tendências para a hotelaria

Confira quatro tendências para a hotelaria nos próximos anos

A Sabre, em parceria com a Trend Watching, publicou um estudo com quatro tendências que deverão ser aproveitadas pela indústria hoteleira a partir de 2019. De acordo com o relatório, a transformação digital virou uma prioridade para os hotéis que querem direcionarsuas ofertas de maneiras mais personalizadas.

“A indústria da hotelaria está sempre se reinventando e se adaptando às mudanças de expectativas e necessidades dos hóspedes. Estamos comprometidos a fornecer as soluções tecnológicas mais inovadoras para impulsionar as receitas dos nossos clientes, identificando as tendências que influenciarão o comportamento do consumidor do futuro”, explica o presidente da Sabre Hospitality Solutions, Clinton Anderson.

UMA CONVERSA A QUALQUER HORA
Para quem viaja sozinho com muita frequência, uma companhia pode cair bem, mesmo que ela seja apenas virtual. O uso de assistentes digitais e chatbots vem crescendo consideravelmente desde 2011 e deve ser aprimorado nos próximos anos pelos avanços da inteligência artificial e da realidade virtual. Personagens digitais que possam entreter, ensinar, ajudar e até fazer amizade com o hóspede deverão ser criados com cada vez mais frequência no futuro.

ALIANÇA DE FORÇAS
Marcas que não estão diretamente ligadas à hospitalidade estão cada vez mais envolvidas neste mercado, criando experiências imersivas para seus fãs e uma nova espécie de competição para players tradicionais. Em um mundo no qual as redes sociais estão repletas de fotos perfeitas de lugares paradisíacos e pessoas que glorificam certos estilos de vida, tal cenário funciona tanto como um fator de estímulo para seguir certos padrões como também eleva o nível de exigência dos consumidores. Parcerias entre partes interessadas podem cortar caminhos em relação a concorrentes.

CADA CLIQUE É UM CASH
Globalmente, o mercado de realidade aumentada (AR) alcançou US$ 1,1 bilhão em 2018 e deve atingir os US$ 7,9 bilhões por volta de 2023. Tal amadurecimento, tanto dessa tecnologia como também da realidade virtual (VR), deve revolucionar como e quando as pessoas compram objetos e experiências. A ideia é utilizar canais inovadores para atingir diferentes públicos-alvo nas horas e lugares certos, de acordo com os dados colhidos sobre hábitos e preferências. O uso da câmera do smartphone para pesquisar, testar e comprar produtos deve ganhar força nos próximos anos.

NÔMADES DIGITAIS
O crescimento de empreendimentos estilo co-working e de atividades relacionadas ao mundo digital transformarão a força de trabalho global, sendo cada vez mais preenchida por nômades digitais. A cada ano que passa, mais pessoas buscam um estilo de vida no qual podem trabalhar em seus computadores particulares viajando para diferentes lugares do planeta, e novo mercado pode ser aproveitado por hotéis que acolham tal tipo de cliente.

Fonte: Panrotas

Presidente Edson Pinto participa de reunião na Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo

Nessa segunda-feira, 25/2, o presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, Edson Pinto, participou de reunião da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, órgão recém-criado e de articulação da SP Turismo. De acordo com Edson, durante a reunião foram discutidas algumas ações para serem realizadas em parceria com o objetivo de dinamizar o turismo regional.

Além do presidente Edson, participaram da reunião Junior Fagotti, Secretário Ajunto; Alessandra Calabresi Pinto, Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-SP/ Pinheiros; Orlando de Faria, Secretário de Turismo da Cidade de São Paulo.

Edson participou da reunião também como Vice-presidente de Relações Institucionais e Governamentais da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo – FHORESP.

Os documentos obrigatórios para a operação de uma cozinha profissional

Os documentos obrigatórios para a operação de uma cozinha profissional

Uma cozinha profissional precisa operar totalmente legalizada, com todos os documentos obrigatórios em ordem e sem riscos de sofrer penalizações em uma fiscalização.

Montar uma cozinha profissional e colocá-la para funcionar não se resume a compra de equipamentos, insumos e  contratação de equipe. Antes de começar a produzir, tudo deve estar documentado.

A legislação é clara quanto às exigências para iniciar uma operação de cozinha profissional e é ampla ao abranger assuntos que vão muito além da saúde e segurança alimentar. Conheça os documentos necessários e obrigatórios:

Manual de Boas Práticas:

Este documento é elaborado por um profissional que colocará nele as atividades a serem executadas para a manutenção da saúde e segurança alimentar, manipulação de alimentos, armazenamento, estoque, limpeza ambiental e de equipamentos e uso de produtos e equipamentos específicos para estes fins.

No manual, que é padronizado de acordo com a legislação, há uma parte onde o profissional indica as atividades específicas de cada estabelecimento e faz as adequações necessárias para a operação.

POP Procedimentos Operacionais Padronizados:

Este documento acompanha o Manual de Boas Práticas e determina quais são as atividades operacionais que deverão seguir um padrão de segurança alimentar, saúde e qualidade.

Nele estarão descritos os padrões a serem seguidos, as margens para variação mínima e máxima de diversos procedimentos, entre eles: as temperaturas de armazenamento, as condições físicas da cozinha e estoques, níveis de ventilação e evaporação entre outros, além da periodicidade de execução de cada procedimento, obrigatoriedade e forma.

Relatório de Acompanhamento Técnico:

É feito por profissional sanitarista ou nutrólogo com uma periodicidade mínima a ser estabelecida de acordo com as atividades do estabelecimento.

Um profissional acompanha em visita os procedimentos padronizados, verifica a qualidade e as formas corretas de armazenamento, estoques, operação, níveis de temperatura, condições de manutenção, higiene e limpeza, utilização de EPI, entre outras atividades dentro e fora da cozinha, elabora um relatório e indica onde deverá haver adequações ao POP.

Relatório do Responsável Técnico:

Documento elaborado diariamente, normalmente por um profissional de nutrição que fica responsável por garantir a execução dos procedimentos padronizados para manter a saúde, as condições sanitárias e a segurança alimentar do estabelecimento.

Este profissional também faz as coletas de amostras de alimentos para garantir os possíveis exames de comprovação de intoxicação alimentar em casos de denúncias feitas por clientes ou em fiscalizações por órgãos públicos.

Esta responsabilidade é compartilhada entre o chef de cozinha ou seu superior, quando houver, o gerente do estabelecimento e o proprietário.

Certificado de Desinfecção, Desratização e Dedetização:

Empresas especializadas efetuam periodicamente uma operação para aplicação de produtos para a prevenção contra pragas urbanas, colocação de armadilhas anti-insetos entre outros procedimentos e emitem um certificado com a data da aplicação dos produtos, validade e previsão para nova aplicação.

A periodicidade é determinada pela vigilância sanitária local e o certificado só pode ser emitido por empresa registrada e autorizada a efetuar a manipulação dos produtos de prevenção, junto aos órgãos fiscalizadores.

Certificado de Saúde e Inspeção Sanitária:

Este documento é expedido pela vigilância sanitária local e pode receber diversas nomenclaturas diferentes, mas, o sentido é o mesmo: o órgão público local responsável por sua emissão, visita o estabelecimento e verifica as condições sanitárias, autorizando ou não o seu funcionamento.

Algumas cidades não emitem o documento em si, mas, publicam no diário oficial local a aptidão do estabelecimento, com a data da visita, número de registro, atividades autorizadas e validade de funcionamento.

PCMSO (NR7) Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional:

Empresas especializadas são as responsáveis por emitir os ASO, Atestados de Saúde Ocupacionais, dos funcionários do estabelecimento.

Neles estarão as condições de aptidão de cada funcionário, obtidos através de exames periódicos, admissionais e demissionais, indicando os riscos aos quais poderão ser expostos em detrimento de sua função ou cargo.

PPRA (NR9) Programa de Prevenção a Riscos Ambientais:

Este documento é elaborado para determinar e mapear os riscos ambientais existentes em cada espaço físico do estabelecimento, através de um relatório que visa empregar soluções para diminuir ou erradicar tais riscos.

Este documento auxilia na obtenção do documento autorizador emitido pelo corpo de bombeiros.

Relatório de Inspeção de Segurança Ambiental e Riscos de Incêndio:

O corpo de bombeiros local visitará o estabelecimento e fará uma inspeção nos equipamentos elétricos, de gás, de iluminação, ar condicionado e condições estruturais do prédio, e determinará a quantidade e qualificação dos equipamentos de prevenção a incêndios e de prevenção a riscos ambientais que deverão estar no estabelecimento.

