Não é novidade que o hoteleiro enfrenta desafios diários para se impor em um mercado tão competitivo. Nesse sentido, a fidelização hoteleira torna-se um esforço necessário para garantir o retorno de antigos hóspedes.
Quando o assunto é fidelização, os donos de hotéis e pousadas logo perguntam: como educar o hóspede oriundo de canais de vendas externos a reservarem diretamente em meu estabelecimento quando retornarem ao destino do meu hotel ou pousada?
Confira as estratégias que a hotelaria pode lançar mão para estreitar laços e fidelizar os hóspedes, garantindo o retorno de viajantes satisfeitos por meio de canais de venda direta.
Mantenha canais permanentes de comunicação com os hóspedes
Não tem outro jeito. Para ganhar a preferência e se tornar o “queridinho” dos hóspedes, seu estabelecimento terá que conjugar diversos esforços e estratégias de fidelização hoteleira.
Uma deles é estabelecer um canal de comunicação permanente, capaz de nutrir seu público com informações variadas que não se resumam a um catálogo de ofertas ambulante.
Não há nada pior do que ser esquecido, não é mesmo?
Quando somos lembrados tendemos a ser mais atenciosos, simpáticos e abertos a relacionamentos. Sendo assim, mostre a importância que o hóspede tem para seu estabelecimento.
Vá além e o faça descobrir que ele poderá ter uma experiência ímpar em uma nova estadia no seu hotel ou pousada.
Apostar em fidelização hoteleira é investir em um relacionamento personalizado com o hóspede. Por isso, conheça seu público a fundo, só dessa forma é possível ofertar produtos e soluções sob medida para os viajantes.
Nesse contexto, a gestão de informação hoteleira será fundamental nesse processo de conhecimento das especificidades do seu hóspede.
Por esse motivo é importante que seu empreendimento faça uma gestão eficiente do registro de informações dos hóspedes.
Dados como data de aniversário, e-mail e data de hospedagem devem estar totalmente acessíveis para consulta.
Dito isso, vamos destacar algumas ferramentas e estratégias que irão te ajudar a implementar boas práticas de fidelização em hotelaria.
Escolha um bom programa de fidelidade
Quando pensamos em programa de recompensa para hotelaria é necessário pensar em algo realmente atrativo, acessível e prático.
Existe um grande leque de opções de programa de fidelidade no mercado, mas quando falamos em fidelização hoteleira alguns desses programas merecem destaque.
O Cashback (dinheiro de volta) passou a ser um dos mais atrativos programas para recompensar e fidelizar hóspedes. Nesse sistema, o hóspede recebe parte do valor que pagou em forma de créditos que podem ser utilizados em uma nova estadia por ele ou por outra pessoa indicada.
Ao contrário de muitos programas de fidelidade, em que é necessário acumular pontos para ter a recompensa, com o Cashback o hóspede recebe os créditos imediatamente após a confirmação da sua reserva, podendo utilizá-los após o check-out.
Ao utilizar os créditos, o hóspede apenas complementa o restante do valor da reserva. Já hoteleiro continua faturando e ampliando a ocupação do seu estabelecimento.
Mas cuidado!
Ao formatar um programa de fidelidade hoteleira, evite o uso de estratégias associadas ao preenchimento de cupons impressos, pouco utilizados nos dias de hoje. Priorize programas de fidelização que utilizem meios de comunicação eletrônica, como e-mail, permitindo o acesso aos créditos a qualquer momento, de maneira simples e rápida.
Invista em campanhas de e-mail marketing
O e-mail marketing ainda é um dos meios mais tradicionais e eficazes meios para se relacionar, gerar engajamento e fidelizar hóspedes. Com essa poderosa ferramenta de marketing digital é possível manter uma comunicação rápida e duradoura com os seus hóspedes.
Aqui é preciso estar atento à periodicidade dos disparos de e-mail. A intenção é não cair no esquecimento, por isso mantenha o hóspede informado sobre novidades e promoções regularmente.
Mas atenção! Recomendamos o disparo de e-mails com uma frequência média de 15 dias.
Dessa forma o seu conteúdo não se torna cansativo e nem corre o risco de entrar na lista negra dos clientes!
Invista em conteúdos variados. Divulgue promoções, pacotes e o programa de fidelidade que o seu hotel oferece. Desperte o interesse do hóspede em retornar ao destino enviando conteúdo rico com dicas de passeios e locais que eventualmente ele não tenha conhecido.
Ferramentas como Leadlovers e RD Station permitem a criação de sequências de e-mail marketing e envio de mensagens personalizadas para toda a sua lista de contatos.
Utilize as Redes sociais
Não se esqueça que boa parte dos seus hóspedes estão nas redes sociais. Um relatório das empresas We e Hootsuite revelou que 62% da população brasileira tem perfil ativo em redes sociais.
Utilizar esses canais para manter relacionamento com os seus antigos hóspedes é fundamental para alcançar pessoas que se interessam pelo destino do seu hotel ou pousada.
O Facebook e Instagram, por exemplo, permitem que o hoteleiro utilize uma lista de contatos para criar anúncios exclusivos para antigos hóspedes.
Com as informações fornecidas pelo hoteleiro, é feito um cruzamento com os dados cadastrados pelos hóspedes no momento da criação dos seus perfis nas redes sociais.
Para esse público segmentado é possível produzir conteúdo específico, tendo em vista que são pessoas que já se hospedarem em seu empreendimento.
Crie campanhas para públicos semelhantes
A ferramenta também possibilita a criação de um público semelhante ao dos seus hóspedes.
A inteligência artificial da plataforma encontra pessoas com os mesmos hábitos, comportamentos e desejos das que já se hospedarem em seu estabelecimento.
Essa estratégia permite criar anúncios específicos para alcançar um público em potencial. A ferramenta procura por pessoas que têm uma probabilidade maior de converter em novos hóspedes para seu hotel ou pousada.
Como você viu, estabelecer um relacionamento sólido e confiável entre hoteleiro e hóspedes é um processo de conquista.
Quando o hoteleiro utiliza canais estratégicos para entregar conteúdo e experiências personalizadas para seu público, aumenta a possibilidade de ganhar a preferência de viajantes.
Dessa forma eles passarão a priorizar seu estabelecimento quando retornarem ao destino do seu hotel ou pousada.