Organizar os alimentos em seu estoque e controlar a quantidade de cada item são essenciais para garantir a economia do seu estabelecimento e também sua sustentabilidade! Confira algumas dicas e coloque em prática no seu negócio!
Produtos passando da data de validade?
Preste atenção na organização e mapeamento dos itens. Antes de fazer compras, verifique seu estoque e tenha em mente a demanda do seu cardápio e a média dos pratos vendidos por um período.
Assim, você evita comprar produtos demais e, consequentemente, evita também desperdícios.
Dentro do estoque, aqueles produtos com data de validade mais próxima, devem ser posicionados à frente dos demais para que sejam usados antes. Para verificar periodicamente as datas de fabricação e de validade, planilhas de controle de entrada e saída podem te ajudar!
Categorize os produtos
Você pode separar os itens perecíveis e não perecíveis, massas, molhos, temperos, legumes, verduras, frutas e carnes. Além disso, garanta que todas as categorias estejam visíveis e de fácil acesso para a equipe da cozinha. Um mapa de organização e gestão de estoque de alimentos podem ajudar seus funcionários e, assim, evitar desperdícios.
Padronize processos da sua cozinha
Crie padrões para a produção dos pratos e de toda a operação. Determine também qual funcionário é responsável por cada um deles: fiscalizar estoque e com qual frequência; onde e como armazenar produtos abertos; procedimentos em caso de produto vencendo; descarte de embalagens, etc.
Gostou? Confira mais dicas!