Ontem, quarta-feira, 9/3, o governo de São Paulo anunciou a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos de todo o estado, o que torna o uso da proteção facial opcional em vias públicas, parques, praças, estádios, autódromos, shows, eventos ao ar livre e áreas externas de estabelecimentos, como bares e restaurantes, por exemplo. O decreto assinado pelo governador João Dória teve efeito imediato.
Ainda na coletiva de imprensa em que o anúncio foi realizado, o governador falou sobre a possibilidade do estado avaliar a retirada total da máscara no dia 23/3. No entanto, até o anúncio oficial, a proteção facial ainda segue obrigatória em ambientes fechados de acesso público: restaurantes, bares, padarias, hotéis, shoppings, cinemas, teatros, transporte público, hospitais, etc.
A decisão foi tomada seguindo análises do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo, que levou em consideração a redução de quase 77% em novas internações e 56% dos óbitos por Covid-19 no último mês, além da ampla cobertura vacinal em todo o estado.