A administração financeira do negócio envolve estudo de duas variáveis fundamentais, que é o dinheiro e o tempo. Além disso, a boa prática da gestão financeira requer o domínio de conceitos técnicos, como lucro, fluxo de caixa e custo.
Este texto apresenta os principais conceitos relevantes para a gestão financeira do negócio, discutindo o uso no ambiente de bares e restaurantes.
Ao analisar o desempenho do nosso negócio, três grandes visões moldam a forma de processar os números:
- O patrimônio cuida dos registros de bens, direitos e obrigações.
- O resultado apresenta a evolução da riqueza e do patrimônio.
- O caixa é representado pelo dinheiro disponível na empresa.
1) Patrimônio
A riqueza da empresa precisa ser medida e acompanhada. Seus bens, direitos e obrigações devem ser devidamente apurados e controlados.
2) Caixa
A empresa deve ser capaz de efetuar o pagamento de suas obrigações. Assim, é preciso fazer um acompanhamento correto dos recursos em posse da empresa, representados no caixa.
3) Resultado
Do ponto de vista dos sócios e acionistas, a empresa precisa dar lucro e este lucro precisa ser monitorado e devidamente calculado.
Qualquer movimentação relativa a bens, direitos ou obrigações feitas durante as operações do negócio deve ser registrada e controlada, sendo resumida sob a forma de um Balanço Patrimonial ao final de um determinado período de tempo, geralmente um ano fiscal.
No caso de um restaurante, o balanço apresenta os bens (dinheiro em caixa, dinheiro no banco, estoques, equipamentos e utensílios), os direitos (aplicações financeiras, valores a receber de clientes ou administradoras de cartões de crédito) e as obrigações (empréstimos, financiamentos, salários, encargos ou benefícios devidos a funcionários).
A riqueza da empresa é resultado da soma de bens e direitos menos as obrigações.
O Balanço Patrimonial reflete estaticamente a posição do patrimônio em um dado momento, sendo constituído de três elementos distintos, apresentados como:
- Ativo: consiste no conjunto de bens e direitos da empresa;
- Passivo: conjunto de obrigações da empresa;
- Patrimônio Líquido: representa o volume de recursos pertencentes aos sócios.
Bens e direitos podem ser divididos em dois grandes grupos:
- Ativos de giro (o dinheiro ou os estoques).
- Ativos estruturais (móveis, utensílios ou equipamentos).
Na coluna do passivo podemos apresentar a relação das dívidas ou obrigações e a riqueza.
Ativo
Os ativos de giro apresentam recursos em constante movimentação, que podem ser bens de giro, como o dinheiro que temos em caixa ou no banco e os estoques, ou direitos de giro, como os valores que temos a receber das administradoras de cartões de crédito. Os ativos estruturais apresentam os recursos que são empregados na estrutura da operação, tais como imóveis, móveis, veículos e utensílios.
Como os ativos de giro apresentam uma movimentação mais intensa, eles devem ser priorizados na gestão do negócio. É de fundamental importância para o sucesso de um restaurante saber controlar os seus estoques e saber prever a movimentação do caixa, tópicos que serão discutidos com maior profundidade nos outros textos relacionados a este tema.
Passivo
Obrigações. Representam as dívidas, tudo o que é devido e que precisará ser quitado.
Patrimônio Líquido. Corresponde à riqueza existente no negócio. É igual ao total dos ativos (bens + direitos) menos o total das obrigações.
Fonte: Sebrae