O que é um Observatório
Um observatório é um instrumento de pesquisa e análise imprescindível e decisivo para a definição de políticas públicas de turismo em destinos turísticos, estratégias de capacitação e qualificação de mão obra, adequações nos modelos de gestão e operação de destinos e equipamentos turísticos (hotéis, restaurantes, bares, agências de viagens, etc.), bem como fornecer informações seguras para investidores e empreendedores.
Considera-se fundamental a produção sistemática e organizada de dados sobre a oferta e a demanda turística, que vai resultar em um melhor entendimento e diretrizes e ações de melhoria da Cadeia Produtiva do Turismo.
Abrangência
Os oito municípios da base de representação sindical (Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Cajamar, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba).
Esta base do sindicato abrange dois milhões de habitantes, que geram 2,5% do PIB Nacional. São 15 mil empresas representadas e 100 mil empregos gerados.
Objetivos
- Fazer levantamentos sistemáticos de dados e informações oriundas dos segmentos turísticos e munícipios de abrangência do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região;
- Subsidiar ações de qualificação profissional a partir destes indicadores a serem oferecidos pelo Sindicato, parceiros, patrocinadores, entidades de classe, empresas de consultoria, etc.
- Subsidiar ações dos governos municipais no que tange ao turismo a partir destes dados e informações;
- Subsidiar investidores, empresários e gestores dos equipamentos turísticos a partir destes indicadores.
Metodologia de Pesquisa
- Será feito um levantamento quantitativo e segmentação dos hotéis, restaurantes, bares e similares, bem como órgãos de turismo municipais;
- Serão definidas com base nestes levantamentos anteriores amostragens para levantamentos periódicos dos dados e informações;
- Serão definidas periodicidades e agendas para levantamento dos indicadores;
- Serão definidas por quem e como serão feitos estes levantamentos;
- Serão definidos instrumentos de pesquisa para levantamento dos indicadores e feitos testes para validação destes formulários de pesquisa;
- Serão definidas as formas e frequências de divulgação dos dados;
- Formas de tabulação, análise e divulgação dos dados.
Indicadores a serem levantados
- Ocupação média hoteleira;
- Diária média hoteleira;
- Gasto médio hoteleiro;
- Permanência média;
- Origem dos hóspedes;
- Custos Operacionais Médios Hoteleiros (segmentados);
- Número de turistas (hospedados) nas cidades;
- Forma de chegar aos hotéis e restaurantes e similares (logística);
- Como tomaram conhecimento dos equipamentos turísticos utilizados;
- Número médio de clientes atendidos nos restaurantes e similares;
- Ticket médio;
- Custos Operacionais médios em restaurantes e similares (segmentados);
- Índices de satisfação por equipamento turístico
- Formatação de um calendário de eventos;
Periodicidade
A periodicidade das pesquisas para levantamento de dados e informações será definida de acordo com o fluxo turístico a região podendo ser mensal (preferencialmente), trimestral ou semestral ou logo após eventos geradores de demanda às cidades e equipamentos turísticos.
Empresários e/ou gestores serão informados com antecedência para que preparem as informações em relação à ida presencial dos acadêmicos, contratados ou técnicos que farão o levantamento dos indicadores.
Pesquisas pontuais poderão ser feitas via e-mail ou telefone – reitera-se que estas pesquisas serão eventuais – dados “conjugados” ou pesquisas qualitativas serão feitas in loco.
Divulgação dos resultados
Os resultados dos levantamentos serão periodicamente divulgados no site do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, enviados por e-mail e discutidos em fóruns, reuniões, etc., que serão agendadas com frequência para discutir-se os indicadores levantados, sua evolução e estratégias corretivas ou de manutenção de performance.
Parcerias
Para o alcance dos objetivos serão necessárias parcerias, integração e trabalho sistemático de órgãos e empresas tais como:
- SinHoRes – Osasco – Alphaville e Região– Coordenação Geral, Custeio e Divulgação.
- Consultor Eduardo Faraco– Coordenação Técnica
- Parceria com Instituição(ões) de Ensino Superior– Turismo, Hotelaria, Administração de Empresas, etc., para levantamento, tabulação e análise dos dados;
- Empresa de Comunicação– Elaboração de material e divulgação dos indicadores;
- Patrocinadores – Empresas interessadas em vincular sua marca a essa importante iniciativa.
Observatórios de Referência
- Observatório do Turismo SP
- Observatório de Turismo da Bahia
- Observatório de Turismo do Espírito Santo
- Observatório de Turismo de Minas Gerais
- Observatório de Turismo do Rio Grande do Sul
- Observatório do Turismo de Vitória
Eduardo Faraco
COORDENADOR DO OBSERVATÓRIO SINHORES DE GASTRONOMIA – HOSPITALIDADE & TURISMO
Consultor Empresarial SinHoRes – Osasco – Alphaville e Região