Em reunião com secretário de Segurança de Osasco, presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região discute demandas da categoria

Nesta terça-feira, 8/8, o presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, Edson Pinto, se reuniu com o secretário de Segurança e Controle Urbano de Osasco, Valdeci Magdanelo, e puderam avançar com questões de interesse da categoria. Além de amigo de longa data do presidente Edson, Valdeci faz parte de uma família de empresários que atuam no segmento correspondente ao SinHoRes.

De acordo com o secretário, os maiores problemas e reclamações referentes ao segmento que chegam à prefeitura são relacionados ao silêncio urbano e a colocação de mesas nas calçadas, além dos estabelecimentos com alvarás pendentes. “O secretário solicitou que fizéssemos uma campanha de orientação sobre essas questões com os empresários da região, pedido acatado pelo Sindicato. Em contrapartida, solicitei também que na primeira fiscalização não haja autuação ou fechamento dos estabelecimentos. É essencial que primeiro seja realizada a orientação e dado um prazo para o empresário se adequar a legislação, não causando prejuízos significativos aos estabelecimentos”, completou Edson.

O excessivo número de ambulantes de alimentos na cidade também foi pauta levada pelo presidente à reunião, que solicitou que haja uma racionalização dessa questão. “Até os ambulantes que têm autorização da prefeitura devem ser fiscalizados pela vigilância sanitária”, solicitou.

Edson também abordou a feira realizada no estacionamento da prefeitura aos finais de semana. Há descontentamento por parte dos empresários, sobretudo do entorno, em razão da concorrência desleal. “Como evento esporádico, para atrair turistas, tudo bem. Com as mesmas exigências legais e fiscalização do comércio tradicional. Mas a feira realizada uma vez por mês como está, é um fator que nos causa preocupação. É um enorme prejuízo causado aos empresários localizados no entorno da prefeitura”. Ficou acordado que o secretário Valdeci levará, junto ao SinHoRes, a questão para análise do prefeito Rogério Lins.

O presidente do SinHoRes também expôs sua preocupação em relação à fiscalização realizada na cidade. “O Sindicato tem recebido informações de alguns empresários, ainda não confirmadas, de que alguns fiscais poderiam estar agindo fora de suas alçadas, criando dificuldades aos estabelecimentos para tentar obter vantagens. Por isso, pedimos ao secretário que essa situação seja averiguada”, disse. Valdeci pontuou que esse tipo de atitude, se constatada, receberá uma resposta firme, e colocou a secretaria à disposição para ouvir e fiscalizar as denúncias do setor de gastronomia e hospitalidade.

“É prioridade para o SinHoRes fazer essas reuniões frequentemente com as autoridades da região para solucionarmos com mais eficácia as demandas da categoria”, finalizou Edson.

SinHoRes Osasco – Alphaville e Região trabalha no combate ao contrabando e ilegalidade no estado de São Paulo

Em 3/8, o presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, Edson Pinto, participa de evento realizado na FIESP sobre a conscientização do Dia de Combate ao Contrabando. Recentemente, o SinHoRes colaborou também com a criação da Frente Parlamentar de Combate ao Contrabando e ilegalidade no estado de São Paulo, presidida pelo deputado Jorge Caruso.

“Nosso setor sofre, especialmente, com contrabando e falsificação de cigarros, além de bebidas frias e quentes. Evasão de impostos, concorrência desleal, fortalecimento do crime organizado e produtos impróprios para consumo são alguns problemas do Estado. Não podemos fechar os olhos para essa prática que mina a arrecadação estatal, compromete políticas públicas e o investimento privado, além de aumentar o desemprego”, afirmou Edson, que também representou a Fhoresp (Federação de Hotéis Restaurantes e Similares do Estado de São Paulo) e a CNTur (Confederação Nacional do Turismo).

Edson ainda explica a situação do contrabando do cigarro em São Paulo. “A cada 10 cigarros vendidos no estado, quatro são ilegais, sendo a marca mais vendida a Eight, contrabandeada do Paraguai. No caso das bebidas, além de whisky e vodca, que são largamente falsificados, temos relatos até de cerveja e chopes falsos”, finalizou.
O SinHoRes é parceiro do Instituto Etco e membro Permanente do Fórum Nacional de Combate ao Contrabando, Falsificação e Ilegalidades – FNCP.

Sinhores Osasco – Alphaville e Região coordena lançamento da Frente Parlamentar de Combate ao Contrabando e Ilegalidade no Estado de São Paulo

O Sinhores Osasco – Alphaville e Região coordena, na ALESP, através de seu presidente Edson Pinto, que também representa a Fhoresp – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo, o lançamento da Frente Parlamentar de Combate ao Contrabando e Ilegalidade no Estado de São Paulo.

O Presidente da Frente será o Deputado Jorge Caruso (PMDB).

Participaram da solenidade, dentre outras autoridades e personalidades, o Presidente da ALESP, Deputado Caue Macris, Deputado Fernando Capez, Deputado Federal Arnaldo Faria de Sá, Vereador Rodrigo Goulart, Fernando Bomfiglio, da Souza Cruz e representante do Movimento Nacional de Combate ao Contrabando e que tem a participação de mais de 70 entidades, Rodolfo Ramazini da ABCF – Associação Brasileira de Combate à Falsificação, o Comandante da Polícia Rodoviária Federal e Delegados da Polícia Federal, além de diversas empresas e entidades dos setores da economia prejudicados, desde medicamentos a peças de carros, de produtos de limpeza a cigarros e bebidas etc. 

O lançamento da Frente é o marco inicial da ação parlamentar para o enfrentamento desse problema que mina a arrecadação estatal, comprometendo políticas publicas, compromete o investimento privado e aumenta o desemprego, tudo através da ação desses criminosos ligados ao crime organizado.

