Um restaurante ou comércio gastronômico precisa de muito mais do que uma boa comida para ser considerado um exemplo de sucesso.
Assim como todas as empresas do planeta tiveram que se atualizar e acompanhar ao novo ritmo do século, o Marketing gastronômico também teve. Aliás, este é um ponto que poucos se importavam até um bom tempo atrás e por isso que hoje, não são lembrados.
Para impulsionar seu negócio gastronômico, seu estabelecimento não deve oferecer apenas comida, mas também um conceito.
Nós mostraremos os pontos principais para impulsionar seu negócio gastronômico com dicas e estratégias que unem o melhor dos dois mundos, o físico e o digital. Vamos lá!
O básico é a base do sucesso
Comecemos pelo mais simples, porém essencial. O tratamento ao cliente.
Deixe claro para sua equipe que tratar bem seus clientes não é algo corriqueiro, mas obrigatório. Isso não deve ser passado de forma pesada, pois também não favorece sua relação com seus empregados.
Todos devem entender que esse tipo de pensamento fará com que o negócio cresça e seja notado de forma positiva e o seu crescimento também é o crescimento dos seus funcionários. Insira uma filosofia positiva e agradável tanto para seus clientes quanto para seus funcionários.
Esteja nos eventos
Eventos são um grande outdoor para seu negócio.
Festivais e eventos gastronômicos impulsionam seu negócio fortemente. Realizando um bom atendimento e oferecendo uma boa experiência gastronômica, com certeza seu negócio será descoberto e indicado por novas pessoas. Aumentando seu alcance e relevância no cenário gastronômico.
Esse é o momento para levar um cardápio resumido com, no máximo, 1 entrada, 1 prato principal e 1 sobremesa. Você pode comercializá-los em um combo ou separadamente.
Assegure-se da qualidade da comida, do sabor e da compatibilidade entre as condições ambientais do evento (ar livre, duração, clima, entre outros) com aquilo que servirá.
Realize ações beneficentes
Uma ótima forma de impulsionar seu negócio gastronômico é ser reconhecido não só pela boa comida, mas também pelas boas ações.
Estamos no século 21. Não há mais espaço para empresas que prejudicam vorazmente o meio ambiente e não possuem consciência social. Realizar ações beneficentes fará com que pessoas queiram se envolver na causa apresentada.
Fazendo isso, as pessoas não só o conhecerão como também irão lhe dar suporte para que eventos como esse ocorram mais vezes.
Esta é uma ótima forma de atrair novos clientes de diferentes nichos, além de ajudar causas importantes.
Use o mundo digital
Você provavelmente já tirou foto do que iria comer para postar nas redes sociais. As pessoas fazem isso agora, é um novo hábito. Use isso a favor do seu negócio.
Crie desafios fotográficos e recompensas por compartilhamento. Fazer com que as pessoas gerem interações nas redes sociais apresentando seu restaurante para as outras é a melhor forma de validação social possível. Além de ser divertido, irá impulsionar seu negócio gastronômico de uma forma escalável.
Incentive os usuários do Instagram com mais de 500 seguidores a postarem uma foto que mencione seu restaurante (uma hashtag, o check-in do Facebook ou uma publicação similar) e recompense-os com uma experiência gratuita! Afinal, eles anunciaram seu restaurante para 300 clientes em potencial – de graça!
Fica claro que para impulsionar seu negócio gastronômico é necessário trabalhar no conceito do seu restaurante/estabelecimento. Criar algo que seja interativo, compartilhável, divertido e memorável fará com que seus clientes saibam onde eles mais gostam de comer a comida favorita. No lugar favorito.
FONTE – Foode Magazine