Após a compra destes e colocação em local indicado no primeiro relatório, haverá uma segunda visita, em que serão confirmadas as condições de operação e a emissão de documento autorizador para o requerimento de alvará de funcionamento.

Neste documento, estão inscritos as condições do estabelecimento, sua lotação máxima, mapeamento de rotas de fuga, equipamentos instalados, validades e termos para renovação.

Alvará de Funcionamento:

Expedido pela municipalidade, contempla a autorização de funcionamento do estabelecimento, esclarecendo as atividades ali executadas, sua função social e determinando a atividade principal que o estabelecimento está autorizado a ter.

Este documento só emitido se todos os demais estiverem devidamente entregues para verificação de pendências e se não for achada nenhuma pendência vista por outros órgãos públicos autorizadores ou fiscalizadores.

Além destes documentos obrigatórios, uma cozinha ainda precisa de outros documentos voltados para operação,que  garantem a padronização e a segurança alimentar.

Fonte: Infood

Ministério do Turismo autua 29 estabelecimentos em Ubatuba

Fiscais do Ministério do Turismo – Mtur classificaram como produtiva a fiscalização feita em estabelecimentos de Ubatuba. Quatro representantes do órgão permaneceram na cidade de 11 a 15 de fevereiro, período em que, fiscalizaram hotéis, pousadas, restaurantes,entre outros estabelecimentos.

Os fiscais fizeram até blitz em rodovias para conferir a situação de meios de transportes turísticos e até guias. A fiscalização teve como objetivo sensibilizar os prestadores de serviço turístico sobre a importância de estar regularizado junto ao órgão máximo de turismo no Brasil, que é o MTur, atendendo à Lei 11771/08 (Lei Geral do Turismo), que o Ministério tem a prerrogativa de fazer valer.

A ação foi desenvolvida em parceria com a Secretaria de Turismo – Setur, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal,

Dos 196 estabelecimentos/ profissionais irregulares em Ubatuba, apontados pela triagem previa com base segmentos do trade que têm a obrigatoriedade de registro, 116 se regularizaram nesse período entre diagnóstico e operação.

Representantes de todas as categorias que possuem obrigatoriedade no Cadastur foram visitados, exceto parques temáticos. No total, foram registradas 91 vistorias ‘in loco’ em todas as regiões.  Segundo o Mtur, essa foi a segunda vez que a blitz foi realizada – a primeira foi em uma fiscalização no Rio de Janeiro.

 Dados gerais

No total, o Mtur emitiu 29 autos de infração (em que a ilegalidade foi efetivamente comprovada) – índice de menos de 20% do total fiscalizado O processo administrativo pode, efetivamente, gerar multa, caso o prazo para cadastro não seja cumprido.

Já com relação a termos de fiscalização, foram 52 emissões. Outras 10 notificações previas, de locais que não haviam recebido anteriormente, foram entregues com o objetivo de sensibilização.

Processo

Segundo o Mtur, a prévia visou iniciar a sensibilização. Algumas correspondências voltaram, então, também foi necessário conferir a situação, pois os processos já haviam sido abertos. Em algumas vistorias, também foi constatado que o cadastro já havia sido efetuado. Em todas as situações é preciso ter certeza da situação para encerrar o processo (em caso de extinção da empresa) ou emitir o certificado (em caso de regularização).

Entretanto, todos os fiscais garantiram que essa foi uma das operações em que obtiveram mais sucesso e sem nenhum contratempo, destacando o comprometimento do município e a receptividade dos estabelecimentos.

Daniela Saraiva, coordenadora de fiscalização do MTur, parabenizou o município pela parceria e iniciativa, pois destacou que o Governo Federal não trabalha sozinho e que, juntos, é possível conquistar os objetivos para melhorar o Turismo no Brasil.

A secretaria de Turismo de Ubatuba reforça que está à disposição dos interessados em efetuar o Cadastur, explicando, orientando e esclarecendo qualquer tipo de dúvida.

 Reflexos positivos

De acordo com a Setur, o número de ligações de segmentos procurando por informações sobre como funciona o Cadastur e querendo efetuar o cadastro aumentou, o que demonstra que a ação está dando resultado.

“Ter o Ministerio todos esses dias aqui em Ubatuba foi um sonho realizado, que começamos a pleitear em agosto do ano passado. A presença do MTur fez a diferença e já estamos recebendo várias mensagens parabenizando a ação. O recado do Ministerio ficou no município e estamos empenhados em buscar um desenvolvimento ainda maior baseados na Lei geral do Turismo e no Cadastur”, garantiu o diretor de Turismo, Marcos Roberto dos Santos.

“Ubatuba ganha visibilidade no Ministério do Turismo com a hotelaria cada vez mais adepta ao Cadastur. Nosso objetivo é expandir isso para todo o Litoral Norte. Evoluímos de uma tal maneira que surpreendeu e, agora, vamos nos empenhar em apresentar projetos para o MTur para conseguir verbas”, concluiu o secretário da pasta, Luiz Bischof.

Atenção: o SinHoRes Osasco – Alphaville e Região orienta todos os meios de hospedagem, agências de viagem e transportadoras turísticas que ainda não tenham o CADASTUR, a fazê-lo o mais rápido possível, pois o Ministério do Turismo já iniciou as blitzes por todo país.

Fonte: Tamoios News

Rede Habib’s é o novo associado do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região

Nesta segunda-feira, 18/2, o presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, Edson Pinto, se reuniu com representantes do Habib’s, quando puderam conhecer o funcionamento da entidade, estreitar a relação com o sindicato patronal e apresentar as demandas da rede.

Agora, as 18 lojas Habib’s e Ragazzo (restaurantes de comida italiana da rede) na base de atuação do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região são associadas ao sindicato patronal e podem contar com, além de todo trabalho desenvolvido pelo SinHoRes, diversos benefícios, como atendimento do Departamento Jurídico e Arbitral; consultoria em marketing, reforma e decoração, e projetos de acessibilidade; serviço de recuperação de recebíveis; além de descontos em entidades parceiras, como de segurança eletrônica, vigilância sanitária, concessionária, comunicação corporativa, seguro de vida obrigatório, suporte técnico e informática, criação de cardápio e sistema de detecção e alarme de incêndio sem fio.

“Ficamos muito felizes com a associação do Habib’s. Estamos trabalhando e criando estratégias para o desenvolvimento do setor de gastronomia, assim como de hotelaria e turismo, em todas as cidades de nossa base e esse reconhecimento nos reafirma que estamos no caminho certo”, afirmou o presidente Edson Pinto.

O Habib’s é a maior rede de restaurantes genuinamente brasileira e a maior rede de comida árabe do mundo.

Participaram da reunião Dr. Carlos Cruz, advogado Rede Habib’s; João P. dos Santos, coordenador de RH; Clemilson Abude, da administração do Habib’s de Carapicuíba; Lucas Polaquine, da administração do Habib’s Hirante Salazar; e Marcos Bento, da administração do Habib’s de Alphaville.

Maiara e Maraisa fazem show gratuito no aniversário de Osasco

Osasco também incluiu shows gratuitos na programação em comemoração a seus 57 anos de emancipação político-administrativa. No próximo dia 24, a partir das 12 horas, se apresentam na cidade as duplas Maiara e Maraisa e João Bosco e Vinícius e o cantor Gabriel Diniz. Também estão confirmadas as  participações de  Jefferson Morais, Day e Lara, Juan Marcos e Vinícius e Yasmin Santos, entre outras atrações.

Os shows, em parceria com a rádio Nativa FM, acontecem na Avenida Visconde de Nova Granada, altura do número 2.661, no Jardim Cipava.

Também como parte da programação, na próxima terça-feira, dia19 – data oficial da emancipação de Osasco – será realizado o tradicional “Parabéns a Osasco” no Calçadão da Rua Antônio Agú, em frente ao Osasco Plaza, com hasteamento das bandeiras, bolo e exposição de fotos antigas e atuais.

No mesmo dia, às 15 horas, acontece a inauguração do novo albergue do Rochdale e  e show com o cantor e compositor João Bosco no Teatro Municipal Gloria Giglio. A apresentação é uma parceria com o Sesc  e acontece a partir das 18h. Os ingressos estão à venda R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Informações para compra podem ser obtidas no site www.sescsp.org.br. Já a programação completa do aniversário de Osasco está disponível na página oficial da prefeitura – www.osasco.sp.gov.br.

