O preço de um produto para o consumidor final não é o mesmo pelo qual o empreendedor o compra, com raríssimas exceções, e isso é um senso comum. O preço para o cliente também não pode ser um “chute” ou uma simples dedução de quanto ele pode pagar. O preço de venda contempla o lucro para o empreendedor, entre outros fatores, mas como precificar produtos?
Um dos primeiros fatores a serem considerados, por exemplo, é o custo da produção quando falamos de produtos artesanais ou caseiros. Outras tantas variáveis vão se somar ao preço final, e neste texto vamos explicar brevemente como fazer essa precificação de produtos. Este processo utiliza cálculos para chegar a um valor justo para todos, com o risco de não vender ou então de ficar no prejuízo pelo baixo preço ofertado.
Preço de venda: o que é qual a importância em calcular?
Este é o preço final para o consumidor. Resumidamente, ele cobre os custos de compra ou produção, as despesas administrativas (aluguel, impostos e outros pagamentos), e o lucro. O preço de venda precisa ser bem calculado para não deixar o empreendedor no prejuízo, mas também é necessário considerar que valores muito altos ficam impraticáveis – é preciso competir com a concorrência.
Um bom balanço entre custos e despesas ajuda a calcular preço de venda sem perder os lucros. Alguns fatores são essenciais para esse momento de precificação, e falaremos mais a seguir.
Conceitos importantes para calcular o preço de venda
Para começar os cálculos, é importante entender alguns termos e suas aplicações. Sempre considerar os conceitos abaixo:
Margem de Lucro
A margem de lucro é a porcentagem de ganho sobre as vendas de um item, e precisa ser calculada individualmente entre cada produto (se são vendidas camisetas e vestidos, cada um tem sua própria margem). Definir essa margem considera a demanda pelo produto, olhando o histórico de vendas.
Custos Diretos
Aqui, são somados os gastos com a fabricação ou aquisição dos produtos, juntamente aos impostos incidentes sobre eles (ICMS, PIS, COFINS, etc).
Custos Indiretos
São as despesas administrativas, como aluguel, marketing, pagamentos, manutenção, etc. É importante calcular o reflexo dessas despesas em relação ao custo dos produtos.
Custo por produto
Este conceito é considerado quando se trabalha com compra e revenda ou com a compra de material para a fabricação do produto final. Esse é o custo de cada item comprado.
Valor para o cliente
Esta é a variável mais complicada ao calcular preço de venda, pois se trata da percepção de valor que o cliente faz sobre o produto ou o serviço. A comodidade, a exclusividade e as experiências do cliente ajudam a aumentar esse valor, também se destacando da concorrência e fazendo com o que o cliente escolha o seu produto.
Afinal, como calcular o preço de venda de um produto?
Este cálculo, salvo as variáveis já mencionadas, é relativamente simples: Custos + Despesas + Lucro = Preço de venda. Dentro dos custos, considerar o por produto e os diretos. Nas despesas, o custo indireto e, no lucro, a margem de lucro e o valor para o cliente.
Em um pequeno comércio de flores, por exemplo, os custos e despesas incluem a matéria prima, os itens decorativos, vasos, o tempo de trabalho no arranjo, o aluguel de um espaço, etc. Nesse exemplo, o lucro vai ser ainda mais influenciado pelo valor percebido pelo consumidor. Mas cada caso tem suas particularidades, por isso faça um bom levantamento das variáveis para acertar no cálculo.
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Fonte: iZettle