O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um relatório que oferece uma síntese econômica completa das atividades operacionais e não operacionais de uma empresa em um determinado período de tempo, demonstrando claramente se há lucro ou prejuízo.
Embora seja elaborado anualmente devido às obrigações legais de divulgação, em geral a Demonstração de Resultados do Exercício é gerada também mensalmente para fins administrativos e gerenciais, sendo uma das mais poderosas ferramentas de análise dos resultados para os responsáveis nos diversos níveis de gestão de uma empresa.
Se você quer saber como funciona o DRE e de que forma ele pode beneficiar o seu negócio, acompanhe o post de hoje.
O que é o DRE?
Como explicamos, o DRE nada mais é do que uma ferramenta corporativa. Trata-se de um relatório que resume a situação financeira da empresa a partir das atividades operacionais e não operacionais dentro de um intervalo de tempo.
Ele oferece ao empreendedor um cenário claro sobre o negócio, demonstrando se existe, afinal, o lucro ou o prejuízo.
Em regra, esse relatório deve ser elaborado anualmente, por uma exigência da legislação.
No entanto, muitos administradores e gestores têm o DRE como uma ferramenta bastante útil para o dia a dia e acabam gerando o relatório mensalmente para que sirva de embasamento para as diversas decisões que são demandadas dentro da companhia.
Os dados do DRE acabam facilitando a avaliação geral do desempenho do hotel e permitem que gestores de diferentes setores tenham informações detalhadas sobre os resultados da organização.
Consequentemente, eles podem atuar de forma mais integrada e coordenada em benefício do hotel.
Para que os gestores compreendam de que forma o lucro líquido da companhia é composto, é necessário que o DRE seja elaborado de forma lógica e sequencial.
Qual a importância do DRE?
Juntamente com o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa, o DRE é o terceiro relatório mais importante para a gestão do negócio.
Esses três documentos é que podem possibilitar uma avaliação completa acerca da saúde financeira do seu negócio e permite que você faça projetos e planos para a sua empresa.
O DRE, especificamente, reflete a capacidade de geração de riqueza do negócio, fazendo com que a administração tenha elementos para saber o que será preciso mudar ou o que poderá se manter, já que está gerando bons resultados para a empresa.
Por se tratar de um relatório bastante detalhado, mas ao mesmo tempo muito intuitivo, o gestor conta com bons elementos para o seu processo de tomada de decisões, envolvendo desde a realização do planejamento tributário da empresa até o estratégico dos negócios.
O DRE acaba sendo um elemento de simulação de panoramas que facilitam a ação do gestor no futuro.
Ponto de Equilíbrio
Por fim, o DRE é de extrema importância, pois ajuda o gestor a visualizar o ponto de equilíbrio de seu hotel, ou seja, um ponto onde existe a igualdade financeira entre as despesas e as receitas totais em um mesmo período.
Isso faz com que o ele saiba qual deve ser seu faturamento mínimo mensal para cobrir seus gastos fixos e variáveis, e também qual o número de vendas necessário para que seu hotel passe a ter lucro.
Estrutura do DRE
O DRE é elaborado a partir de todas as informações financeiras do hotel, envolvendo as receitas, seus custos ou despesas.
Todos os dados gerenciais ou contábeis devem ser incluídos, porém sempre considerando o Regime da Competência, ou seja, o regime que prioriza o evento que se dá na data em que o mesmo ocorreu.
Desta forma, receitas, custos, despesas e outros dados contábeis devem ser incluídos no relatório exatamente na data correta, ou seja, do fato gerador, independentemente do recebimento ou do pagamento. Em um formato resumido, o DRE seria:
Receita de Vendas
( – ) Custos
( = ) Lucro Bruto( – ) Despesas Operacionais
( = ) Lucro Operacional( +-) Resultado não Operacional
( = ) Lucro Antes de Impostos sobre a Renda( – ) Impostos
( = ) Resultado Líquido ou Lucro ou Prejuízo Líquido
Como o DRE é um relatório gerencial, quem o elabora acaba adequando os dados que são relevantes para a análise.
Independentemente da ordem desses fatores, o DRE deve refletir, de forma fácil, como o lucro é composto ou se há um prejuízo resultante das operações da empresa.
Essas são as informações essenciais ao gestor para que tenha um panorama bem desenhado da situação financeira do seu hotel.
Fonte: Silbeck Sistemas