SinHoRes Osasco-Alphaville e Região ajuda a organizar Frente de Combate ao Contrabando

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Osasco-Alphaville & Região (SinHoRes) é um dos organizadores da criação da Frente Parlamentar Estadual de Combate ao Contrabando, que será lançada na quinta-feira, 29, às 10h, na Assembleia Legislativa.

O SinHoRes Osasco-Alphaville & Região é membro do Fórum Nacional de Combate à Pirataria e Ilegalidade (FNCP). “Nosso interesse direto nessa questão, além de ser uma ação de cidadania e busca pela legalidade, está em combater especialmente a concorrência desleal que o comércio ilegal de bebidas e cigarros causa em nosso setor”, explica o presidente do sindicato, o empresário Edson Pinto.“Bares e restaurantes que comercializam esses produtos ilegais praticam, de forma predatória, preços mais baixos, desregulando o mercado, e colocam em risco a saúde das pessoas. Essa minoria denigre a imagem do nosso segmento econômico”, ressalta Edson Pinto.

“Isso sem falar na evasão fiscal, que compromete a eficácia de políticas públicas em diversas áreas, já que o Estado deixa de arrecadar esses fundos”, completa o presidente do SinHoRes Osasco-Alphaville e Região.

No setor de cigarros, por exemplo, pesquisa recente realizada pelo Instituto Datafolha aponta que marcas paraguaias contrabandeadas já são responsáveis por 45% das vendas de cigarros em São Paulo, volume que vem crescendo exponencialmente enquanto o mercado formal sofre retração de igual proporção.

A criação da Frente é articulada pelo Movimento em Defesa do Mercado Legal Brasileiro e o deputado estadual Jorge Caruso. No lançamento da Frente Parlamentar, serão apresentadas medidas para combater o contrabando e comércio de produtos ilegais em São Paulo. Haverá ainda um debate sobre ações que possam contribuir para a defesa do mercado paulista.

Sobre o SinHoRes Osasco-Alphaville e Região: 

Oficializado no primeiro semestre, o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Osasco-Alphaville e Região abrange também as cidades de Barueri, Santana do Parnaíba, Jandira, Cajamar, Itapevi e Pirapora do Bom Jesus, que, juntas, têm cerca de 18 mil empresas do setor turístico, abrangendo aproximadamente 110 mil trabalhadores diretos e indiretos na produção.

A entidade tem a missão de oferecer serviços e fechar parcerias de negócios com hotéis, meios de hospedagem, restaurantes, bares e similares, além de promover o desenvolvimento do turismo e abrir novos mercados.

“Nós, do SinHoRes Osasco-Alphaville e Região, focado em gastronomia e hospitalidade, defendemos sua empresa”, destaca o presidente do sindicato, Edson Pinto, que também é vice-presidente de Relações Governamentais da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo (FHORESP) e diretor da Confederação Nacional de Turismo (CNTur).

Serviço:
Lançamento da Frente Parlamentar Estadual de Combate ao Contrabando
Quinta-feira, 29, a partir das 10h
Assembleia Legislativa / Auditório Franco Montoro: avenida Pedro Alvares Cabral, 201, Parque Ibirapuera, São Paulo – SP

Presidente do Sinhores Osasco – Alphaville e Região participa de reunião na Fhoresp

A Fhoresp – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo – reuniu, na manhã de terça-feira, 20/6, seus diretores para deliberar sobre diversos assuntos. O presidente da entidade, Nelson de Abreu Pinto, abriu a reunião saudando os presentes e fazendo alguns comunicados. Na sequência, o advogado Carlos Augusto Pinto Dias falou sobre a Lei da Gorjeta. Os diretores puderam esclarecer as dúvidas em relação ao tema para repassar aos estabelecimentos de suas bases. Dias também falou sobre a Convenção Coletiva de Trabalho, que será assinada pelos sindicatos patronal e dos trabalhadores de bares e restaurantes, na próxima sexta (21). A convenção já trará as adequações a lei 13.419.

O presidente do Sinhores Osasco-Alphaville e Região e vice-presidente de Relações Institucionais e Governamentais da Fhoresp, Edson Pinto, discorreu sobre alguns assuntos, entre eles, o descanso de um domingo ao mês para os funcionários do setor e alertou sobre a orientação do Ministério do Trabalho para que cada sindicato siga o que consta no acordo coletivo. Falou também sobre a desobrigação de bares, restaurantes e hotéis em contratar nutricionistas e sobre a MP 764/2016, aprovada pelo Senado,no dia 31 de maio, que permite aos comerciantes cobrarem preços diferentes para pagamentos em dinheiro e no cartão de crédito ou débito. A medida ainda aguarda a sanção do presidente da República.

SinHoRes: novo sindicato chega a Osasco para fomentar setor turístico e de negócios da Região Oeste

A partir de agora, Osasco, cidade com o segundo maior PIB do estado e o oitavo maior do país, e demais municípios da Região Oeste – Carapicuíba, Barueri, Santana do Parnaíba, Jandira, Cajamar, Itapevi e Pirapora do Bom Jesus – contarão com a atuação de sindicato empresarial próprio nas áreas de hotelaria, negócios, alimentação fora do lar e lazer.

Trata-se do SinHoRes Osasco, Alphaville e Região, que acaba de receber carta sindical do Ministério do Trabalho.

A entidade já nasceu forte e tem a missão de oferecer serviços e fechar parcerias de negócios com hotéis, meios de hospedagem, restaurantes, bares e similares, além de promover o desenvolvimento do turismo e abrir novos mercados.

O presidente do sindicato, Edson Pinto, revela quais são as estratégias para alavancar novos negócios e conquistar o crescimento econômico da região, que possui cerca de 18 mil empresas do setor turístico, abrangendo aproximadamente 110 mil trabalhadores diretos e indiretos na produção.

