Um novo tipo de hamburgueria está chegando a São Francisco. A Creator, antes conhecida como Momentum Machines, servirá hambúrgueres (de apenas US$ 6!) que são preparados, grelhado e montados sem nenhuma ajuda humana. Por mais que haja outras lanchonetes na cidade que estejam amadurecendo a ideia de uma experiência com interação humana mínima, como a Eatsa ou o Café X, a Creator leva automação para outro nível.
A ideia é instalar um burger-bot com cerca de 4 metros no centro da lanchonete, que utilizará uma variedade de sensores e computadores para produzir mais de 130 lanches por hora. O funcionamento é simples: após receber o pedido, o robô começa a preparar o hambúrguer – ele cortará os ingredientes, ralará o queijo e cozinhará o próprio hambúrguer para, no fim, montar o lanche.
De acordo com o fundador da Creator, Alexandros Vardakostas, a invenção de sua empresa poderá economizar até US$ 90 mil por ano em treinamento, salários e despesas gerais. No início da empresa, Vardakostas acreditava que o robô tomaria o lugar de funcionários humanos. Mas agora, em 2018, o fundador parece ter mudado um pouco de ideia. “Não falar com alguém me parece distópico. Estamos em um ponto que não acreditamos que é possível automatizar a criatividade humana e a interação social […] Nosso futuro utópico é aquele em que há mais criatividade e mais interação social, enquanto os membros da equipe também se tornam mais criativos e sociais”, diz.
Por enquanto, o burger-bot não pode fazer o trabalho de uma lanchonete inteira sem a ajuda de seres humanos. Embora o robô elimine a necessidade de cozinheiros e ajudantes da linha de montagem, ele ainda precisa de atendentes humanos para anotar os pedidos, entregar os lanches e bebidas e reabastecer seus ingredientes.
Além disso, o robô dará oportunidades para os funcionários da hamburgueria avançarem em posições melhores do que atendentes e cozinheiros. Com o burger-bot, os funcionários poderão aprender sobre manutenção e reparo de robôs e, consequentemente, trabalhar em outras funções e aumentarem seus salários. Essa é a promessa da empresa, que deixará os funcionários livres por uma parte de seu tempo para tal.
A empresa está oferecendo ingressos para ver o burger-bot em ação antes da abertura oficial da lanchonete – que acontecerá em setembro. Porém, a procura pela hamburgueria é tamanha que eles já estão esgotados até julho. Além disso, a partir do dia 27 desse mês, a empresa abrirá as quartas e quintas-feiras para receber visitantes na hora do almoço.
Fonte: StartSe