O setor de Turismo já registrou 55.744 empregos diretos neste ano no Estado de São Paulo. De acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), apenas em agosto foram 6.621 novos postos formais ligados diretamente ao turismo.
Com base nos dados positivos nestes primeiros oito meses, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo elevou a previsão inicial de geração de empregos para este ano. Assim, a nova projeção prevê a criação de mais de 80 mil empregos formais em 2022, o que significa um aumento de 25% em relação aos 65 mil empregos previstos anteriormente.
Após dois anos de retração devido à pandemia, o turismo destaca-se como um dos principais setores da economia do estado de São Paulo, sendo o terceiro setor em geração de emprego no Estado, atrás apenas da indústria e construção civil. “Temos potencial para crescer ainda mais, sendo o principal gerador de empregos no Estado de São Paulo, no Brasil e no mundo. Nossa expectativa é que o turismo seja responsável por mais de 750 mil novos empregos nos próximos quatro anos, sendo 250 mil diretos e 500 mil indiretos”, afirma o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz.
Os números da retomada do turismo já superam em alguns aspectos o período anterior à pandemia. De acordo com projeção realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, a movimentação turística no estado neste ano terá crescimento de 1,3% na comparação com 2019.