“As relações entre o nosso sindicato e as empresas terão um viés contemporâneo. Inteligência de mercado, a busca pelo resultado em frentes amplas e a prestação de serviços serão o norte que levará ao desenvolvimento dos nossos negócios e à geração de empregos”, afirma o empresário.

Ele também é vice-presidente de Relações Governamentais da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo (FHORESP) e diretor da Confederação Nacional de Turismo (CNTur).

Serviços

O sindicato também oferecerá a empresas de hospedagem, de gastronomia e de entretenimento da região serviços de qualidade em assessoria jurídica, treinamento em gestão e operacional, promoção de mercado, além de benefícios especiais para associados, como redução de custos para serviços e produtos, promoção dos atrativos e destinos turísticos da região, entre outros.

Além disso, a nova entidade já planeja a realização de eventos exclusivos e em parceria com outras entidades empresariais e órgãos públicos da região.

Benefício: Departamento Jurídico

O Departamento Jurídico do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região tem a coordenação do Dr. Marcel de Lacerda Borro (OAB/SP 235046).

REGRAS E FUNCIONAMENTO:

Áreas Atendidas:
Trabalhista – Administrativo (vigilância sanitária, Procon, autuação e fiscalização da prefeitura) – Criminal – Tributário – Empresarial – Previdenciário – Civil (Família) – Trânsito (cassação de CNH, documentação etc.).

* Inclui: Serviços de Despachante (aquisição, transferência de veículos etc.)

Sócios Efetivos (mensalistas):
03 (três) consultas gratuitas por ano.

Sócios Sindicais (em dia com a Contribuição Sindical e Negocial):
01 (um) consulta gratuita por ano.

Atendimento:
Sextas-feiras, na sede, das 13h às 17h, mediante agendamento prévio.
O agendamento deve ser realizado com antecedência mínima de 48 horas, através do e-mail comunicacao@sinhoresosasco.com.br, Assunto: Jurídico.
Indicar no texto do e-mail os dados da empresa (CNPJ, telefone para contato e um “resumo” do assunto a ser tratado).

​*Atendimento sujeito à disponibilidade de horário, uma vez que os agendamentos são feitos por ordem de inscrição.

* O Departamento Jurídico, em nenhuma hipótese, faz atendimento por telefone.

TAXA DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA

Caso haja interesse de utilizar o Departamento Jurídico do SinHoRes para Processo Trabalhista (sem limite de contratações):

Sócios Efetivos: 
= R$500,00 (Defesa, Acompanhamento e Audiência até o julgamento de 1ª Instância);
= R$300,00 (Em caso de procedência da ação: Recurso e Acompanhamento em 2ª Instância).

Sócios Sindicais:
= R$ 2.000,00 (Defesa, acompanhamento e audiência até o julgamento de 1ª Instância);
= R$ 1.000,00 (Em caso de procedência da ação: Recurso e Acompanhamento em 2ª Instância).

Obs.: Para contratação de advogado para outras áreas do Direito, a Taxa de Assistência Jurídica será determinada de acordo com a complexidade do caso. Sócios efetivos sempre terão condições diferenciadas.

INBRAVISA – VIGILÂNCIA SANITÁRIA

O INBRAVISA é uma entidade destinada a prestação de serviços na área técnica de auditoria, consultoria e treinamentos em Vigilância Sanitária e conta com profissionais com larga experiência na área. O Instituto está capacitado para prestar serviços dentro dos mais modernos critérios técnicos, promovendo a total adequação de estabelecimentos e produtos às exigências sanitárias vigentes no país, bem como realizar treinamentos, palestras e cursos sobre as diversas legislações sanitárias, fornecendo desta maneira um perfeito conhecimento sobre as mesmas, evitando que os estabelecimentos e produtos fiquem em uma situação de irregularidade.
Utilizando os mais modernos critérios técnicos, contando com uma equipe experiente e com um grande número de consultores especializados.

Associado com empresas de renome no mercado, o Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária – INBRAVISA oferece uma vasta relação de serviços entre os quais se destacam:

1 – Diagnóstico Situacional Sanitário (DSS): é uma atividade técnica que consiste na verificação “in loco” do estabelecimento para identificação de não conformidades frente as exigências das normas de vigilância sanitária. Inclui também a análise documental frente as diversas exigências.

2 – Regularização Sanitária (RS): atividade de obtenção da documentação sanitária junto aos órgãos de vigilância sanitária municipal, estadual ou federal.

3 – Regularização Predial (RP): atividades de regularização da edificação onde se instalou o serviço. É realizado junto aos órgãos municipais responsáveis pelo uso e ocupação do solo

4 – Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES): inclusão e digitalização de dados do estabelecimento junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) que resulta na emissão do No. CNES solicitado pelas operadoras de convênio

5 – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde (PGRSSS): atividade técnica que consiste na elaboração de uma série de ações destinadas a racionalizar a geração, disposição e destino final dos resíduos sólidos produzidos nos serviços de saúde

6 – Manual de Boas Práticas sanitárias (BPS): atividade técnica que consiste na elaboração, e implantação de um sistema de qualidade que contemple as exigências definidas pela legislação sanitária para cada tipo de atividade desenvolvida.

7 – Procedimento Operacional Padrão (POP) atividade que consiste na elaboração de rotinas escritas para todos os procedimentos desenvolvidos

8 – Cursos e Treinamentos (C&T): atividades técnicas que consistem na realização de atividades pedagógicas com o intuito de adequar os estabelecimentos as normas sanitárias. Também são desenvolvidos junto a universidades seja na graduação ou pós-graduação, entidades de classe, congressos, e demais eventos congêneres. Realizamos também cursos “incompany” para treinamento de empresas.

