Você já pensou se todos os seus clientes estão sendo bem atendidos em seu restaurante? Um bom atendimento significa também proporcionar conforto e bem-estar a todos os clientes, incluindo aqueles que tenham alguma necessidade mais específica.
E a acessibilidade é uma forma de atender com qualidade TODOS os clientes. Já tinha pensado nisso?
No salão do restaurante é muito importante que o layout do seu espaço respeite as distâncias mínimas entre a disposição das mesas e cadeiras. Atente-se também ao material e às medidas das mesas e cadeiras, já que é importante, por exemplo, ter cadeiras tamanho plus size. Além disso, é importante ter uma mesa com espaço para um cão-guia.
Atente-se às leis de acessibilidade também, com medidas que garantem que todos os cidadãos possam usufruir de todo espaço e serviços. Inclua algumas soluções, como:
– Rampa na entrada do estabelecimento com superfície antiderrapante e corrimãos dos dois lados
– Mesas baixas e espaçosas para cadeirantes;
– Como falamos anteriormente, respeitar os espaços necessários entre as mesas e cadeiras para a passagem das cadeiras de rodas e de clientes que ocupem maiores espaços;
– Disponibilidade de cardápios em braile – ou com recursos auditivos;
– Banheiros adaptados com rampas, corrimãos e espaços amplos. Lembre-se também de colocar utensílios mais baixos;
– Um caixa adaptado com altura mais baixa para atender cadeirantes;
– Vagas especiais de estacionamento na entrada do restaurante.
Mesmo com essas adaptações, é importante que todos os clientes se sintam incluídos naquele ambiente e sejam tratados com respeito e naturalidade.