Um atendimento de excelência é essencial para agradar e fidelizar seus hóspedes e, consequentemente, aumentar as reservas do hotel. Sendo assim, os recepcionistas do seu meio de hospedagem devem ser muito bem treinados e extremamente cordiais e educados com os hóspedes. Afinal, será com eles o primeiro contato do cliente e, muitas vezes, a primeira impressão é a que fica.
A seguir, confira algumas habilidades que todos os recepcionistas devem ter!
Agilidade: os profissionais precisam ser ágeis em suas ações com os clientes, resolver problemas, sanar dúvidas e fazer o que for preciso para acomodar e atender com excelência os hóspedes.
Empatia: é preciso lidar com os sentimentos dos hóspedes, que podem chegar estressados ou insatisfeitos por algum motivo. Por isso, se colocar no lugar do outro é uma das grandes aptidões que os recepcionistas precisam ter para passar confiança e tranquilidade na hora de lidar com todos os casos.
Organização: mais uma habilidade fundamental para estes profissionais que precisam lidar com muitas demandas de uma vez. Neste caso, um sistema de gestão pode ser um aliado do recepcionista, já que facilita na busca de informações.
Paciência: andando ao lado da empatia, assim como educação e respeito, os recepcionistas devem saber lidar de maneira amigável com todas as situações diárias.
De maneira geral, os recepcionistas precisam desempenhar seu trabalho com tranquilidade, transmitindo aos hóspedes um sentimento de confiança. Por isso, para que os recepcionistas do seu hotel sejam exemplares, ofereça treinamentos, orientações, palestras e cursos para o desenvolvimento dessas habilidades.