9 – Assessoria em Licitações (AL) consistem na realização de acompanhamento do cliente INBRAVISA durante os processos de licitação, concorrência, pregão, BEC (Bolsa eletrônica de Compras) , tomadas de preços, ou toda outra modalidade de venda de artigos ou prestação de serviços junto ao poder público

10 – Recursos e Defesas Administrativas (RDA): são atividades técnico jurídicas que consistem na impetração de recursos, defesas, e demais instrumentos a favor do cliente INBRAVISA.

Instituto Brasileiro de Auditoria em Vigilância Sanitária

Av. Prof. Alfonso Bovero, 998 cj 16 – Perdizes – São Paulo

Tel.: (11) 3672.7001 / (11) 992460319

http://www.inbravisa.com.br
inbravisa@inbravisa.com.br

Atenção: as vantagens oferecidas pela empresa Imbravisa aos associados do SinHoRes serão obtidas mediante apresentação de “Declaração de Regularidade Sindical” obtida junto à entidade.

 

TV SinHoRes aborda atendimento ao consumidor e fiscalização da Vigilância Sanitária

Nessa edição do programa TV SinHoRes, uma parceria com o Canal Restaurante, o jornalista Sérgio Lerrer conversa com Alessandra Calabresi Pinto, especialista jurídica da No Alvo, e Rui Dammenhain, diretor da Imbravisa, especialista em vigilância sanitária, ambos consultores do Núcleo de Consultoria do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região.

Regional Segurança – SEGURANÇA ELETRÔNICA E PATRIMONIAL

Através da empresa Regional Segurança, o SinHoRes Osasco – Alphaville e Região dará ao associado um diagnóstico gratuito do seu atual sistema de segurança e vigilância, além de descontos e condições especiais na contratação desse serviço.

Fundada há mais de 20 anos, a Regional Segurança tem valores norteados em responsabilidade, comprometimento e satisfação. A qualidade dos serviços dos profissionais é que fazem toda a diferença. A empresa atua nas áreas de Segurança Patrimonial, Eletrônica e Serviços Gerais de recepção; ascensoristas; limpeza e conservação; portaria; proteção e combate a incêndios; office boys; limpeza de ambientes comerciais; copeiras e porteiros; limpeza hospitalares, limpeza obras; limpeza condomínios; limpeza supermercados.

As equipes de colaboradores da Regional Segurança passam por um criterioso processo de seleção, acompanhamento e supervisão contínua, sendo treinados por profissionais experientes e especializados, obtendo assim resultados significativos que trazem a fidelização de seus clientes.

Para mais informações sobre a parceria, entre em contato com o SinHoRes Osasco – Alphaville e Região.

Atenção: as vantagens oferecidas pela empresa Regional Segurança aos associados do SinHoRes serão obtidas mediante apresentação de “Declaração de Regularidade Sindical” obtida junto à entidade.

 

Informação importante sobre a Convenção Coletiva

Em constante diálogo com os empresários da região, o SinHoRes Osasco – Alphaville e Região é a
única entidade que pode formalizar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com o sindicato dos
trabalhadores e defender os interesses da categoria econômica da região.

No momento, o sindicato patronal está negociando a CCT específica da gorjeta com o Sinthoresp,
sindicato dos trabalhadores; além da CCT da região, referente às cláusulas econômicas e sociais.

Quando as negociações estiverem finalizadas, os estabelecimentos passam a seguir a Convenção
firmada por Osasco – Alphaville e Região. Até definirmos nossa Convenção Coletiva da região, os empreendedores seguem a Convenção do SinHoRes São Paulo, sindicato que, antigamente, representava as empresas.

“Enquanto sindicato patronal, temos um papel fundamental em questões relacionadas às relações
de trabalho. Em toda negociação, trabalharemos para encontrar a melhor estratégia para defender
os interesses dos empreendedores da região”, afirmou o presidente do SinHoRes Osasco –
Alphaville e Região, Edson Pinto.

A base do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região abrange as cidades de Barueri, Cajamar,
Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba.

 

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR lei n°8.078 de 11/09/1990

Torna obrigatória a manutenção de exemplar do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.

Prezados Associados, informamos que, no dia 21 de julho de 2010, foi publicada no Diário Oficial da União a Lei n.° 12.291, de 20 de julho de 2010, que tornou obrigatória a manutenção de exemplar do Código de Defesa do Consumidor nos estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços.

Desse modo, a partir do dia 21 de julho de 2010, esses estabelecimentos estão obrigados a manter, em local visível e de fácil acesso ao público, 01 (um) exemplar do Código de Defesa do Consumidor, sob pena de ser aplicada multa no valor de até R$ 1.064,10 (mil e sessenta e quatro reais e dez centavos).

Segue abaixo o texto da Lei n.° 12.291, de 20 de julho de 2010.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o São os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços obrigados a manter, em local visível e de fácil acesso ao público, 1 (um) exemplar do Código de Defesa do Consumidor.

Art. 2o O não cumprimento do disposto nesta Lei implicará as seguintes penalidades, a serem aplicadas aos infratores pela autoridade administrativa no âmbito de sua atribuição:

I – multa no montante de até R$ 1.064,10 (mil e sessenta e quatro reais e dez centavos);

II – (VETADO); e

III – (VETADO).
Art. 3o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 20 de julho de 2010; 189o da Independência e 122o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA

Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto

Este texto não substitui o publicado no DOU de 21.7.2010

Que tal aproveitar o final de semana ou o dia de folga para conhecer Cajamar, base do SinHoRes Osasco-Alphaville & Região?

O nascimento de Cajamar está ligado à implantação da fábrica de cimento Companhia Brasileira de Cimento Portland, de origem canadense, na década de 1920, em Perus. Esse material, conhecido das civilizações antigas, recebeu o nome atual, “cimento Portland”, no século XIX, graças à semelhança com as rochas da ilha britânica de Portland.

