Nesta terça-feira, 29/08, o presidente do SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, Edson Pinto, prestigiou o lançamento do Protocolo “Não se Cale”, na cidade de Osasco, que visa enfrentar o assédio e a violência sexual contra as mulheres. O evento foi uma realização da Prefeitura de Osasco, através da Secretaria Executiva de Política para Mulheres e Promoção da Diversidade.
Destinado a bares, restaurantes, casas noturnas, de espetáculos, festas, de eventos e similares, o “Protocolo Não se Cale” visa combater o assédio e a violência sexual nestes estabelecimentos, que deverão adotar algumas medidas, como afixação de cartazes em locais de fácil visualização informando que o local está apto para atender mulheres em situação de risco, assim como capacitar seus funcionários através de curso gratuito do Governo do Estado de São Paulo.
No evento, Edson, que fez parte da composição da mesa, pode falar sobre o posicionamento do sindicato empresarial em relação à medida. “Somos o ambiente mais democrático que existe na sociedade e a gente faz questão de ser assim: um ambiente hospitaleiro e harmônico, onde interesses e pessoas se respeitam. Osasco está entre os primeiros municípios que encampam a nova legislação estadual, que obriga nossos estabelecimentos a darem proteção adicional às mulheres que se sintam em situação de risco. Essa lei é para todos! Em briga de marido e mulher se mete a colher, sim! Por isso, nosso papel, enquanto cidadãos, também é fiscalizar e identificar qualquer situação de risco a uma mulher. Chame a polícia, o gerente ou um funcionário do estabelecimento, que deverão se capacitar para lidar com essas situações. Agressores de mulheres não ficarão impunes em nossos estabelecimentos. Entendemos que isso se trata de um avanço civilizacional”, afirmou Edson.
O presidente Edson Pinto vem conversando com o Prefeito de Osasco, Rogério Lins, e com a Secretária Débora Lapa, sobre a edição do Decreto em Osasco.
O vice-presidente do SinHoRes, Paulo César Andrade; a Gerente Executiva, Alice Fernandes; e o Coordenador Jurídico, Marcel de Lacerda Borro, também prestigiaram o lançamento do protocolo.