Com uma articulação para trazer de volta as empresas ao município e a recuperação da economia, a cidade de Barueri registrou 3.488 novas pessoas jurídicas apenas no ano passado. O total corresponde a cerca de nove novos negócios por dia e indica uma melhora na confiança de investidores com a cidade. Um ano antes, a estimativa não oficial é de que foram instaladas 1.200, o que indica um crescimento de 190% em um ano.
Do total, o setor de serviços ainda é soberano e tem sido um dos principais indicadores do PIB barueriense. Do total, 76,74% dos novos negócios vêm deste segmento, seguido do comércio com 21,89% e da indústria com 1,37%. A mudança no cenário tem sido comum na região, onde os serviços passaram a concentrar boa parte do faturamento das cidades.
Também faz parte da facilidade em montar novos negócios, em especial as pequenas e micro-empresas (MEI). Ações Com a chance de perder recursos com a mudança no ISS, a prefeitura de Barueri afirma que tem buscado meios para atrair novos negó- cios. Entre as ações estão as visitas a empresá- rios de outras cidades e estados e a parceria com o programa Investe SP, do governo do estado.
O município também tem buscado divulgar a estrutura para os empresários. “A gente incute que Barueri é um lugar muito melhor do que qualquer outra cidade para se fazer negócio, e essa afirmativa é verdadeira”, comentou o secretário de Indústria, Comércio e Trabalho, Joaldo Macedo, o Magoo.
A cidade, por exemplo, tem participado de eventos empresariais e rodadas de negócios em outras cidades e da Feira do Empreendedor do Sebrae no Anhembi, para divulgar sua infraestrutura. O município também tem realizado a prospecção de novas empresas.
Fonte: Folha de Alphaville / Foto: Jorge Alexandre