A Estrada de ferro é conhecida pelo nome “Estrada de Ferro Perus-Pirapora porque a intenção era transportar romeiros até a cidade de Pirapora do Bom Jesus, mas a implantação dos trilhos até lá nunca chegou a ser concluída. Os trilhos vinham de Perus à Cajamar apenas. Devido a isso a estrada tinha uma única utilidade: transportar minério.

A origem do nome da cidade:
Estudos feitos chegaram à conclusão sobre a origem do nome. O nome teria se formado a partir da expressão indígena “cai-a-mar”, que significa “fruto colorido e manchado”. Esse fruto era produzido pelo araçazeiro, árvore que foi abundante na região.

Mais História
O município tem como Padroeiro São Sebastião, celebrado todo dia 20 de janeiro; e em 18 de fevereiro é comemorado o aniversário da cidade.

Seu território de 135 km² limita-se com os municípios de Jundiaí, Franco da Rocha, Caieiras, São Paulo, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. O município tem fácil acesso pela via Anhanguera e pela Rodovia Bandeirantes. Com a implantação do Rodoanel, está conectado às principais vias do Estado.

Cajamar, possui alguns lugares bem interessantes para quem deseja aventura, contato com a natureza, conhecer a história local ou ainda, meditar:

Museu Municipal Casa da Memória : acervo com depoimentos e fotos colhidos pelos servidores municipais da Cultura e Turismo das pessoas que fizeram a história do município. A visitação ao museu é gratuita.

Funcionamento: de segunda a sexta das 08h às 17h (durante a semana das 12h às 13h horário de almoço) e aos sábados das 10h às 16h

Monastério Grande Sol Central, um local para contemplar as paisagens naturais, animais silvestres e a arquitetura do Monastério, além de aproveitar a tranquilidade do lugar para praticar a meditação,

Morro da Placa ou Trilha da Placa
Localizada entre as cidades de Cajamar e Jundiaí, a Trilha da Placa leva esse nome pois no alto da Serra do Japi, topo da trilha, existe uma enorme placa de sinalizações para aviões que passam por lá. Na trilha, existem diferentes caminhos para todos os tipos de amantes de trilha, dos novatos até os mais experientes.

Com 50 km de extensão, pode ser feita em veículos com tração 4×4 ou motos próprias para trilhas. Em praticamente todos os finais de semana, grupos de carros e motos se encontram no posto de gasolina da Estrada Tenente Marques, 7572, em Santana de Parnaíba para começarem o caminho até a Trilha da Placa.

A trilha revela lugares lindos,natureza praticamente intocada com animais silvestres como tucanos, macacos, preguiças e lebres do mato.

Enormes Pedras, subidas e descidas bruscas e cheias de poeira ou lama, dependendo das condições do tempo da semana caracterizam a trilha, que varia trechos de alta e baixa velocidade com muita frequência, exigindo técnica e velocidade dos aventureiros.

No alto do morro na Serra do Japi, a vista é paradisíaca, podendo avistar as cidades de Cajamar e Jundiaí e os vilarejos pela região.

7 Tendências para restaurantes nos próximos anos

Tente se lembrar como eram os seus hábitos alimentares e como era toda a experiência envolvendo a alimentação há alguns anos e compare com a sua rotina de hoje em dia. Provavelmente, muita coisa mudou. Os produtos e os ingredientes eram outros e o atendimento era bastante diferente, e esse tem sido somente o início de um movimento que deve se intensificar cada vez mais nos próximos anos.

Nem mesmo a recessão econômica dos últimos anos conseguiu levar esse setor para o negativo – em vez disso, o que aconteceu foi uma desaceleração nas vendas, ainda que diferentes segmentos e algumas companhias terem visto seus números cresceram a um ritmo ainda mais forte. “Quando as margens de lucro se estreitaram, foi preciso investir em tecnologia e em uma gestão profissional. Durante a crise, o setor entendeu que controlar os custos e ter informações de vendas em tempo real é fundamental para aumentar o faturamento”, afirma Ronan Maia, vice-presidente de Distribuição e Varejo da TOTVS.

As empresas também tiveram que se adaptar a um novo tempo. As tendências globais não passam despercebidas em meio a uma geração conectada de consumidores, fazendo com que o paladar nacional tenha que se adaptar às novidades dos mercados internacionais.

Confira as 7 principais tendências do setor:

Refeições Personalizadas

O consumidor está cada vez mais no centro das decisões estratégias das empresas, e isso não é diferente no segmento de alimentação. “O cliente quer ser convocado para novas experiências, que podem ir do preparo do prato e da escolha dos ingredientes a formas inovadoras de venda e entrega”, afirma Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF.

Alimentação saudável e sustentável

Nem todo segmento do ramo de alimentação cresce no mesmo ritmo. A alimentação saudável e sustentável aparece em destaque quando o assunto é crescimento. Somente no ano passado, em meio à forte recessão econômica, a alta foi de 17%. O movimento em busca de uma alimentação saudável é global, e tem se intensificado principalmente por conta do acesso às informações sobre ingredientes e modos de preparo, em um momento no qual o bem-estar e a qualidade de vida ganham mais importância nas decisões dos consumidores.

Opções fora do espaço da loja física

Você provavelmente deve ter visitado ou ouviu falar de algum food truck nos últimos anos. A alimentação fora do espaço da loja física é uma tendência, reforçando o esforço de as marcas irem em busca do consumidor. Ronan Maia, vice-presidente de Distribuição e Varejo da TOTVS, lembra que esse fenômeno já se consolidou nos EUA, onde o food truck passou a ser complementar à loja física. Feiras gastronômicas, operações pop-up, e outros tipos de variações também podem ganhar força.

Cozinhas étnicas e regionais

Alimentos típicos passaram a fazer parte das preferências dos consumidores. Uma explicação para esse fato é o crescimento no número de viagens internacionais e o maior acesso à informação pela internet, estimulando o desejo de experimentar algo novo. Nos EUA, por exemplo, pesquisa da National Restaurant Association (NRA) descobriu que 65% dos consumidores estão dispostos a provar novos sabores.

