Já pensou se todo aquele lixo que você produz diariamente pudesse ser usado para pagar o supermercado e encher a geladeira de casa? Para os moradores da comunidade de Marechal Thaumaturgo, no Acre, isso já é uma realidade. Eles acabam de ganhar um supermercado onde é possível trocar resíduos reciclados por alimentos produzidos localmente.
O estabelecimento ganhou o nome de TrocTroc e foi uma iniciativa de Benki Pianco, chefe da tribo Ashaninka, em conjunto com a associação House of Indians. No local, os clientes podem trocar detritos plásticos e de alumínio por comida. Os alimentos são todos produzidos localmente, como uma forma de fortalecer a economia indígena.
O estabelecimento oferece R$ 0,50 em compras por cada quilo de material reciclável. Caso o material já esteja higienizado e amassado, o que facilita a reciclagem, é aplicado um bônus de 20% sobre esse valor, de acordo com o The Greenest Post.
Após recolhidos pelo mercado, os resíduos serão transportados para um centro de reciclagem localizado em Rio Branco. Espera-se que o projeto possa ser replicado por outras comunidades da região, usando como modelo esta primeira iniciativa.
Fonte: Hypeness