O Instagram conta com cerca de 50 milhões de usuários ativos no Brasil, o que faz da rede brasileira a segunda maior do mundo, perdendo apenas para os EUA. Um total de 95 milhões de fotos são compartilhadas diariamente na plataforma em todo o mundo. A rede social, que pertence ao Facebook, é uma das plataformas de mídia social mais populares do mundo.
E o Instagram pode ser um bom jeito de ajudar o seu restaurante – sendo capaz de atrair novos clientes e impulsionar suas vendas. Na busca por alguns dos 1,2 bilhões de likes que são dados diariamente pelos usuários da rede, o seu restaurante precisa ter um olhar atento ao Instagram, evitando alguns erros comuns.
Confira algumas dicas e os principais erros em relação ao uso do Instagram para negócio por parte dos restaurantes.
Dicas:
- Não se limite somente à comida: claro que você quer mostrar a sua comida para os clientes, mas se sua conta no Instagram mostrar pratos de comida foto após foto, os clientes vão ficar entediados. É importante tirar outros tipos de foto que mostrem personalidade e façam sua conta mais interessante, como fotos de decorações, funcionários e promoções.
Holy Pasta Food Truck divulga seu próximo destino com foto da equipe
- Use hashtags: não se esqueça do poder das hashtags! Assim como no Twitter, as hashtags podem ajudar os clientes a encontrar o seu restaurante. Todos os usuários que estiverem olhando por uma tag escolhida por você (#brasil, #food, etc.) vão olhar para a sua foto.
O restaurante D.O.M. não possui uma conta no Instagram, mas uma hashtag é usada por clientes divulgando a casa
- Ofereça promoções aos seus seguidores: dê aos seus clientes uma razão para eles te seguirem. Compartilhar fotos é bom, mas garanta que seus clientes estejam recebendo algo em troca. Muitas empresas divulgam fotos de suas novas promoções ou compartilham códigos promocionais.
- Pergunte aos seus seguidores: é importante engajar os clientes e encorajá-los a compartilhar. Um jeito de se fazer isso é perguntando e incentivando os consumidores a responder em forma de foto, utilizando alguma hashtag especial.
Foto do prato do Holy Pasta provoca os consumidores para interagir: Você conhece?
- Use boas fotos: isso pode soar óbvio, mas é um tópico muito importante. Garanta que suas fotos estejam com a melhor iluminação possível. Fotos que não sejam atraentes não farão você ganhar mais seguidores e novos clientes. Você não precisa, necessariamente, contratar um fotógrafo profissional, mas é preciso garantir que suas fotos estejam boas.
Foto da entrada do restaurante D.O.M. postada na hashtag #domrestaurante
- Interaja: siga restaurantes parecidos com o seu, assim como amantes de comida na sua região. Se um novo usuário seguir você, não se esqueça de interagir com ele.
- Monitore: monitore as marcações e hashtags do seu restaurante. Além disso, é possível ver qual é o melhor horário para você fazer a postagem das fotos do seu restaurante através do Statigr.am. (http://iconosquare.com/instagram-statistics)
Além da hashtag holypastafoodtruck, o Holy Pasta também usa o #vem para rua, #naruaehbemmaisdahora e #foodtruck
Erros:
- Ser inativo: o Instagram é, nesse caso, igual a qualquer outra rede social: não faz sentido usá-lo se você não é um usuário ativo. Uma conta raramente atualizada pode fazer o seu restaurante parecer preguiçoso ou despreocupado. É preciso postar regularmente.
- Postar o mesmo conteúdo: se o seu Instagram possui apenas as mesmas fotos que aparecem no Facebook e no Twitter do seu restaurante, qual é o sentido? Por que alguém seguiria o seu perfil? Garanta que sua conta ofereça coisas novas.
- Fotos ruins: Você quer atrair os seus clientes, não mantê-los longe do seu restaurante.
- Não oferecer nenhuma novidade: o Instagram é um bom jeito de mostrar um outro lado do seu negócio. Se você não estiver mostrando nada de novidade ao seu cliente, você não está aproveitando a rede social do melhor jeito. Tire fotos dos bastidores, coisas que estão acontecendo no bairro. Os clientes querem perceber quem você realmente é.
Instagram para empresas
https://business.instagram.com/
Fonte: Infood