Sensorialidade e prazer

O aumento na busca por alimentos saudáveis não quer dizer que esse será o único tipo de alimento a ser consumido. “Não é porque as pessoas estão buscando opções mais saudáveis que vão passar a comer apenas isso. Há espaço para todas as propostas. Elas acabam, na verdade, sendo complementares”, explica Alexandre Guerra, presidente do Instituto Foodservice Brasil (IFB). O especialista explica que a tendência tem sido pela busca de uma alimentação mais equilibrada durante a semana e opções mais indulgentes em momento de lazer e diversão.

Produtos artesanais

A cultura do “faça você mesmo” está em evidência. Basta observar o sucesso de alguns canais de culinária na internet ou a profusão de programas de TV voltadas para a cozinha. Esse movimento, atrelado também à busca por uma vida mais saudável, tem privilegiado alimentos e ingredientes produzidos localmente ou até mesmo dentro do próprio estabelecimento.

Crescimento das operações online

Essa é uma das tendências que tem mais potencial de crescimento para os próximos anos. O modelo de delivery com pedidos feitos online tem dobrado a cada ano no mercado norte-americano. No Brasil, esse movimento ainda está no começo, mas a população começa a perder o receio de informar o número do cartão de crédito em aplicativos, sentindo-se mais confortável com esse serviço após o surgimento do Uber e serviços de passagens aéreas e hospedagem. Levantamento do IFB mostra que apenas 7% das empresas do setor operam nos quatro modelos de atendimento ao cliente: venda no local, venda para levar, delivery por telefone e delivery por internet.

Com informações: InfoMoney

5 dicas simples para gerir seu hotel

O setor da hotelaria é capaz de ser altamente lucrativo, já que a indústria do turismo tem crescido cada vez mais mundo afora. Mas é claro que, como todo setor, exige uma gestão responsável e inovadora para conquistar o cliente que, por sinal, tem se tornado cada vez mais exigente.

Esteja sempre aberto a novidades

Num hotel, a equipe de administração e recepção, precisam estar cientes de que o ramo da hotelaria envolve a possibilidade de lidar com a diversidade quando falamos de clientes, e é preciso estar pronto para atender clientes GLBT, com necessidades especiais, idosos, estrangeiros etc, com o maior profissionalismo. Oferecer cardápios inspirados em culinárias de diferentes lugares do Brasil e do mundo, reunir os recepcionistas e demais funcionários para estudar novos idiomas são apenas algumas dicas de gestão inovadoras para o seu hotel.

Tenha uma equipe de confiança

É preciso muita organização para conseguir gerir bem um hotel. Por isso, é essencial ter uma equipe de confiança para lidar com o controle de pessoal, atender as necessidades de todos os hóspedes, fazer as reservas, organizar a programação e tudo o mais. Tenha uma boa equipe para que tudo no hotel funcione nos eixos sem que nenhuma responsabilidade fique para trás.

Tenha soluções práticas para as responsabilidades rotineiras

A praticidade é responsável por facilitar e melhorar a vida de tudo e de todos. Aproveite a tecnologia que está a sua disposição e garanta mais facilidade na gestão do seu hotel.

Fique atento aos feedbacks

Esteja sempre atento para o que os clientes e até mesmo seus funcionários têm a dizer sobre a estadia e funcionamento do hotel. Muitas dicas de gestão podem vir de simples sugestões que podem melhorar em muito o seu negócio. Uma ideia ainda é solicitar os feedbacks deixando uma caixinha de sugestões na recepção, fazer pesquisas de satisfação aos clientes no ato do checkout e realizar reuniões periódicas com a equipe são apenas algumas opções para saber como anda a reputação do seu serviço.

Acredite que sempre há espaço para melhorar

Mesmo que você esteja indo bem no setor da hotelaria, convença-se de que sempre há espaço para melhorar. Procure investir constantemente em melhorar no atendimento ao cliente, melhorar na limpeza, na programação e em tudo o que for possível. O esforço constante é a melhor das dicas de gestão, é a garantia do sucesso! Fuja da comodidade que a estabilidade proporciona.

Com informações: Checklist

Presidente do SinHoRes Osasco construiu proposta de regulamentação de aplicativos de hospedagem

O Presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, Edson Pinto, também diretor da Confederação Nacional do Turismo, construiu com o Vereador Paulo Frange, da Capital Paulista, uma proposta de regulamentação dos aplicativos de Hospedagem, como o Airbnb. O Projeto será objeto de discussão entre os vereadores e de audiências públicas, e quando a matéria tiver algum consenso entre os interessados será apresentada também em nossa região, patrocinada pelo SinHoRes.

“O propósito da CNTur é criar, a partir de São Paulo, uma proposta eficiente a ser levada em nível Municipal a todo o Brasil. A CNTur entende que normas federais serão ineficazes para o tratamento correto de tantas distorções patrocinadas pelos aplicativos, como a concorrência desleal, a insegurança dos turistas, acessibilidade, evasão fiscal etc, uma vez que tratar de uso e ocupação do solo é de competência constitucional exclusiva dos municípios”, afirmou Edson Pinto.

O Crescimento do Turismo de Bem-Estar no Brasil e no Mundo

Turismo de bem-estar é aquele em que o destino escolhido leva em conta fatores como qualidade de vida, lazer, saúde, relaxamento, paz de espírito entre outros.

A prática do turismo de bem-estar tem como indicador o uso de recursos naturais e/ou artificiais como: mar, sal, água, lodo, areia, conchas, flores, águas termais, minerais e propriedades da Terra.

Com essa modalidade de turismo em alta, os empreendimentos hoteleiros, bem como os SPAS, tem investido pesado, oferecendo serviços diferenciados que proporcionem melhorias na estadia dos clientes que se hospedam nesses lugares (funcionários preparados e estrutura adequada) em busca do bem-estar.