Fonte: WebDiário

PARABÉNS, CAJAMAR!

Com cerca de 71 mil habitantes, Cajamar possui as atividades industriais como principal fonte de renda devido a quantidade de indústrias que se instalaram na cidade.

Cajamar faz aniversário em 18 de fevereiro, data de grandes festas na cidade; e tem como Padroeiro São Sebastião, celebrado todo dia 20 de janeiro.

Saiba mais sobre a cidade!

Você tem toda a informação que precisa para a gestão do seu restaurante?

Diz o ditado que ‘o olho do dono é que engorda o gado’, uma expressão sugerindo que a presença do dono no dia a dia da operação do negócio é fundamental. Isto estaria relacionado ao seu olhar sobre o negócio, se realmente tem  informação que precisaria para gestão do seu restaurante.

Pergunte ao proprietário de um restaurante, bar ou qualquer tipo de negócio gastronômico, ao final da operação, se o dia foi bom ou ruim, e de pronto ele te responderá. Na montagem deste especial percebemos que muitos destes profissionais estabelecem indicadores de performance, muitas vezes sem perceber, mas é através destes parâmetros que estão gerenciando suas operações.

Você tem seus indicadores de performance?

A automação do setor é um fato, e hoje só não tem informação quem não quer investir em um sistema. Existem muitas justificativas para esta decisão, mas em todas elas, o ponto principal é uma sensação de que o dono estará perdendo o controle de sua avaliação, perdendo a força.

Mas o fato é que, a partir de um crescimento das operações, fica muito difícil ter certeza dos resultados. “O cliente tem certeza nas suas informações em tudo que acontece. O dia que mais fatura. Ele sabe o dia que mais vende, mas não sabe o dia de maior contribuição“, explica Fábio Aiello, diretor da PDV Seven, empresa de sistemas para bares e restaurantes.

Dados acumulados são dados e só ocupam espaço, mas quando o sistema transforma todas as comandas eletrônicas de um período em informação, então, de fato, você sabe, sem chute ou sem o famoso “felling”, qual é o dia de maior venda. Agora, some a isto o custo por dia, algo que você consegue juntando os dados de movimento com gasto, e entenderá que o dia de maior movimento pode não ser o dia de melhor faturamento.

Quanto você sabe da sua operação?

Você pode conhecer sua operação como ninguém, afinal de contas foi você quem a criou, mas entenda: existe uma limitação para a informação que você consegue processar.

Outro termo comum no mercado é fazer a ‘conta de padaria’, uma expressão que tenta simplificar a relação entre custos e ganhos e chegar a um resultado bom para um negócio. É isto que muitos gestores fazem confiando apenas em suas percepções da operação.

Imagine potencializar sua capacidade de gestão com relatórios recebidos em seu celular. Dados em tempo real que lhe permitem tomar decisões mais acertadas e muito mais rapidamente. É isto que está à sua disposição através de sistemas cada vez mais baratos e ferramentas de gestão.

Como definir indicadores de performance?

Hoje todos falam de KPIs, uma sigla para um termo em inglês, Key Performance Indicator, ou como preferimos, indicadores de performance. Mesmo sem perceber, você tem os seus. Basta acompanhar sua conversa com seu pessoal.

Só conseguimos acompanhar coisas que conseguimos medir. Não é à toa que nos concentramos tanto no volume de pessoas que passam por nossas casas, como se esta fosse a garantia de performance. Infelizmente, conhecemos casas que fecharam as portas mesmo mantendo seus volumes  de atendimento.

O que você deseja medir?

Você precisa definir o que deseja medir e gerar condições para que isto seja feito. Se lhe perguntarem qual o produto mais vendido em seu negócio, é provável que você acerte. Mas se lhe pedirem os 5 produtos mais vendidos no últimos mês, a tarefa é mais difícil. Agora, qual foi o custo de mercadoria vendido de cada um deles? Qual é o CMV dos seus produtos? Você dispõe desta informação?

O professor Anderson Cesar Oliveira do Senac Campos de Jordão e proprietário do restaurante Dona Chica também em Campos do Jordão nos explica o conceito:”CMV é um indicador que checa a eficiência da operação na contenção de custos. Trata-se de quanto o custo dos alimentos representam sobre o preço de venda do produto.”

Para medir, precisamos de processos

Muitos empresários do setor não estabeleceram processos em suas operações e, com isto, é quase impossível gerar eficiência. Pense numa pizza de muçarela e diga quantas gramas do queijo devem ser colocadas em cada disco vendido. Existe um padrão? Parece simples, mas sem isto é impossível estabelecer um controle.

Quem nos explicou isto foi Marcelo Gallo, diretor da Acom Sistemas e proprietário das Pizzarias Dom Gallo: “Se o proprietário não tem uma ficha técnica,  não tem o controle adequado na produção. Ele não sabe quantos gramas de muçarela está usando em cada pizza. Acaba sendo a “mãozada” do pizzaiolo, que pode um dia estar mais forte, outro dia mais fraca.”

Pode parecer algo simples, mas um controle como este levou a redução de consumo de duas peças de muçarela por mês numa operação.

Nos restaurantes, contamos os centavos

Já ouvimos isto de Thiago Bañares numa entrevista, e do chef Marcelo Santos em sua coluna aqui na Infood. Mas o fato é que isto está baseado nas pesquisas. Segundo dados da Abrasel, 82% das empresas que participaram da amostra afirmam ter rentabilidade até 10%.

Isto confirma que o cuidado na rentabilidade é eficiência na operação. Controle do CMV é algo que deve ser observado todos os dias. Mas um sistema vai permitir que você tenha sua operação mais previsível.

Um sistema vai potencializar sua gestão

Imagine prever o consumo a partir do histórico. Imagine poder combinar este dado com a informação do clima e, assim, poder programar melhor suas compras para o fim de semana. Isto sim é uma verdadeira gestão de custos.

Num módulo de forecast, entender a partir da história passada, das sazonalidades e poder prever minhas compras. Poder combinar informações com o canal do tempo, de algum fornecedor, e poder prever as compras para o fim do semana com mais qualidade“, diz Sebastian Barrrionuevo, senior sales manager da Oracle.

Aumentar as vendas

Este é o alvo de todas as empresas do setor, e os sistemas e a tecnologia têm ampliado o volume de vendas não só pelas geração de informação, mas também através do uso de novos processos.

Uma ferramenta que vem ganhando espaço é o cardápio digital que, além de reduzir a necessidade de atendentes nas operações, através do auto-serviço, vem apresentando melhoras de performance de vendas.  “Com o uso do cardápio digital você tem um dinamismo no pedido. E consegue explorar melhor adicionais a partir de trocas de itens. Um aumento do tíquete médio de 10% a 40% dependendo do estilo do restaurante”, explica Felipe Maio Lo Sardo, diretor de novos negócios da Goomer.

Nas próximas semanas, vamos apresentar as principais ferramentas de gestão disponíveis para o mercado gastronômico: gestão de compras,  de estoque e de filas, além do que já mostramos no texto acima. O fato é que precisamos da paixão para manter os negócios, mas ampliar a gestão nas operações é algo que precisa ser feito com urgência, e queremos que você perceba, com este especial, que isto nunca foi tão fácil.

Fonte: Infood

Agora todo lixo plástico descartado no Starbucks é transformado em móveis que decoram as lojas da rede

Talheres, copos, embalagens, garrafas plásticas… A rede internacional de cafés Starbucks fechou parceria com a empresa Pentatonic, especializada em desenvolver produtos a partir de resíduos pós-consumo, para finalmente dar um fim em todo o lixo plástico que produz em suas lojas.

A peça conceito da iniciativa já é um sucesso: uma das icônicas poltronas Bean Chair, presentes em todas as lojas da rede em Londres. Quem já viu a mobília de perto garante: não dá para perceber a diferença entre as poltronas usuais e a que foi produzida com o lixo plástico proveniente da loja. De tão legal, a peça ficou em exposição no Festival de Design de Londres e depois foi encaminhada a uma das lojas da rede localizada na capital inglesa.

