Um nicho que vem crescendo cada dia mais, apostar em opções vegetarianas e veganas pode chamar a atenção de um novo perfil de clientes adeptos a esse estilo de vida.
Mas, antes de ampliar as opções de pratos de seu cardápio, é importante entender melhor as diferenças entre vegetarianos e veganos, assim como as especificidades desses públicos para apresentar opções adequadas e classificar corretamente no cardápio para qual público aquele prato se destina.
Além de tratar com atenção este novo cliente, você também não cometerá uma imprudência de oferecer um prato com leite ou ovos para um cliente alérgico a esse alimento, por exemplo.
No vegetarianismo, as pessoas optam por excluir da alimentação qualquer tipo de carne (vermelha, peixe, frango, suínos e frutos do mar). No entanto, em alguns casos, não deixam de lado algumas proteínas de origem animal, como ovos e leite. Dentro do vegetarianismo, existem os ovolactovegetarianos, que ainda consumem ovos e laticínios; os lactovegetarianos, que não consomem carnes e ovos, mas ainda comem produtos lácteos; os ovovegetariamos, que ainda consomem ovos, mas excluem da alimentação carnes e leite; e os vegetarianos estritos, que não se alimentam de nenhum produto de origem animal.
Já no veganismo, as pessoas adotam um estilo de vida que não se limita apenas à dieta, já que, além de excluir o consumo de todas as carnes, ovos, leite e derivados, mel, gelatina, também não consumem nenhum produto de origem animal em seu vestuário, cosméticos e remédios, por exemplo. Além de repudiar qualquer entretenimento que utilize animais, como zoológicos.
A seguir, confira algumas sugestões para seu bar ou restaurante aderir!
◼️ Batata frita: popular, clássica e querida até por quem não é vegetariano ou vegano;
◼️ Bolinha de queijo: a receita tradicional leva ovos e leite, mas nenhuma carne, sendo uma ótima opção para os vegetarianos;
◼️ Brusquetas: pode ser uma opção tradicional de tomates ou com molho pesto, cogumelos, as variações são diversas;
◼️ Empanadas vegetarianas: os recheios de palmito, champignon e azeitona costumam fazer sucesso;
◼️ Bolinho de milho: a receita também leva leite e ovos, mas é uma opção para aqueles que tiraram apenas as carnes do prato;
◼️ Coxinha vegana de jaca: mais uma opção para quem aboliu a carne e outros produtos de origem animal;
◼️ Polenta frita crocante: pode ser servida com diferentes molhos;
◼️ Caldos: pode ser de feijão, de abóbora com especiarias, de cebola. Também são muitas opções!
Ao oferecer petiscos vegetarianos e veganos, você atrai outra clientela para o seu negócio, aumentando as vendas e, consequentemente, o faturamento, além de fidelizar novos clientes.