O setor turístico foi um dos que mais cresceu dentro dessa modalidade, que também envolve gastos médicos, fitness e tratamentos de perda de peso, entre outros itens.

No Brasil, o turismo de bem-estar se destaca em águas termais ou minerais e parques aquáticos. O mercado interno tem crescido por causa da crise econômica e a consequente elevação nos preços do dólar e do euro.

O País é um dos líderes da modalidade, na América Latina que movimentou US$ 30,4 bilhões em gastos em 2015.

Bem-Estar foi o tema da coletiva de imprensa, realizada, no dia 11 de julho, numa das unidades da companhia Accor em São Paulo.

Atenta ao mercado de Bem-Estar, que segundo dados levantados pela corporação, deve crescer 9% em 2017, quase 50% a mais que o turismo global, a Rede Accor, implementa ações para atender esse público.

A empresa pretende que os hóspedes comprem a sua ideia compreendendo os hotéis como cenário e estilo de vida, baseados no pensamento Wellness – que tem como pilares, Sono, Alimentação, Esporte e Spa, onde a adoção de hábitos mais saudáveis e a prática regular de esportes não são considerados supérfluos e sim, essenciais.

Essa mudança no comportamento da pessoas, vem fazendo com que esse segmento cresça exponencialmente em todo o mundo, afirma Aldina Duarte Ramos, diretora de Bem-Estar do Sofitel, Swissôtel e Pullman – chancelas que inauguram as ações deliberadas da organização nesse sentido.

A diretora conta que a decisão de motivar os clientes por meio de ações planejadas a viverem de maneira mais consciente em relação à saúde e a adoção dos pilares do Wellness não surgiram à toa. Uma pesquisa de mercado apontou esse comportamento, criando uma demanda concreta que os hotéis precisam atender.

A Rede francesa Accor conta com 04 unidades na linha Ibis e uma na linha Adagio na base do Sinhores Osasco-Alphaville & Região.

O que acontece quando se faz reserva em um restaurante e não comparece?

Você cliente já fez reserva em um restaurante e simplesmente não compareceu? E você empresário, quantas vezes passou por essa situação de ter feito reserva para o cliente e ele não comparecer?

Essa situação que pode parecer “normal” para o cliente, traz não apenas transtornos, como prejuízos financeiros para os restaurantes.

Os restaurantes que trabalham com reservas, geralmente, as fazem para poderem se planejar e evitar desperdícios e prejuízos.

Quando reservas são feitas, existe toda uma logística para o recebimento desses clientes. Quando estes faltam, todo o planejamento fica prejudicado e quem arca com os prejuízos como a sobra de comida, as mesas que permanecem vazias à espera dos clientes que não chegaram e que poderiam ter sido ocupadas por clientes que chegam na hora no local, os custos com os funcionários são os restaurantes.

O não comparecimento, independe do tamanho do restaurante, mas os que tem maior capacidade de atendimento, como espaço, estrutura física, funcionários e geralmente, muito requisitados, são os que mais sofrem com essa prática.

O custo maior de operação de um restaurante é com pessoal, logo, quanto maior o número de reservas, maior o número de funcionários.

No Bistrô, o não comparecimento, traz prejuízo maior no faturamento em comparação ao estoque e à comida não servida.

Já nos restaurantes que trabalham com o menu degustação, cada cadeira vaga, representa maior custo para os restaurantes. E quando a reserva é feita para um número maior de pessoas e comparecem um número menor, o prejuízo também é grande porque a cozinha se planejou para servir comida para um número maior.

Buscando contornar o problema

Na busca de evitar prejuízos, cada restaurante cria a sua estratégia: sistema online de reservas, que ao serem concluídas, enviam automaticamente e-mails, e mais próximo à hora reservada, um SMS; tempo de tolerância; envio de e-mails solicitando a confirmação da reserva e ligações telefônicas.

No Brasil é raro cobrar por taxa de reserva, prática comum na Europa, por exemplo.

Seja qual for o modelo do restaurante, o não comparecimento reservado, trará prejuízos ao faturamento!

Já na hotelaria, o problema é ainda mais grave, pois um apartamento que foi previamente reservado, em caso de não comparecimento, jamais será vendido e o prejuízo é certo. Por isso os hotéis costumam cobrar taxas em caso de cancelamento da reserva.

É preciso que assim como os consumidores estão cada vez mais exigentes, também haja um amadurecimento e estejam cientes da necessidade de cancelar suas reservas com a antecedência mínima suficiente para evitar prejuízos à empresa. Esse é o retrato de um mercado e de uma sociedade avançada.

Qual a diferença entre associado e filiado?

O associado é um sócio, um membro da categoria que participa junto com a diretoria do sindicato de assuntos relacionados à administração. O associado tem direito à voto, a ser votado e a fazer parte da diretoria.

O associado possui contribuições obrigatórias. São elas:

+ contribuição sindical

+ taxa assistencial

+ recolhimento de mensalidade

O recolhimento da mensalidade dá certos direitos ao associado, como:

– participação em eventos e decisões coletivas;

– participação nos benefícios de compras de equipamentos, já que possuem preços menores do que aqueles usuais no mercado;

– direito à assessoria jurídica nos casos de defesa do consumidor e reclamações trabalhistas;

– participação em cursos com taxas menores;

– participação em viagens técnicas, eventos, montadoras, empresas e fabricantes de equipamentos e produtos;

– isenção no recolhimento da Contribuição Confederativa;

– convênios firmados pelo sindicato ETC.

O associado escolhe ser sócio e contribuí mensalmente. A grande diferença do não sócio é que o associado possui mais direitos (citados anteriormente), já que escolher auxiliar o sindicato.