Por enquanto, a parceria abrange apenas as filiais da Inglaterra do Starbucks, mas a ideia é expandir a iniciativa para cada vez mais países onde a rede está presente – e, inclusive, passar a produzir outros móveis além da famosa Bean Chair. Quem sabe não se torna até uma linha de móveis de varejo do Starbucks? Os apaixonados por café, com certeza, iam curtir!

Fonte: thegreenestpost

Empreendedoras de sucesso contam como planejamento foi essencial

Planejar bem um negócio, com atenção a valores, ao produto e às necessidades do cliente, entre outros itens, é a melhor receita para que a empresa dê certo, avaliam especialistas.

A experiência da empreendedora Marina Amaral confirma isso. Ela deixou um cargo de liderança em uma multinacional para investir no negócio próprio: um centro integrado de saúde e bem-estar, chamado Auraclara, em São Paulo. Para Marina, o primeiro ano do empreendimento foi traumático. “É como se você estivesse no meio de uma batalha, não sabe de onde o tiro vem.”

Durante a estruturação do projeto, Marina precisava atrair clientes, criar um fundo de caixa, contratar pessoas e diversas outras atividades. “De um ano para frente, você começa a colocar mais energia no que deu mais certo e a entender melhor que decisões tomar.”

No começo, Marina contava com dez clientes e uma faxineira. “A gente não tinha escritório. Eu comecei na raça”, lembra. Marina investiu em um processo de coaching enquanto trabalhava na multinacional e em outro quando resolveu empreender. Para ela, a busca por conhecimento e pelo autoconhecimento foi essencial para criar seu modelo de negócio, fundado em 2014.

Já Aparecida Amâncio deixou o cargo de funcionária em um restaurante para abrir o bistrô Avenida Café no bairro da Mooca, zona leste de São Paulo. Funcionando há um ano e sete meses, Aparecida diz que a crise econômica foi a maior dificuldade que encontrou, mas já previa isso desde o planejamento da empresa.

“Quando eu abri, estava preparada para viver isso. A crise acabou cortando o lazer das pessoas”, comenta. “Eu acho que você precisa se autoconhecer para identificar o que você vai fazer e o quanto esse negócio vai te inspirar no dia a dia, especialmente quando as coisas ficarem difíceis”, afirma.

Antes de abrir as portas do bistrô, a empresária focou em aprender mais sobre o setor e buscar sempre novos conhecimentos.

Para Aparecida, o importante foi não agir por impulso e planejar bem os detalhes do negócio. Hoje, investe em mudanças constantes para sempre aprimorar a qualidade dos pratos e serviços dos profissionais do bistrô.

Como abrir um negócio de sucesso

O planejamento detalhado do empreendimento foi o diferencial para os negócios de Marina e Aparecida darem certo. O consultor do Sebrae-SP Kleber Ricardo Guerche afirma que o primeiro passo para um negócio de sucesso é montar o planejamento detalhado. “Vai orientar a pessoa a tirar a ideia da cabeça e a estruturá-la de forma bem coerente, colocar todos os passos do negócio”, explica.

Guerche diz que o plano deve contar todas as informações importantes sobre o negócio, desde qual o serviço ou produto, número de funcionários e valores para avaliar a viabilidade do negócio. O foco é que o planejamento seja feito “sem pressa”, para evitar maiores problemas no futuro.

O professor do MBA em Gestão Empreendedora da UFF (Universidade Federal Fluminense) Breno Paquelet orienta que o empreendedor precisa partir de um problema do consumidor, que pretende resolver, e não apenas de uma “ideia que elas acham genial” para ter mais chances de o negócio vingar.

“Você vai criando seu negócio em cima da necessidade do cliente”, explica. Segundo Paquelet, a partir deste ponto se torna mais fácil montar o negócio, definindo a equipe — que pode começar com apenas uma pessoa, além do espaço de trabalho.

Para Paquelet, a estrutura só deve ser melhorada quando o empreendedor perceber que a empresa está demandando mais.
Começar com uma estrutura muito maior do que o necessário pode comprometer todo o funcionamento do negócio. “Quando ele vai analisar a estrutura de custos dele, está pesada, e [o empreendedor] terá que cobrar um preço alto no produto e serviço. Aí acaba ficando fora de mercado”, diz.

Definida a estrutura física, é preciso ter pessoas que acreditem na causa do negócio. “Provavelmente vão estar mais aptas a passar pelos momentos mais difíceis”, afirma. Paquelet orienta que o empreendedor entenda bem o público alvo antes de lançar o produto ou serviço, conversando com pelo menos 30 pessoas — vale realizar rodadas de entrevistas e até conversar com os amigos.

“As pessoas também têm tendência de avaliar o mercado e fica a impressão de que a solução deles é a melhor. Você não precisa deixar de abrir o negócio porque tem concorrentes, mas tem que conseguir resolver o problema de uma forma que ninguém resolve”, complementa.

O consultor do Sebrae-SP diz que hoje os brasileiros investem em um novo negócio por necessidade e não por oportunidade e, por isso, pulam a etapa do planejamento. “[A pessoa] investe todo o pouco dinheiro que tem em um negócio que não tem as etapas todas pensadas. As coisas vão acontecendo, e ela perde o controle”, afirma.

Fonte: R7

Robô faz pizza, hambúrguer e café nos EUA

“Aqui não tem desculpa esfarrapada”, avisa o gerente Rayshaun Solomon, em uma lanchonete em Pasadena, na Califórnia, enquanto entrega um cheeseburger quentinho ao cliente. “Não tenho de lidar com sentimentos, sabe? Ou com gente que nunca chega no horário, gente cheia de atitude.”

A seu lado, no fogão industrial quente, está seu funcionário exemplar, que vira os hambúrgueres metodicamente, serve-os em uma bandeja ao lado e ainda limpa a grelha sem reclamar. Ele não dá bom-dia nem conta piadas, tampouco precisa de pausas para banheiro ou cigarros.

Seu nome é Flippy, um robô de US$ 100 mil (R$ 390 mil) que virou garoto-propaganda da revolução tecnológica que vem aos poucos estreando em restaurantes do mundo. Se os robôs de fato dominarem o planeta, ao menos vão saber fazer pizzas e cafés, como já acontece no Vale do Silício.

“Quando me contaram sobre o Flippy, achei que era piada, algo maluco demais. Mas ele é consistente, é muito tranquilo trabalhar com ele”, diz à Folha Rayshaun, 23, que trabalha na franquia de lanchonetes CaliBurger há dois anos.

Flippy chegou faz menos de um ano e consegue cuidar de 12 hambúrgueres ao mesmo tempo. Ele é criação da Miso Robotics, empresa que também fez uma versão do robô para fritar batatas e asinhas de frango, atualmente em ação na Chick N’ Tots, dentro do estádio Dodger, em Los Angeles.

As duas versões usam um braço mecânico de seis eixos com escâneres térmicos e programas de inteligência artificial, que identificam a comida e os utensílios de cozinha para preparar o que for pedido.

A CaliBurger pretende trazer mais 50 robôs para suas lanchonetes em 2019 e afirma que a chegada do Flippy não causou nenhuma demissão. A empresa diz que o trabalho na grelha é exaustivo e quente demais, o que causa alta rotatividade no posto.

Flippy também necessita de ajuda humana. Rayshaun precisa colocar os hambúrgueres no lugar certo na grelha, acrescentar o queijo quando o robô avisa e checar a temperatura da carne antes de colocá-la no pão com os adereços.

“Não acho que ele vá roubar meu emprego”, diz o funcionário. “Acho, sim, que meu currículo vai turbinar com essa experiência robótica.”

Ao contrário das previsões futurísticas, as novas tecnologias culinárias não estão acabando com empregos, ao menos por enquanto. O setor de restaurantes é um dos quais o número de vagas mais cresce, com taxa de desemprego de 6%, a mais baixa da história.

O pesquisador Alec Levenson, da escola de negócios da Universidade do Sul da Califórnia, afirma que esse tipo de automação só vai aumentar e lembra que isso acontece desde o início da Revolução Industrial, quando máquinas substituíram operários que costuravam roupas à mão.

Muitos perderam o emprego, mas outros ganharam para operá-las, enquanto a possibilidade de roupas mais baratas expandiu o mercado para uma nova classe de baixa renda.

Nos Estados Unidos, ainda que robôs como o Flippy sejam raridade, uma tecnologia já vem mudando o setor: a automatização dos pedidos via aplicativos, seja no celular, seja no computador de casa, seja em tablets no próprio estabelecimento.

