Como consumidores, sempre é interessante encontrar uma loja em promoção. Às vezes o produto nem é necessário ou indispensável, mas o desejo de aproveitar uma boa oferta é maior, não é? No seu próprio negócio a promoção de vendas também é uma aliada, basta saber como oferecer descontos de forma atrativa para o cliente. E, melhor ainda, sem diminuir o seu lucro!
As promoções podem te ajudar principalmente em momentos que demandam um giro de estoque, e também para atrair novos clientes ou aumentando a competitividade de preços em relação aos concorrentes.
Precisa de ideias de promoção? Quer entender como dar descontos arrasadores? Continue lendo para saber como garantir seu lucro.
Por que fazer promoção de vendas?
Imagine que uma loja de guloseimas ofereceu uma linha de produtos temáticos para as festas juninas. Em julho, a demanda por esses doces é bem menor, contando ainda com as férias escolares, quando muitas famílias têm outras prioridades de compra. Uma promoção é essencial para vender as últimas unidades dessa linha e abrir espaço na loja, evitando que produtos fiquem parados em estoque.
É importante que os produtos sazonais estejam dentro de um planejamento de vendas, evitando o encalhe no estoque. Com itens perecíveis, como alimentos, flores ou cosméticos, é muito mais interessante abaixar um pouco do valor do que perder a validade dos produtos.
Também há a possibilidade de promocionar produtos combinados, como mais de uma peça de roupa por um valor menor ou combos de itens relacionados. Essa estratégia é boa para liberar estoque para encomendas novas ou para a produção de novos produtos.
Então, posso dar descontos?
Mas é claro! Os descontos são uma das formas de promoção de vendas, mas existem outras como a entrega de dois itens pelo valor de um, trocas por brindes e por aí vai. Mas, antes de abaixar os preços a torto e a direito, é preciso analisar os seguintes pontos para não sair no prejuízo:
Conheça muito bem o seu produto
Ele tem validade? É uma moda passageira? É dos mais vendidos? Um lançamento? Considere esses e outros itens sobre seu produto para entender se ele deve ser promocionado e, principalmente, como lucrar com ele.
Avalie a margem de lucro
Para não sair no prejuízo, se organize para não vender abaixo do preço de custo.
Organize o fluxo de caixa
Avalie os pagamentos do caixa e se programe para cobri-los e ainda garantir um saldo positivo.
Avalie o estoque
Tem produtos sobrando? Considere-os para a promoção de vendas, especialmente se precisar liberar espaço.
Avalie a sazonalidade de vendas
Roupas de praia no meio do inverno? Acessórios de carnaval? Produtos sazonais costumam encalhar no estoque fora de sua época. Descontos no fim desses períodos ajudam a girar o estoque e a garantir entradas no caixa.
Afinal, como dar descontos e não perder o lucro?
Para começar, planejamento! Defina se o desconto será aplicado em produtos específicos ou na loja toda, além do valor ou porcentagem. Faça as contas para não deixar os produtos abaixo do preço de custo, já que é melhor lucrar alguma coisa do que não lucrar nada!
Considere se o desconto progressivo é interessante (quanto mais peças, maior o desconto) e capriche no atendimento. Ofereça sempre os produtos de baixa saída e estabeleça uma data de finalização da promoção, ou “enquanto durarem os estoques”, deixando isso muito claro para os clientes. Aposte ainda na divulgação em redes sociais e no boca a boca.
Agora que você aprendeu a oferecer descontos na promoção de vendas, aproveite para ler sobre como usar liquidações na sua loja.
Fonte: Blog iZettle