FILIADO

Toda empresa ou cidadão precisa, por lei, vincular-se a um sindicato que representa sua atividade principal a partir do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). O filiado, somente é obrigado a pagar as contribuições imputadas pela lei ao constituir a sua empresa, e que são: Contribuição Sindical, Taxa Assistêncial e Contribuição Confederativa.

O filiado é, portanto, toda EMPRESA DE GASTRONOMIA E HOSPITALIDADE que, por motivo de exercer uma atividade empresarial faz parte de uma categoria econômica, sem que escolha de forma espontânea fazer parte daquele sindicato. Ele possui os direitos básicos da categoria sindical, tais como:

– Aplicar o disposto na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) da Categoria;

– Ser favorecido na ações judiciais coletivas

– Ver aumentado seus Direitos e Prerrogativas quando o Sindicato defende o setor junto ao Poder Legislativo (Câmaras Municipais), Assembléia Legislativa ou, junto ao Poder Executivo (Prefeituras da Região e órgãos da administração direta)

– Participar dos cursos, convênios e parcerias do Sindicato, embora com menos vantagens do que os associados.

Contratação de nutricionistas não é obrigatória em restaurantes, bares, hotéis e similares

Em 18 de outubro de 2016, o Superior Tribunal de Justiça confirmou que restaurantes, bares, hotéis e estabelecimentos similares do estado de São Paulo, não são obrigados a contratar nutricionistas. A decisão foi através de um Mandado de Segurança contra o Conselho Regional de Nutricionistas, da 3ª Região, que, sem qualquer respaldo legal, exigia das empresas a contratação de nutricionistas, registro no Conselho e pagamento de anuidade, sob pena de instauração de procedimento administrativo e aplicação de multas.

O mandado de segurança foi julgado totalmente procedente, o que se confirmou com o julgamento do STJ, do Recurso Especial (RESP 1.441.874 – SP). A decisão também determinou a extinção de todo e qualquer processo administrativo, de infração e aplicação de sanção, multas ou atos coercitivos instaurados contra as empresas.

# Sobre dispensa contratação de nutricionista, para inscrição no PAT.

Em 07.04.2015, o TRF da 1ª Região (Brasília), no AGRAVO DE INSTRUMENTO N. 0073244-06.2014.4.01.0000/DF, concordou com o argumento de que a exigência prevista na Portaria nº 66/2006, não consta da lei que criou o PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), sendo indevida.

Com isso, fica afastada a exigência de contratação de nutricionista imposta pelo Ministério do Trabalho para autorizar a inscrição no PAT.

Embora a decisão seja provisória, até que o mérito do recurso seja julgado pela 8ª Turma do TRF, está autorizada a inscrição no PAT sem a necessidade do cadastro de nutricionista responsável.

As decisões beneficiam todos os associados do SinHoRes Osasco – Alphaville & Região.

13 de Junho – Dia de Santo Antônio – Padroeiro da cidade de Osasco

Santo Antônio é conhecido pelos católicos brasileiros como o santo casamenteiro. Recebeu o nome de Batismo de Fernando. Santo Antônio de Pádua, como é conhecido internacionalmente, é também o santo dos pobres. O dia de seu nascimento é incerto: 15 de agosto ou 13 de setembro de 1195, em Portugal, na cidade de Lisboa. Durante a sua vida, foi frade agostiniano e franciscano em Portugal, França e Itália, onde morreu em 13 de junho de 1231, na cidade de Pádua, aos 36 anos de idade.
Santo Antônio tornou-se padroeiro da cidade de Osasco, devido a devoção de Antônio Agú fundador da cidade. Natural da cidade de Osasco da Itália, Antônio Agú, católico fervoroso, chegou ao Brasil em 1890 e ajudou na construção da região e na propagação da fé católica.
À época, Osasco tinha apenas uma Igreja na Rua Primitiva Vianco. A família de Antônio Agú doou um terreno para a construção de outra Igreja. Fundada em 1930, o terreno deu origem a atual Catedral de Santo Antônio, um dos cartões postais da cidade.
Devido ao desenvolvimento que a cidade vem alcançando desde a época de Antônio Agú e a tradição religiosa, foi implantada a sede da Diocese de Osasco.
O dia 13 de junho é feriado em Osasco, conforme Lei Municipal de Número 3850. A data é comemorada com uma procissão que costuma reunir mais de 70 mil pessoas pelas ruas da cidade. A procissão se encerra com uma queima de fogos, que se tornou marca das comemorações do Dia de Santo Antônio na cidade.
Os católicos do mundo inteiro, comemoram na data da sua morte, o Dia de Santo Antônio. A partir de 2009, a data foi inserida no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, conforme a Lei de Número 13.414/2009.
O Turismo Religioso é uma forma diferenciada de turismo, pois se refere à fé das pessoas. E é essa que faz com que elas se desloquem para várias regiões próximas ou distantes de suas casas para participarem de eventos de significado religioso. O Turismo Religioso compreende peregrinações, romarias, visitas a locais de caráter histórico/religioso, festas e espetáculos de cunho sagrado.
Um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo (Mtur) em 2016, mostrou que mais de 340 municípios brasileiros promovem eventos que envolvem a fé, totalizando 96 eventos religiosos, entre eles pontos de peregrinação de fiéis e celebrações que atraem milhares de visitantes. Essas localidades se apropriaram de aspectos religiosos regionais e os transformaram em produtos turísticos, gerando uma fonte de desenvolvimento econômico e cultural para a comunidade local. O Turismo Religioso representa mais de 3% de toda a movimentação do turismo nacional. Esse segmento impulsiona as economias locais e atraem pequenos negócios, fazendo movimentar a cadeia produtiva da indústria, comércio, serviços e artesanato, gerando emprego e renda no país, tornando esse um dos segmentos mais promissores do turismo nacional.

Imagens: Santo Antônio e Catedral Santo Antônio de Osasco- Sede da Diocese de Osasco.

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