento com as pessoas. Hoje, a melhor estratégia corporativa utilizada nas redes sociais é “escute mais o que as pessoas têm a dizer”.
Entenda o ponto de vista delas, seja espontâneo e, claro, não crie crises nem as alimente: Escute, Escute, Escute!
Algumas das características importantes para utilizar o Facebook de maneira certa:
Interação: muito importante manter a página da sua empresa sempre atualizada, com textos, fotos, ouvindo (termo utilizado como forma de linguagem de marketing) os seus fans e agradecendo a interação. Assim você promoverá uma maior afinidade entre as partes.
Diversidade: de conteúdo postado, além de imagens, videos e sugestões, coloque dicas e informações interessantes e curiosidades sobre o seu segmento. Com isso, você começa a criar o que chamamos de ‘autoridade sobre assunto’.
Sugestões: de produtos e/ou serviços interessantes para pessoas, como pratos sem lactose, sobremesas para diabéticos, pasta sem glúten, entre outras coisas. Não fique somente no óbvio.
Informações: além de todas as características do negócio, produtos e serviços, provoque a interação das pessoas, (o provocar – pedir sugestões), faça com que elas participem também. Isso é chamado de co-criação. Aqui, novamente, você traz seus fans para mais perto de você.
Entenda seu consumidor: Peça opinião sobre um cardápio ou prato que mais lhe agrada em determinado dia da semana, ou se você tem almoço executivo ou não, enfim, descubra o que pensa o seu consumidor.
Publicidade paga no Facebook
É possível pagar para veicular anúncios no Facebook. Eles ajudam a melhorar o desempenho de acessos na página da sua empresa e a divulgar a sua marca. Além de você poder colocar links de videos, textos, imagens, ainda é possível definir o público que você quer atingir.
Acompanhamento de campanha e acessos
Após ajustar o público para quem você quer enviar as suas mensagens publicitarias, é possível, por intermédio de relatórios em tempo real, ver os resultados.
Você também pode obter maiores informações de quem esta clicando nos seus anúncios e melhorar o desempenho das suas campanhas.
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Texto adaptado de Ricardo Voltan – Infood