Segredo no 1: Defina o conceito de seu restaurante
Segredo no 2: Crie uma rotina de compras
Tendo como base o número de refeições servidas semanalmente, crie uma rotina de compras, evitando falta ou sobra de produtos. Uma outra providência muito importante é adaptar seu menu self service às safras, garantindo alimentos mais frescos, mais baratos e saudáveis – sem perder o sabor. Além do mais, comprando uma quantidade maior do mesmo produto, você poderá negociar melhores preços com os fornecedores. Para facilitar o controle de estoque, a implantação de uma ficha técnica de preparação é essencial – saiba mais!
Segredo 3: Tenha um cardápio diário
Uma boa forma de manter seus clientes satisfeitos é variando seu cardápio self service diariamente, evitando repetições que podem levar o consumidor a buscar outro restaurante – se mesmo em casa as pessoas costumam variar as opções de comida, quando vão a um restaurante, esperam encontrar variedade. Observação: mesmo tendo variações diárias, também é importante fazer pequenas modificações periódicas no menu self service.
Segredo n 4: Calcule quanto alimento precisa preparar
Eis um grande problema para quem está começando nesse tipo de empreendimento: saber qual a quantidade da comida oferecida no menu deve ser preparada. Por isso, deixamos essa dica, evitando que falte refeições ou haja sobras – afinal, ambos os casos significam prejuízo. Consideremos que o horário para servir o almoço seja entre 11 e 14 horas, sendo que cada cliente consome 30 minutos para almoçar, resultando em 6 turnos de alimentação ( 3 horas X 2 turnos). Continuando o cálculo, cada cliente consome, em média, 500 gramas por refeição, sendo:
- salada: 65 g
- arroz: 85 g
- feijão: 100 g
- carnes: 150 g
- outros itens: 100 g
Basta multiplicar o consumo acima pelo número de clientes atendidos diariamente, para se chegar à quantidade ideal de comida a ser preparada – sempre considerando uma pequena sobra. Finalize dividindo essa quantidade total pelo número de turnos, para que haja sempre comida quentinha e fresquinha – do jeito que todo cliente gosta!
Segredo n 5 (o mais importante de todos): O que deve ter no menu self service
Saladas, cereais, legumes, massas, carnes… como dissemos, a variedade do cardápio de um restaurante self service deve ser grande. Eis nossas sugestões de itens que não devem faltar em um menu self service.
- Arroz com feijão: essa combinação que é preferência nacional, não pode faltar;
- Sobremesas: ofereça pelo menos dois tipos de sobremesas, uma mais doce e outra mais leve – gelatinas e frutas também podem ser escolhidas para compor as opções;
- Carnes: o ideal é ter variedade diariamente – peixe, carne bovina, carne de frango, etc – a não ser que seu restaurante seja vegetariano, esse item é obrigatório;
- Feijoada: muitas pessoas esperam encontrar a tradicional feijoada às quartas-feiras, então, mesmo que seu restaurante não sirva comida brasileira, vale a pena pensar em servir esse prato – cada vez mais, os clientes têm optado por uma feijoada sem rabo, pé. orelha e língua de porco, então, prefira servir sem essas iguarias;
- Suco e outras bebidas: refrigerantes, sucos e outras bebidas devem fazer parte do cardápio, mas, durante a semana, dificilmente o cliente pedirá bebida alcoólica. Um cafezinho grátis para os clientes costuma ser prática comum;
- Saladas, legumes: cada vez mais, as pessoas têm buscado uma alimentação saudável, privilegiando esse tipo de itens em seu cardápio, então, capriche;
- Outros pratos: batata ou mandioca frita, bolinhos (bacalhau, carne, etc), pequenos pastéis, dadinho de tapioca, purê ou um balcão de massas (onde o cliente escolhe o tipo de massa e molho para ser aquecido na hora), entre outros itens semelhantes, costumam complementar o menu self service.
O uso da engenharia de cardápio, ferramenta de avaliação de menu, é essencial para o restaurante certificar-se que seu cardápio está adequado ao público e é lucrativo – independente de quais pratos você incluir em seu cardápio. O menu self service é muito amplo e, para evitar prejuízo, é preciso definir muito bem quais itens devem ser trabalhados. Além dessa definição, o uso de uma ficha técnica de restaurante também é essencial para orientar a equipe no momento do preparo e do controle de estoque, entre outros.