Em 2/6, o presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, Edson Pinto, como membro do CONTURESP (Conselho Estadual de Turismo), participou da Oficina de Planejamento para Retomada do Turismo do Estado de São Paulo, que aconteceu via plataforma Zoom. O convite partiu do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Turismo, que vem dando andamento na formulação do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Paulista – Retomada. Para isso, representantes do setor de turismo ajudam a planejar e traçar estratégias para um retorno responsável das atividades.
Na quarta-feira, 3/6, foi a vez de Edson Pinto participar de reunião virtual do Comitê Empresarial Econômico, que contou com o governador do estado de São Paulo, João Dória, e do secretário de Turismo, Vinicius Lummertz, além de demais secretários do estado e entidades empresariais. Na pauta, o cálculo dos critérios de avanço das cidades nas fases de reabertura da atividade econômica previstas pelo Plano São Paulo.
O presidente Edson destacou sua preocupação com a timidez do plano de reabertura e com a segurança alimentar da população. “Com a volta de milhões de trabalhadores às ruas e os restaurantes fechados, onde essas pessoas vão se alimentar de forma segura, saudável e ao preço de um ticket refeição?”, indagou o presidente.

No mesmo dia, o presidente participou de reunião com o secretário de Turismo, Vinicius Lummertz, representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Desensolve SP, além das principais entidades do turismo, para discutir crédito para capital de giro do setor.
Na reunião, Edson falou sobre as dificuldades impostas pelos bancos na liberação de crédito principalmente para os pequenos e micros empresários. “As exigências impostas pelos bancos é uma forma de recusa ao empréstimo solicitado por esse empreendedor. Além disso, o FUNGETUR e o PRONAMP, novas linhas de crédito, devem vir com um fundo garantidor de crédito, ou seja, o governo deve assumir parte do risco e os bancos não podem exigir garantias reais”, argumentou o presidente.
A Secretaria de Turismo criou na ocasião um Grupo de Trabalho para encaminhar as questões discutidas e o Presidente Edson Pinto será um dos membros.