Assim como um hotel de grande porte, um hotel menor precisa de muita atenção, trabalho duro e cuidados em cada detalhe.
Muito além de um espaço agradável e bem localizado, para abrir as portas e entregar uma boa experiência aos clientes, é fundamental manter uma gestão adequada e entender cada processo do hotel.
A seguir, confira alguns insights para administrar um hotel de pequeno porte!
Trace um plano de negócios
Se você quer empreender e ter sucesso, é muito importante elaborar um plano de negócios. É nele que você descrevera detalhadamente os objetivos da sua empresa e as ações que precisa realizar para alcança-los. Por isso, crie estratégias, faça uma análise do mercado, projete seus ganhos e custos, detalhe os serviços oferecidos, além de dados do público-alvo.
Assim, você conhece os pontos fracos e os pontos fortes do seu hotel e consegue traçar estratégias para corrigir o que for necessário.
Faça o controle financeiro
Esteja por dentro de quais áreas do hotel estão os seus maiores gastos e quais precisam de mais investimento. É necessário também economizar para ter reservas de emergência e NUNCA precisar mexer nas suas finanças pessoais. Por isso, é importante estabelecer um pró-labore mensal.
O equilíbrio das finanças do seu hotel fará com que ele cresça de maneira saudável e seja sustentável.
Fique ligado nos concorrentes
É importante saber o que está acontecendo no mercado e as novas tendências. Isso ajudará a criar estratégias para fidelizar seus clientes e conquistar novos hóspedes.
Faça a divulgação do seu hotel
Se faça presente no digital! Tenha um site moderno e atualizado com as informações mais importantes do seu hotel, crie perfis em redes sociais e tenha um sistema de reservas online.
Além de atualizar os perfis com frequência, é importante responder e interagir com seu público.
Contrate uma equipe qualificada
Recrute pessoas que estejam alinhadas com o perfil do seu hotel e que sejam qualificadas para as tarefas que vão desenvolver. É importante também apostar em treinamentos para qualificação dos profissionais. Afinal, eles serão a cara do seu negócio!
Responda feedbacks
Esteja atento e aberto ao que sua equipe e seus hóspedes têm para falar sobre o seu hotel. Você pode deixar caixinhas na recepção, fazer pesquisas de satisfação no check-out e estar de olho sempre nos feedbacks que chegam em seu site e redes sociais.