Em busca de alimentação saudável, muitos estão mudando seus hábitos alimentares. As pessoas estão diminuindo o consumo de produtos de origem animal, pensando não só na própria saúde, mas também na sustentabilidade e na ética.
Esse comportamento está presente no Brasil e ocorre ao redor do mundo. A preocupação crescente com a sustentabilidade fez surgir um movimento chamado “Segunda Sem Carne”, presente em 40 países. No Brasil, a empresa Natura implantou o movimento em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), e contribui para que colaboradores reflitam sobre os impactos do consumo de produtos de origem animal. Essa ação é a primeira a ser implantada no Brasil por uma empresa de grande porte.
Esse hábito acaba por mudar também o cenário de negócios, abrindo novas possibilidades para empreendedores no Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência em abril de 2018, encomendada pela SVB, apurou-se que o número de pessoas que se alimentam apenas com vegetais e que, portanto, se declaram vegetarianas, é de 14%. Esse dado mostra um crescimento de 75% em comparação com à última pesquisa, realizada em 2012.
O mesmo estudo mostrou que existe uma considerável parte da população interessada em consumir produtos veganos. Uma questão levantada é sobre o preço deste estilo de alimentação não ser muito atrativo. 60% dos respondentes disseram que, se o preço fosse mais próximo ao da comida que estão acostumados a consumir, a adesão seria maior.
Outra informação importante é que, além dos preços altos, as embalagens não informam devidamente sobre os conteúdos, o que acaba por gerar falta de confiança e também de interesse por esses produtos à venda. Percebe-se que os nichos de pessoas que se estão dispostas a consumir produtos veganos e vegetarianos tem sido atendido por restaurantes comuns que, mesmo não sendo direcionados a estes produtos, incluíram em seus cardápios lanches e pratos que atendem à exigência desse público.
Segundo a SVB, existem no Brasil cerca de 240 restaurantes veganos e vegetarianos. Este número tende a crescer por conta do aumento do público que opta por uma alimentação cada vez mais saudável, seja por problemas de saúde ou por qualidade de vida. O jornal O Estado de São Paulo, em matéria publicada em fevereiro de 2018, mostra que existe um mercado de aproximadamente 5 milhões de veganos no Brasil. A reportagem aponta ainda que as sobremesas veganas estão entre as tendências mundiais na gastronomia.
O que as pesquisas demonstram é que o mercado de gastronomia vegetariana e vegana estão em grande expansão, mesmo em tempos de crise. Esta é uma atrativa oportunidade de negócios para os empreendedores do segmento de restaurantes. Como vimos, são aproximadamente 240 em todo o Brasil, um número pequeno se pensarmos no crescente aumento de pessoas que seguem este estilo de vida.
Fonte: Infood