“Ninguém perdeu o emprego por causa disso na Starbucks, por exemplo. Você tem menos gente trabalhando na frente do café, mas há um volume maior de pedidos. Aumentaram a produtividade e as vendas”, afirma Levenson.

“Talvez você perca o posto de cozinheiro que vira hambúrguer, mas, se a máquina for eficiente, há o potencial de precisar de mais gente para montar os sanduíches e dar conta do volume maior de comida.”

No Vale do Silício, onde carros autônomos e robôs que entregam comida já são realidade, restaurantes e cafés automatizados são a nova febre.

O CafeX tem três unidades em San Francisco e serve 13 tipos de bebidas quentes, sem nenhum barista por perto (funcionários ficam nos bastidores para carregar e fazer manutenção das máquinas).

Mais impressionante é a máquina de quatro metros de largura que toma conta da lanchonete Creator, também em San Francisco. Com 350 sensores e 20 computadores, ela prepara sozinha cheeseburgers de US$ 6 (R$ 23). O espaço abriu em setembro para o público, com filas de espera.

A carne é bem maior e mais saborosa que a do CaliBurger, que cobra US$ 4,25 (R$ 17) por um cheeseburger. E a máquina do Creator faz tudo, desde cortar o pão, passar manteiga e aquecê-lo até moer a carne orgânica na hora do pedido para grelhar o hambúrguer.

O processo dura cinco minutos, e a máquina dá conta de 130 por hora.

“Gastamos mais com ingredientes do que qualquer outra lanchonete com hambúrguer a esse preço. Nossa missão é reduzir o custo da comida de alta qualidade”, afirma o site da empresa, fundada por Alex Vardakostas, um engenheiro que cresceu virando hambúrgueres no restaurante dos pais.

Enquanto Vardakostas sonha em um dia tomar uma fatia dos negócios do McDonald’s, outra startup local já ataca seus rivais com uma legião de robôs.

Pepe, John, Marta, Bruno e Vincencio são seus nomes, e cada um é responsável pelo processo da pizza na Zume, como preparar a massa, espremer e espalhar o molho e colocar no forno.

A Zume entrega apenas no Vale do Silício e tem 40 funcionários, dos quais 20 engenheiros. Afirma que faz dez vezes mais pizzas do que uma pizzaria convencional (até 370 por hora). Os humanos preparam os ingredientes.

“Temos menos funcionários, mas pagamos mais que a média e damos todos os benefícios”, disse a cofundadora e copresidente-executiva Julia Collins aos Los Angeles Times.

A Zume tem caminhões, equipados com seis fornos inteligentes que preparam as pizzas no caminho do delivery. Collins chama os veículos de “restaurantes sobre rodas”.

A automação vai além do Vale. Em Boston, estudantes do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) fizeram parceria em maio com o chef francês Daniel Boulud para abrir o Spyce, onde máquinas preparam tigelas de arroz, pasta e misturas saudáveis por US$ 7,50 (R$ 29) cada uma.

Em setembro, o grupo obteve financiamento de US$ 21 milhões para expansão na Costa Leste.

Fonte: Folha de S.Paulo

Desafios na cozinha ajudam a gerenciar melhor sua equipe

No mundo globalizado e competitivo, desafios a serem superados diariamente transformam bons profissionais em ótimos. Prova disso está na crescente onda de concursos, festivais e até programas de TV colocando esses desafios como objetivos que fazem brilhar os olhos de profissionais.

Uma proposta de desafio precisa ser clara, ter regras e valer a pena. Essa é a nova forma de empreender e gerenciar uma equipe de cozinha – composta por pessoas que acabaram de entrar no mercado de trabalho.

Cuidados na criação de desafios para sua equipe

Basta usar a imaginação e lá está um turno de serviço com diversos desafios com graus de dificuldade diferentes.

Quem souber propor um desafio dos bons, deverá estar disposto a entrar nele como parte integrante, sendo o líder, estimulando cada um a dar o seu melhor.

Dessa forma fica muito interessante gerenciar uma equipe de cozinha profissional, porque as vantagens estão em dois pontos primordiais para uma ótima gestão:

  • criar um vínculo com seus novos profissionais a fim de fazê-los enxergar em você um objetivo a ser atingido ao longo da carreira;
  • tornar-se parte da equipe, de maneira a trazê-los para a razão de permanecerem juntos e unidos, como uma matilha de lobos.

Vantagens do uso de desafios na formação da sua equipe

Quanto mais desafios na cozinha, mais forte e unida sua equipe estará, porque, apesar de competirem, os integrantes do seu time se apoiam. E o mais interessante: gostam de ver quem se destacou, porque aprendem com isso.

Os recém-formados buscam esses desafios: eles querem entrar no mercado e mostrar do que são capazes. Buscam o reconhecimento não só financeiro, mas o destaque que os levará ao crescimento profissional.

O chef precisa estar aberto às mudanças e também aos novos conhecimentos, porque aprenderá com esses novos profissionais. Esses, por outro lado, precisam entender claramente as regras e receber o reconhecimento pela conquista do desafio.

O entusiasmo toma conta da sua cozinha e o resultado será um turno de trabalho concluído com êxitos.

Desafios existem para todas as profissões. Entretanto, para cozinheiros, tornam-se questão de honra e revelam o melhor de cada pessoa.Isso faz com que todos estejam totalmente focados e fortaleçam a vontade de crescer e aprender mais.

Fonte: Infood

Confira a retrospectiva das ações do SinHoRes em 2018!

A seguir, confira uma prestação de contas de todas as atividades do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região no decorrer de 2018!

O sindicato patronal vem atuando em defesa da categoria contra leis abusivas e fiscalizações inadequadas; fornecendo orientação jurídica, contábil e marketing; além da feitura do Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho e da manutenção e ampliação dos benefícios aos associados.

Clique aqui!

 

Pirapora do Bom Jesus se tornará Município de Interesse Turístico

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (05/02), projeto de lei que classifica Pirapora do Bom Jesus, cidade da base do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, além de mais 42 cidades, como Municípios de Interesse Turístico (MITs). A proposta é de autoria dos 94 deputados estaduais.

Os MITs recebem recursos anuais do governo do Estado para serem destinados a investimentos na infraestrutura turística. A utilização da verba deve fomentar a ampliação e o fortalecimento das atividades econômicas da região.

“O objetivo da criação dos MITs é gerar emprego e renda, já que o turismo é a maior fonte geradora de emprego no mundo”, afirma o deputado João Caramez (PSB).

Para o deputado Itamar Borges (MDB) a aprovação da proposta significa um avanço importante. “Fortalece ainda mais os pequenos municípios, que são a grande maioria dos que foram contemplados hoje”.

Agora, o projeto de lei que cria os novos MITs precisa ser analisado pelo governador. Caso sancionado, o Estado de São Paulo passa a contabilizar 140 Municípios de Interesse Turístico.

As demais cidades paulistas que deverão receber o título são: Adamantina, Araçatuba, Adolfo, Anhembi, Araçoiaba da Serra, Barra do Turvo, Bebedouro, Bocaina, Botucatu, Divinolândia, Dois Córregos, Garça, Guaíra, Ibirarema, Icém, Igarapava, Indiaporã, Ipeúna, Itapeva, Itaporanga, Itariri, Itirapina, Jaboticabal, Jarinu, Juquiá, Juquitiba, Lavrinhas, Marília, Mogi Mirim, Palmeira D”Oeste, Pauliceia, Pongaí, Porto Ferreira, Santa Albertina, Santa Clara d”Oeste, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São Manuel, Timburi, Três Fronteiras, Valentim Gentil e Votorantim.

MITs

Para que seja considerado de Interesse Turístico, a cidade deve ter atrativos turísticos, serviço médico emergencial, de hospedagem, de alimentação, informações turísticas e abastecimento de água potável e esgoto.

A classificação garante a cada cidade o recebimento de cerca de 650 mil reais por ano.

Saiba mais sobre Pirapora do Bom Jesus!

Fonte: Alesp com alterações

Restaurant Trends: dados inéditos revelam tendências na alimentação para 2019

Com o atual cenário econômico brasileiro, o setor gastronômico sentiu algumas transformações. Houve mudança de hábitos na alimentação e adaptação dos consumidores com a nova realidade. A Relp! Aceleradora de Restaurantes realizou um estudo de Big Data para entender melhor como andam as preferências dos clientes que se alimentam fora do lar.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 34% dos brasileiros têm o hábito de realizar refeições fora de casa, chegando a consumir 25% de sua renda, por mês, com alimentação fora do lar.

