A gestão de bares e restaurantes é um desafio para muitos gerentes. Apesar de dominarem os aspectos técnicos do negócio, pode ser bastante complicado gerenciar aspectos como fluxo de caixa, estoques, gestão de pessoas ou planejamento das operações.
Entretanto, acertar na gestão de bares e restaurantes é fundamental para construir um caminho de sucesso. E neste artigo você pode conferir as principais dicas para otimizar essa rotina!
7 dicas para otimizar a gestão de bares e restaurantes
1. Foque no atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é, sem dúvida, a coisa mais importante em que um gerente pode se concentrar. Excelente comida e uma decoração elegante são bons atributos, mas se o atendimento ao cliente for ruim, os clientes podem não retornar.
Isso engloba toda a experiência no seu negócio: quem atende o cliente na porta, quanto tempo eles esperaram até serem atendidos, quanto tempo leva para processar sua fatura. Os gerentes devem enfatizar a importância do atendimento ao cliente de alto nível para os funcionários. Aqueles que têm problemas com isso devem ser treinados. Os clientes sempre voltarão se tiverem gostado do serviço geral.
2. Defina expectativas claras
Cada funcionário deve saber seu lugar exato na estrutura do restaurante e as funções que vêm com ele. Isso não só garante que eles sejam feitos melhor e dentro do prazo, mas também reduz a carga de trabalho dos gerentes e permite que supervisionem melhor os funcionários.
3. Busque uma comunicação eficaz
Sem comunicação efetiva, as operações da estrutura entrarão em colapso. A gerência do restaurante deve garantir que os canais estejam abertos e sejam rápidos para transmitir informações. Se, por exemplo, um determinado item do cardápio acabar, a equipe deve comunicar isso rapidamente para os responsáveis. Os clientes podem, então, ser informados sobre o que está disponível em tempo real.
4. Planeje as operações
Claro, um gerente não pode prever o que acontecerá no futuro. Ainda assim, não faz mal estar o mais preparado possível. Existem muitas variáveis que podem afetar as operações do restaurante, e tê-las em mente prepara você para elas. Isso pode incluir alimentos sazonais, mudanças de menu, mudanças de pessoal, inventário, possível competição e tendências diferentes. Ter um plano claro evita que a administração tome decisões reativas que podem prejudicar o restaurante.
5. Treine a equipe
A importância e os benefícios de uma equipe bem treinada não podem ser subestimados. O treinamento ajuda a definir os padrões de trabalho que os funcionários devem cumprir. Ele também define um padrão consistente na qualidade dos serviços prestados. Os clientes sabem o que esperar da equipe, portanto, atender às suas expectativas aumentará os níveis de satisfação do cliente.
6. Gerencie corretamente o estoque e as finanças
Para a maioria dos proprietários e gerentes de restaurantes e bares, a parte agradável do trabalho gira em torno de agradar os clientes. Porém, a contabilidade e processamento de números também é fundamental para o sucesso.
Quando falamos sobre a gestão de bares e restaurantes, o controle do estoque e das finanças não pode ficar de fora. Essas rotinas garantem que o estabelecimento se mantenha em funcionamento e possa atender os clientes com eficiência.
Por melhores que sejam os produtos vendidos e o atendimento ao cliente, um restaurante que não possui as finanças organizadas pode ter sérios problemas. Da mesma forma, uma gestão do estoque ineficaz leva a custos desnecessários e pode impactar no atendimento ao cliente.
7. Invista em uma solução digital
Atualmente, a administração das empresas possui uma relação muito próxima com a tecnologia. E na gestão de bares e restaurantes isso não é diferente. Investir em um software pode ser a melhor forma de otimizar esses processos.
FONTE: GDoor