Se você possui um restaurante, sabe que ter a melhor comida é essencial para seu reconhecimento e crescimento, mas como você pode possuir a melhor comida e conseguir o melhor lucro?
Atualmente, já possuímos diversas estratégias e meios de cativar nossos clientes e gerar consideráveis lucros aos restaurantes. Para isso, você terá que além de conhecer seu cliente, saber como ele se comporta.
O comportamento humano tende a seguir um padrão e quando falamos sobre consumir, a maioria possui os mesmos traços de ação, seja quem for. Entender isso te tornará capaz não apenas de agradar mais sua clientela, como também permite que você aumente o lucro do seu restaurante, sabendo oferecer seus pratos e seu conceito.
Aqui vão algumas dicas e truques para aumentar o lucro do seu restaurante:
Aplique um plano de marketing
Hoje em dia, estar no digital é tão importante quanto ter seu restaurante físico. Praticamente 90% das pessoas que frequentam seu estabelecimento tem rede social, para não dizer todos.
Utilizar uma equipe de marketing profissional no seu negócio fará uma diferença enorme. Saber promover eventos, anunciar promoções e criar interações com seus clientes pelas mídias sociais fará com que eles sintam ser parte do seu restaurante. Isso irá criar empatia e lembrança que resulta em lucro.
Com certeza, seus clientes lembrarão mais do restaurante que interagiu com eles no Instagram, por exemplo, do que o que visitaram no mês passado que nem se lembram o nome.
Cardápio
Como mencionamos, saber como seus clientes se comportam será o fator chave para aumentar o lucro do seu restaurante. Por exemplo, os restaurantes que conhecem técnicas de scanpaths, que é a análise de como os olhos das pessoas analisam conteúdos, nesse caso, a direção que os olhos se movimentam pelo menu, estão um passo à frente.
De acordo com um estudo coreano, um terço dos participantes é propenso a aceitar a sugestão do primeiro item para o qual a sua atenção é direcionada. Como resultado, os restaurantes vão colocar os itens mais rentáveis no canto superior direito, porque é onde os olhos das pessoas focam primeiro.
Esta estratégia baseia-se num princípio cognitivo humano, descrito na psicologia, que observou que as pessoas se lembram melhor dos itens no início de uma lista.
Não use cifrão
É um hábito comprovado que colocar cifrão ao lado do prato oferecido no cardápio causa retração ao cliente. Isso quer dizer que ao ver o símbolo do dinheiro, será remetida a sensação negativa de gasto, então o cliente pensará duas vezes antes de decidir pelo prato.
De acordo com uma pesquisa da Escola de Administração Hoteleira da Universidade de Cornell, os hóspedes que recebem um menu sem cifrões gastam significativamente mais do que aqueles que recebem um menu com eles.
Seu prato mais caro, vende o seu prato mais barato
Uma estratégia altamente eficaz para se usar em seus cardápios é apresentar os pratos mais caros primeiro. Isso fará com que seu cliente decida olhar mais para ver se há variação de valores e para a felicidade dele, haverá.
Dessa forma, você faz com que seu cliente queira pratos que aparentemente são mais baratos, mas são apenas “menos caros”. É um meio eficaz de aumentar o lucro do seu restaurante e manter rotatividade nos pratos.
FONTE – Food Magazine