Uma grande porcentagem de pessoas aproveita para fazer uma refeição melhor fora de casa no dia que recebe o VR da empresa, o que acontece também no dia de pagamento de salário”, diz Jorge Limaco-fundador e sócio da Relp!. 

Mesmo que o setor de alimentação fora do lar – ou bares e restaurantes – tenha encerrado 2018 com crescimento de 3,5%, de acordo com a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), abaixo das expectativas para o ano (5%), isso significou um respiro no setor, que passou por diversos altos e baixos desde 2015, devido à redução no ticket médio e à greve dos caminhoneiros ocorrida em maio.

A expectativa para esse ano de 2019 é que o setor alcance os mesmos índices de crescimento do ano passado, devido à aguardada melhora no ambiente econômico do país.

Com o estudo de Big Data realizado pelos especialistas da Relp!, muitos dos mitos sobre alimentação fora do lar foram desmistificados, fazendo com que o setor possa entender melhor como funciona a dinâmica atual. Mas, afinal, o que o brasileiro come quando está em bares e restaurantes? Qual a preferência culinária nacional?

Procuramos grandes parceiros para apoiar este estudo de dados sobre a alimentação fora de casa, e descobrimos, por exemplo, que o dia oficial de ‘meter o pé na Jaca’ é na quinta-feira e não na sexta. Já o dia da macarronada é aos sábados e não aos domingos, algo que nos surpreendeu bastante, ” conclui Dennis Nakamura, co-fundador e CEO da Relp!.

A compilação da análise deste estudo de Big data, realizado em parceria com o aplicativo ChefsClub, atesta algumas tendências no mercado de alimentação fora do lar para 2019. De acordo com Lucas Sauaia, engenheiro e mestre em pesquisas pela USP,também sócio da Relp! enquanto a culinária japonesa, uma tendência de longo prazocresce entre os millenials, e estados mais quentes, a proporção de comida coreana vem crescendo, com a cultura ‘pop’ de desenhos e ‘animês’ e a procura por uma alimentação mais saudável”.

Assim como foi uma surpresa a confirmação da culinária italiana ser a preferida pelo brasileiro que se alimenta fora de casao estudo faz uma ótima análise de preferência, por idade, geração,clima, temperatura e região do paísexplica Lucas. “Cada faixa etária tem preferências alimentares de acordo com a geração”, como está revelado no estudo feito pela Relp!.

O estudo de grandes volumes de dados, ou Big data, considera, ao divulgar os resultados, que eles sirvam de referência para que as empresas de alimentação e restaurantes decidam sobre novas ações junto aos clientes, seja no quesito gastronomia ou de melhora no atendimento”, diz Nakamura

Para conferir todo o estudo com base nos dados acima, o conteúdo já está online no www.rtrends.com.br

Fonte: Infood

Calendário dos principais eventos mundiais da indústria alimentícia em 2019

Fomentar o mercado mundial de alimentos e bebidas, promover soluções inovadoras e entregar produtos alinhados com as futuras tendências de consumo: esses são alguns dos objetivos de feiras e exposições.

Os eventos internacionais do setor alimentício são realizados em diversos continentes e oferecem inúmeras oportunidades de negócio, além de ajudarem a traçar um panorama do mercado para todos os segmentos e públicos.

Listamos mais de 30 eventos globais que serão realizados em 2019 para você incluir na agenda. Confira:

JANEIRO

Salon du Chocolat 2019

Trata-se de um festival internacional de chocolate em Seul. Chocolatiers de renome mundial e chefs de pastelaria de mais de 15 países encantam com suas criações requintadas. Algumas especialidades, como obras de arte feitas de chocolate, são criadas exclusivamente para a exposição.

Onde: Seul, Coreia do Sul

Quando: 10 a 13 de janeiro

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Winter Fancy Food Show 2019

É o maior evento de comércio de produtos alimentares especializados na América do Norte e uma das principais vitrines da inovação da indústria. Mostra as futuras tendências de consumo, comércio e gostos dos consumidores com pesquisas de alta qualidade.

Onde: São Francisco, EUA

Quando: 13 a 15 de janeiro

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SIGEP

O Salão Internacional da Sorveteria, Pastelaria e Panificação Artesanais comemora 40 edições em 2019. A feira se mantém como uma das mais importante do mundo no setor da sorveteria artesanal, e como exposição europeia predominante de doces artesanais. Apresenta novidades desde matérias-primas e ingredientes compostos, sistemas e equipamentos, decoração e serviços para sorveterias, pastelarias e panificadoras artesanais. Conta também com sessões temáticas, concursos internacionais e campeonatos, demonstrações, cursos e seminários de atualização e exposições.

Onde: Rimini, Itália

Quando: 19 a 23 de janeiro

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SIHRA 2019

Voltado para profissionais de catering e hospitalidade, a SIHRA apresenta inovações e tendências do mercado global de food service e reúne fabricantes e distribuidores de todo o mundo. São mais de 2.900 expositores que apresentam novidades de 12 setores dedicados a produtos alimentícios, equipamentos e serviços para profissionais. Em torno de 200 mil pessoas visitam o evento anualmente, que promove, em paralelo, 21 concursos, entre eles, a Taça do Mundo de Pastelaria – Espace des Chefs, o Concurso Internacional de Jovens Padeiros – Bread Trend e a Taça Internacional de Catering – Espace des Chefs.

Onde: Lyon, França

Quando: 26 a 30 de janeiro

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ISM Cologne 2019

A ISM é a maior e mais importante feira de doces e biscoitos do mundo. O evento abrange toda a gama de confeitaria disponível em nível mundial, em todos os segmentos: chocolates, doces, biscoitos, petiscos, sorvetes e massas cruas.

Onde: Colônia, Alemanha

Quando: 27 a 30 de janeiro

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ProSweets Cologne 2019

A feira internacional de fornecedores para a indústria de doces e snacks é realizada em paralelo à ISM, na cidade de Colônia. Apresenta desde ingredientes inovadores, soluções de embalagens pioneiras até tecnologias de produção otimizadas.

Onde: Colônia, Alemanha

Quando: 27 a 30 de janeiro

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FEVEREIRO 

GulFood 2019

É a maior feira do Oriente Médio voltada para a alimentação e a indústria da hospitalidade. Reúne fabricantes, distribuidores e fornecedores mundiais de segmentos como bebidas, lácteos, cárneos e alimentos para dietas com restrições e funcionais.

Onde: Dubai, Emirados Árabes

Quando: 17 a 21 de fevereiro

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Ingredients Russia

É uma exposição comercial líder em aditivos alimentares, aromas, microingredientes, suplementos tecnológicos e soluções para fabricação de alimentos e bebidas. Fundada em 1998, a Ingredients Russia ocorre anualmente em Moscou e é um importante evento comercial que reflete as tendências de desenvolvimento da indústria, contribuindo para o estabelecimento de padrões de qualidade globais e o desenvolvimento de colaboração internacional, além da promoção de produtos inovadores de alta tecnologia no mercado interno e internacional.

Onde: Moscou, Rússia

Quando: 19 a 22 de fevereiro

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SISAB 2019

O SISAB 2019 é uma grande plataforma de negócios para o setor de alimentos e bebidas. Acontece anualmente em Portugal e reúne cerca de 400 empresas e marcas líderes em seus segmentos, de Portugal e de outros países visitantes, que mostram a um público profissional seus últimos lançamentos em produtos e serviços. Junto com a exposição dos melhores produtos portugueses, o evento traz degustações, espaços de networking e rodadas de negócios.

Onde: Lisboa, Portugal

Quando: 25 a 27 de fevereiro

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Expo Carnes 2019

A Exposição Internacional de Carnes e Conferência é voltada para a indústria de produtos cárneos da América Latina. Expositores apresentarão lançamentos em condimentos, aditivos, embalagens, equipamentos e tecnologias.

Onde: Monterrey, México

Quando: 26 a 28 de fevereiro

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Feira Internacional del Helado 2019

É um salão temático que serve de palco para a apresentação das últimas novidades em sobremesas frias e sorvetes lançados no mercado por marcas nacionais e internacionais. Uma oferta comercial que reúne responsáveis de compras de redes comerciais, restaurantes e sorveterias de diferentes países.

