Uma das maiores franquias independentes do McDonald’s no mundo, a Arcos Dorados, com sede em Barueri, divulgou recentemente que pretende abrir 120 novas lojas até o fim de 2024. O número representa crescimento de 10% em relação ao total atual. O valor estimado para investimento no mercado brasileiro é de R$ 1 bilhão, cerca de 30% do valor separado para toda a região como um todo (US$ 650 milhões). A marca opera os restaurantes do McDonald’s na América Latina e no Caribe
Nas lojas programadas para o Brasil, 90% contarão com drive-thru, formato de atendimento que ganhou força na pandemia. E o delivery e a retirada em loja devem continuar a crescer, mesmo com a vacinação e o relaxamento do distanciamento social, prevê o mercado de delivery.
Segundo Paulo Camargo, presidente do McDonald’s no Brasil, 50% das vendas da empresa passam por canais digitais. “E a gente viu isso em pesquisa: o cliente, ao pedir pelo celular, consegue controlar como vai pedir, pagar e onde vai comer. Entendemos, finalmente, que essa decisão deveria ser do consumidor, e não do McDonald’s”, afirma Camargo.
“Méqui”
Ao adotar o apelido “Méqui”, maneira como os brasileiros se referem à rede, a companhia se reaproximou do consumidor. Resultado: de 2018 para cá, a empresa viu sua fatia no setor passar de 36,9% para 41,6%, segundo a pesquisa Crest, que analisa as nove maiores redes de restaurantes do País. “Se a gente voltar no tempo, não estávamos muito bem, a gente estava perdendo market share (fatia de mercado)”, diz o executivo.
Outra ação de marketing fundamental para ganhar mais força no mercado foi a reforma de restaurantes, com a instalação de totens tecnológicos. Além disso, funcionários passaram a atender o cliente na mesa.
*Com informações do portal “CNN Brasil”
FONTE: Giro/SA