Um quarto bem decorado não garante a satisfação do hóspede. É preciso investir em um enxoval de qualidade para o seu hotel, já que os lençóis, cobertores, travesseiros, colchas e toalhas devem ser agradáveis para quem usa e transmitir uma sensação de conforto.
Por isso, é importante investir em peças de qualidade para compor esse enxoval, além de adotar cuidados para a manutenção das roupas de cama e banho.
Quer saber como montar e cuidar do enxoval garantindo mais economia e praticidade para o seu hotel e satisfação dos hóspedes?
A seguir, confira alguns insights!
Preze pela qualidade do seu enxoval
Alie o cuidado com as peças, boa gestão do enxoval e a qualidade de cada item das roupas de cama e banho. Priorize lençóis 100% algodão ou até mistos, com algodão e poliéster de boa procedência; já para as toalhas, as opções com composição mista também podem ser um bom investimento.
Existem itens mais em conta no mercado. No entanto, são inferiores e serão danificados com mais facilidade, trazendo prejuízo na hora de repor.
Controle a quantidade de peças
Ao retirar as roupas de cama e banho dos quartos, é importante que a camareira conte e registre a quantidade de cada item. Isso evitará possíveis furtos ou extravios. Depois disso, geralmente, a lavagem e higienização são realizadas por lavanderias terceirizadas, e, antes de enviar as peças, conte a quantidade de cada item novamente. Faça o mesmo quando as peças retornarem da lavanderia. Essa é uma forma de manter o controle do seu enxoval e ainda verificar diariamente a qualidade de cada peça.
Cuide do enxoval
Como falamos, o mais importante das peças do seu enxoval é a qualidade. Isso porque elas precisam ser resistentes para passar por tantos processos de lavagem e higienização. Para garantir uma vida mais longa ao seu enxoval, esteja atento aos produtos químicos utilizados na lavagem, tanto em relação à quantidade quanto a qualidade deste produtos. Por isso, é interessante que a higiene e a lavagem sejam realizadas numa lavanderia especializada.
Além disso, opte por um sistema de rodízio. Isto é, para preservar as peças, não as utilize assim que chegarem da lavanderia, possibilitando regeneração das fibras dos tecidos. Tenha uma quantidade suficiente que permita este rodízio de peças.