Onde: Cidade do México, México

Quando: 27 de fevereiro a 1 de março

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MARÇO 

Natural Products Expo West 2019

Evento comercial líder na indústria de produtos naturais, orgânicos e saudáveis, atraindo mais de 80 mil profissionais da indústria e mais de 3 mil exposições. Avaliada como uma das 200 melhores feiras nos Estados Unidos pela Tradeshow Week, a Natural Products Expo West & Engredea contribui para que os participantes alcancem seus objetivos de negócios.

Onde: Anaheim, EUA

Quando: 5 a 9 de março

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Anufood Brazil

Feira internacional de negócios exclusiva para o setor de alimentos e bebidas é voltada para dez setores: agrifoods, meat, chilled & fresh food, dairy, drinks & hot beverages, fine food, bread & bakery, organic, sweets & snacks e food service. Em paralelo à feira, os profissionais de alimentação fora do lar (food service), supermercadistas, atacadistas e distribuidores terão a oportunidade de participar também do congresso, que reunirá especialistas internacionais e lideranças governamentais para discutir desafios e tendências da indústria do século 21.

Onde: São Paulo Expo, São Paulo (SP)

Quando: 12 a 14 de março

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Food Ingredients China 2019

Considerada a maior exposição de aditivos alimentares e ingredientes da Ásia, a FIC reúne milhares de expositores nacionais e estrangeiros e dezenas de milhares de visitantes profissionais a cada ano. Além da apresentação de lançamentos de produtos e tecnologias, o evento oferece fóruns e palestras em sua programação.

Onde: Xangai – China

Quando: 18 a 20 de março

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ABRIL

WellFood Ingredientes 2019

A WellFood Ingredientes – Summit Internacional de Ingredientes Funcionais, Nutracêuticos e Naturais é o único evento totalmente dedicado ao mercado de alimentos saudáveis e funcionais no Brasil, voltado aos profissionais da indústria. Conta com espaço para exposição de lançamentos de produtos e promove também um programa de conferências de acordo com as principais tendências mundiais e nacionais.

Onde: Centro de Eventos ProMagno, São Paulo (SP)

Quando: 3 e 4 de abril

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Afro Packaging & Food Exhibiton

É um dos principais eventos globais para a indústria de fabricação de alimentos. Apresenta ampla gama de inovações em embalagem e processamento de todo o mundo. Traz ainda as mais recentes soluções e tecnologias para ajudar os fabricantes de alimentos a tomar decisões inteligentes para melhorar a produção, reduzir o desperdício e reduzir o tempo de inatividade.

Onde: Cairo, Egito

Quando: 7 a 9 de abril

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Malaysia International Halal Showcase (MIHAS)

Essa enorme feira reúne no mesmo espaço diversos fornecedores de áreas distintas como: farmácia, cosméticos, finanças, turismo, e-commerce e logística. Na parte de alimentação, explora os segmentos de bebidas, produtos de confeitaria, produtos lácteos, ingredientes alimentares, tecnologia de alimentos e muito mais.

Onde: Kuala Lumpur, Malásia

Quando: 3 a 6 de abril

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Supply Side East 2019

Principal feira de ingredientes e soluções da costa leste dos EUA reúne, todos os anos, mais de 250 fornecedores globais do setor. A Suppy Side East apresenta novidades nas ciências e as tendências das principais categorias, incluindo bebidas, saúde cardíaca, probióticos e nutrição esportiva.

Onde: New Jersey, EUA

Quando: 09 e 10 de abril

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MAIO 

APAS Show 2019

Reconhecida mundialmente como a maior feira supermercadista da atualidade, a APAS Show reúne toda a cadeia supermercadista do Brasil e do exterior em um evento segmentado, com expositores de diversos países. Além de ser um encontro para relacionamento e negócios, a APAS Show é uma oportunidade para ver lançamentos de produtos, as últimas novidades e as tendências do mercado.

Onde: Expo Center Norte, São Paulo, SP

Quando: 6 a 9 de maio

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Vitafoods Europe 2019

Promove uma visão geral de mercado sobre ingredientes nutracêuticos, produtos e serviços relacionados ao mundo saudável. Reúne toda a cadeia de suprimentos nutracêutica global, com cerca 20 mil visitantes de mais de 100 países diferentes.

Onde:  Genebra, Suíça

Quando: 7 a 9 de maio

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Sweets & Snacks Expo 2019

É a maior exposição de confeitaria e snacks na América do Norte. O evento reúne centenas de empresas expositoras de diversos países e apresenta soluções em inovação de produtos e empresas, além de fornecer acesso a informações sobre embalagens, merchandising, pesquisa e indústria. A feira também traz mais de 40 lançamentos recentes e premiados em doces e salgadinhos destinados a serem os mais vendidos do mercado.

Onde:  Chicago, EUA

Quando:  21 a 23 de maio

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JUNHO

IFT Annual Meeting & Food Expo 2019

Milhares de profissionais da indústria alimentícia do mundo reúnem-se todos os anos na IFT Food Expo para conferir os últimos produtos, tecnologias, ferramentas, técnicas e serviços para a indústria alimentícia. A feira reúne mais de 1.000 expositores do mercado global.

Onde:  New Orleans, LA

Quando: 2 a 5 de junho

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FITHEP Expoalimentaria Latam 2019

Feira internacional de tecnologias para sorvetes, confeitaria, chocolaterias, panificação e food service, reúne expositores de toda a América Latina e profissionais das áreas para apresentar novidades e lançamentos de equipamentos e ingredientes para o mercado alimentício.

Onde: Buenos Aires, Argentina

Quando: 4 a 6 de junho

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Bio Brazil Fair | BioFach America Latina

É considerado o maior evento de negócios de produtos orgânicos da América Latina. Tem como objetivo oferecer a produtores e fabricantes a oportunidade de alavancar vendas, captar novos compradores e disseminar os benefícios dos produtos orgânicos. É voltada para produtores, indústrias, projetos governamentais, fornecedores de insumo e tecnologia, certificadores e consultorias.

Onde: Pavilhão de Exposições Anhembi, São Paulo (SP)

Quando: 5 a 8 de junho

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Fispal Food Service, Fispal Sorvetes e Fispal Café

As três feiras reúnem milhares de proprietários e gestores de restaurantes, bares, pizzarias, padarias, sorveterias, buffets, lanchonetes, indústria de sorvete, cafeterias, franquias e hotéis. O evento é uma oportunidade para conhecer as tendências do setor e encontrar mais de 470 expositores com soluções em produtos, serviços e equipamentos, além de fóruns e outras atrações.

Onde:  Expo Center Norte, São Paulo (SP)

Quando: 11 a 14 de junho

Mais informações

Healthplex Expo (HNC)

Lançado em 2010, trata-se do maior evento da indústria de alimentos saudáveis do continente asiático. A HNC, realizada no Centro Internacional de Exposições de Xangai, tem como objetivo reunir fornecedores mundiais líderes em seus segmentos e profissionais da indústria.

Onde: Xangai, China

Quando: 19 a 21 de junho

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Summer Fancy Food Show 2019

É a edição de verão do maior evento de comércio de produtos alimentares especializados na América do Norte e a principal vitrine da inovação da indústria. Aponta quais são as tendências de consumo, comércio e gostos dos consumidores com pesquisas de alta qualidade.

Onde:  Nova Iorque, EUA

Quando:  23 a 25 de junho

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Fispal Tecnologia 2019

Maior feira do setor de embalagens, processos e logística para as indústrias de alimentos e bebidas da América Latina. Apresenta as principais novidades e tendências do mercado, proporcionando aos visitantes as mais diversas soluções para o seu negócio. Além das últimas inovações e tendências do mercado, o evento discute como o setor de embalagens pode contribuir para o desenvolvimento da indústria alimentícia.

Onde: São Paulo Expo Center, São Paulo (SP)

Quando: 25 a 28 de junho

Mais informações

AGOSTO

TecnoCarne 2019

Feira referência do setor da indústria de processamento da proteína animal da América Latina, a 14ª edição apresentará tendências e novidades do setor, com a participação de mais de 300 marcas expositoras. O evento reúne toda a cadeia produtiva, e oferece oportunidade de fortalecer e gerar novos canais de vendas, além de aumentar e estreitar rede de relacionamentos. A maioria dos visitantes/compradores qualificados são oriundos de todas as regiões do Brasil e de mais de 20 países.

