A rotatividade dos colaboradores pode ser um desafio para o seu negócio. A seguir, confira algumas dicas para diminuir a rotatividade dos garçons em seu restaurante e retenha os melhores profissionais!
1 – Seja criterioso ao contratar
Parece óbvio, mas a escolha do profissional que atenderá o público do seu estabelecimento deve ser criteriosa. Além das habilidades profissionais exigidas para a função, esteja atento a outras habilidades pessoais.
Para isso, tenha um processo de seleção bem definido com as principais funções exigidas mapeadas!
2 – Salários competitivos
Pagar salários justos e competitivos pode ser uma boa estratégia para reter os melhores colaboradores. Além disso, mantenha o pagamento em dia e respeite o repasse das gorjetas.
Faça uma pesquisa para identificar a média dos salários e chegue a um valor que faça sentido para sua empresa e os candidatos. Vale a pena também investir em benefícios, como vale-refeição e transporte, flexibilização do horário de trabalho, descontos em produtos e serviços, entre outros.
3 – Ofereça treinamentos e capacitações
Garanta que sua equipe seja excelente no atendimento ao cliente investindo em treinamento e capacitação. Faça também reuniões periódicas para compartilhar boas práticas e aponte também comportamentos que precisam ser melhorados.
4 – Mantenha sua equipe motivada
Um profissional insatisfeito pode resultar em um péssimo atendimento ao cliente. Para mantê-los motivados, dê feedbacks constantes e recompensas satisfatórias para metas individuais factíveis. Funcionário que trabalha motivado, trabalha mais feliz e se sente mais valorizado!
5 – Ofereça boas condições de trabalho
Disponibilize ferramentas adequadas para o trabalho de sua equipe e mantenha o ambiente agradável. Atenda as necessidades básicas no ambiente de trabalho; ofereça uniformes, locais para refeições e descanso e materiais para higiene.