Onde: São Paulo Expo, São Paulo (SP)

Quando: 6 a 8 de agosto

Mais informações

Food Ingredients South America 2019

Mais completo evento de ingredientes alimentícios da América Latina, é voltado para fabricantes de alimentos e bebidas, suplementos, nutracêuticos, empresas envolvidas com embalagem, segurança de alimentos, controle de qualidade, serviços, além de consultores, governo, associações, professores universitários, imprensa e mídias especializadas. Com soluções em food, health, organic e natural ingredients, a FISA reúne, a cada ano, cerca de 9 mil profissionais nacionais e internacionais, de mais de 40 países, para debater soluções em ingredientes saudáveis, orgânicos e naturais.

Onde: Transamérica Expo Center, São Paulo (SP)

Quando: 20 a 22 de agosto

Mais informações

SETEMBRO

Espacio Food & Service 2019

A feira internacional, que está entre as maiores da América Latina, terá uma extensa agenda de atividades, como cozinhas interativas, painéis de discussão, palestras, cursos, concursos de culinária e uma série de lançamentos de produtos e degustações. Cerca de 22 mil pessoas visitam todos os anos a feira, que se reúnem para observar as últimas novidades e tendências em produtos, serviços e tecnologias.

Onde: Santiago, Chile

Quando: 10 a 12 de setembro

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Natural Products Expo East 2019

Feira voltada ao mercado crescente de bem-estar e saúde nos EUA. Reúne mais de 1.500 expositores que apresentam tendências e inovações em alimentos, bebidas, cuidados pessoais, suplementos e ingredientes.

Onde: Baltimore, EUA

Quando: 11 a 14 de setembro

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The Canadian Coffee & Tea

O evento apresenta as tendências de chá e café mais recentes, equipamentos, produtos e serviços relacionados a esses setores, além de fornecedores nacionais e globais. Aborda ainda ferramentas de vendas e marketing na área, soluções de negócios e extenso programa de aprendizado voltado para chá e café.

Onde: Toronto, Canadá

Quando: 22 e 23 de setembro

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ExpoMeat 2019

A 2ª Feira Internacional de Processamento e Industrialização de Aves, Bovinos, Ovinos, Suínos e Pescado tem a proposta de estabelecer a conexão dos fornecedores com as empresas de processamento da proteína animal, apresentando novidades em produtos e serviços.

Onde: Pavilhão de Exposições Anhembi, São Paulo (SP)

Quando: 24 a 26 de setembro

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Food Tech Summit & Expo México 2019

Em sua 11ª edição, a Food Tech Summit & Expo México, um dos maiores eventos em ingredientes e aditivos da América Latina, apresenta, em sua programação, conferências e a exposição de tendências e lançamentos de produtos.

Onde: Cidade do México, México

Quando: 25 e 26 de setembro

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Expo I Alimentos 2019

Realizada anualmente na Colômbia, a feira reúne expositores internacionais de ingredientes para as indústrias de alimentos e bebidas e promove conferências sobre temas como inovação, tecnologias, segurança de alimentos e embalagens, oportunizando aos visitantes atualização, relacionamento e oportunidades de negócios.

Onde: Colômbia

Quando: Setembro

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OUTUBRO

Anuga 2019

Uma das maiores feiras comerciais do mundo para a indústria alimentícia internacional, a Anuga reuniu, na última edição, 7.400 expositores de mais de 100 países. A feira se destaca pela apresentação de produtos inovadores e as últimas tendências em alimentos e bebidas.

Onde: Colônia, Alemanha

Quando: 5 a 9 de outubro

Mais informações

SupplySide West 2019

Principal feira de ingredientes e soluções da costa oeste dos Estados Unidos. Reúne empresas das indústrias de alimentação, bebidas, cuidados pessoais e nutrição esportiva para impulsionar a inovação, crescimento e rentabilidade, com contribuições de compras, P&D, gerenciamento executivo, marketing, cadeia de suprimentos e muito mais.

Onde: Las Vegas, EUA

Quando: 15 a 19 de outubro

Mais informações

DEZEMBRO

Food Ingredients Europe

Lançado em 1986, é o evento de encontro global para todas as partes interessadas na indústria de ingredientes alimentares. Reúne os principais fornecedores mundiais de alimentos e bebidas, especialistas em pesquisa e desenvolvimento, produção e marketing e apresenta a mais ampla gama de ingredientes, novos serviços e inovação.

Onde: Paris, França

Quando: 3 a 5 de dezembro

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Visitar feiras internacionais pode abrir portas para novos negócios no mundo todo. Além disso, esses eventos sempre proporcionam oportunidades para adquirir mais conhecimento e estar por dentro das tendências e lançamentos mais recentes. Em 2019, quais dessas feiras você pretende visitar?

Borboletário de Osasco celebra dez anos com diversas atrações

O Borboletário de Osasco, localizado no Parque Ecológico Ana Luiza Moura Freitas, no Jardim Piratininga, completará uma década de funcionamento no dia 17 de fevereiro. Para celebrar essa data, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), responsável pelo Borboletário, preparou uma programação especial durante todo o mês, sempre aos sábados, a partir das 10h.

Este ano a SEMA traz uma novidade: lançará no parque o “Jardim Atrativo”, espaço projetado que reunirá plantas específicas para torná-lo atrativo para todos os insetos. A inauguração será dia 16, às 10h.

A programação conta ainda com passeio no parque, Pet Day no Borboletário, Espetáculo de Teatro, Exposição Fotográfica, Contação de Histórias, Educação Ambiental e muito mais.

O Borboletário é um dos principais pontos turísticos de Osasco e o acesso é gratuito.

Os visitantes têm a oportunidade de conhecer o habitat das borboletas, as espécies existentes na cúpula, o mecanismo de reprodução e sua alimentação.

O horário de visitação é de terça-feira a sábado, das 10h às 16h. Em dias frios ou chuvosos o espaço é fechado.

O Borboletário fica na rua David Silva, 11, Jardim Piratininga.

Programação de aniversário de dez anos do Borboletário de Osasco
Entrada gratuita / Mais informações: 3652-9107

Sábado, 2/2 – Das 10h às 16h

Vem Passarinhar (Luccas Longo) – 10h

Feira de adoção de Pets (CCZ). Informações sobre posse responsável e muito mais – 10h às 16h

Conhecendo as abelhas nativas: passarinhada mostrando como se observa os pássaros e a importância dos mesmos na natureza – 14h

Sábado, 9/2 – Das 10h às 16h

Contação de Histórias: apresentação de contos sob uma perspectiva criativa, usando bonecos e marionetes e, em seguida, oficina de arte (pintura e artesanato) para a criançada – 10h

Oficina de Sementes – 13h

Educação Ambiental com Animais: apresentação de educação ambiental com animais exóticos e uma sessão de fotografias – 15h

De 11 a 24/02           – Das 10h às 22h

Exposição do Concurso de Fotografias na Praça de Eventos do Osasco Plaza Shopping e votação das fotos expostas

Sábado, 16/2 – Das 10h às 17h

Inauguração do Jardim Atrativo do Borboletário: O espaço, projetado pela equipe do borboletário, adotará uma diversidade de plantas para tornar o jardim convidativo para todos os tipos de insetos – 10h

Conhecendo as abelhas nativas, com André Matos  – 11h

Vem Passarinhar, com Luccas Longo – 14h

Espetáculo de Teatro com a CIA. de Teatro Salada Vinte – 16h

Terça, 19/2 – Feriado –  Aniversário de Osasco – Das 10h às 17h

Pet Day no Borboletário: Feira de adoção de Pets com bebedouro para cães, orientação veterinária sobre os cuidados para a saúde do pet e dicas de alimentação saudável para cães – 10h às 16h

Dog Art: exposição de peças em formato de cães customizadas por artistas plásticos – 10h às 16h

Passarinhos e Borboletas no Parque:  passeio com a equipe do Observatório de Aves do Instituto Butantã – 10h

Sábado, 23/2 – Das 10h às 16h

Pet Day no Borboletário – 10h às 16h

Passarinhada no Parque, com o biólogo Murilo Vicente – 10h

Educação Ambiental com animais exóticos, com Fábio Zerbinatti – 12h

Dog Art – 10h às 16h

Sábado 23/2 – 19h

Premiação do concurso de fotografia da Secretaria de Meio Ambiente

Local: Osasco Plaza Shopping

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