A FHORESP, o Aregala Internacional e o Cozinheiros Sem Fronteiras oferecem cursos gratuitos na área de gastronomia e hospitalidade ao longo do ano de 2018.
A FHORESP – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo fundada em 17 de setembro de 1987, é a entidade que representa 24 sindicatos Regionais no Estado de São Paulo e congrega atualmente 350.000 associados.
Vale destacar que a proposta da FHORESP é desenvolver ações no âmbito estadual que beneficiem seus associados, tais como: orientação aos proprietários de hotéis, bares e restaurantes, consultoria jurídica, consultoria fiscal, criação e promoção de cursos de capacitação na área, normatização do setor e demais ferramentas que proporcionem a otimização dos recursos e a promoção social.
O Aregala Internacional foi fundado em 1992 com o objetivo de integrar toda a gastronomia da América Latina. Atualmente está presente em diversos países que vão além da América-Latina, como Argentina, Bolívia Brasil, Canadá; Colômbia, Costa Rica, Chile, Dubai, Espanha, Equador, Egito, Itália, França, Holanda, EUA, México, Paraguai, Perú, Turquia e Uruguai e muitos outros.
E faz parte da rotina do Aregala Internacional realizar periodicamente festivais gastronômicos nas principais cidades de Latino América com apresentação de congressos, conferências e aulas magnas de renomados chefes, maîtres, sommeliers, bartenders, enólogos, professores e consultores gastronômicos.
E a FHORESP e o Aregala Internacional se uniram para oferecer uma ampla programação dos cursos gratuitos na área de gastronomia e hotelaria que já inclui mais de 30 aulas, dos mais diferentes assuntos. Gestão de pessoal, marketing, gestão financeira, técnica de serviço, higiene e manipulação de alimentos e muitos outros temas importantes.
Com os cursos gratuitos na área de gastronomia e hospitalidade é esperado que cerca de 1.500 profissionais da área sejam certificados!
Confira a programação completa dos cursos oferecidos:
1 – Gestão Geral de Hotéis, Restaurantes e similares (Carga Horária: 3 horas)
Proporcionar subsídios básicos para o desenvolvimento pleno de Gestão Geral de Hotéis, Restaurantes e Similares.
Recursos Humanos; Cardápios e Serviços; Planejamento Estratégico; Marketing de Serviços; Administração Financeira; Dinâmicas de Grupo.
2 – Gestão de Recursos Humanos de Hotéis, Restaurantes e Similares (Carga Horária: 4 horas)
Subsidiar empresários, gerentes e demais interessados nos conceitos e aplicações da teoria de recursos humanos em empreendimento de hospitalidade.
Conceitos fundamentais; Recrutamento, Seleção, Ambientação e Treinamento; Carreira, Motivação e Liderança; Apresentação e Discussão de Casos; Dinâmicas de Grupo.
3 – Gestão de Marketing de Hotéis, Restaurantes e Similares (Carga Horária: 4 horas)
Apresentar os principais de marketing e suas aplicações práticas nas empresas do mercado de hospedagem e alimentação.
Conceitos e Princípios de Marketing; Produtos/Serviços, Preços, Pontos de Distribuição/Comunicação; Apresentação e Discussão de Casos; Dinâmicas de Grupo.
4 – Gestão Financeira de Hotéis, Restaurantes e Similares (Carga Horária: 4 horas)
Identificar os conceitos fundamentais da Gestão Financeira contemporânea em empreendimentos na área de hospitalidade e gastronomia.
Aspectos Conceituais; Estimativa de Receitas; Previsão de Despesas; Controle de Custos; Ponte de Equilíbrio; Análise e Resolução de Casos Práticos.
5 – Técnicas de Serviços – Garçom – Básico (Carga Horária: 8 horas)
Apresentar os principais conhecimentos, habilidades e atitudes para a excelência dos serviços básicos de garçom.
Perfil do Garçom Contemporâneo; Técnica de Atendimento e Serviços; Regras Básicas de Higiene; Relação com o Cliente; Mise-En-Place; Serviços de Bebidas; Serviços de Alimentos; Práticas e Dinâmicas de Grupo.
6 – Técnicas de Serviços – Garçom – Intermediário (Carga Horária: 8 horas)
Fornecer subsídios, atualização e aperfeiçoamento enquanto técnicas de serviços de garçom.
Aspectos Básicos de Serviço; Comunicação e Expressão; Cardápios, Vendas e Serviços; Apresentação e Discussão de Casos; Dinâmicas de Grupo – Práticas e Teatralização.
7 – Higiene e Manipulação de Alimentos – Básico (Carga Horária: 4 horas)
Proporcionar informações básicas na área d4e higiene alimentar de acordo com a legislação vigente.
O que é alimento?; O que é um manipulador de alimento?; Segurança alimentar; Noções básicas de microbiologia e parasitologia; Doenças de Origem Alimentar; Boas práticas de manipulação; Higiene Pessoal; Higiene Ambiental; Higiene das Instalações; Higienização de utensílios; Higiene dos Alimentos; Recebimento de Mercadorias; Armazenamento.
8 – Vendas e Serviços de Vinhos – Básico (Carga Horária: 4 horas)
Fornecer os conhecimentos, habilidades e atitudes básicas para a melhoria contínua dos processos de vendas e serviços de vinhos.
Conhecimentos de Enologia; Harmonização de Vinhos com Alimentos; Como Vender Um Vinho?; Como Servi-lo?; Práticas e Dinâmicas de Atendimento.
9 – Técnicas de Serviço – Recepção Hoteleira – Básico (Carga Horária: 8 horas)
Apresentar os principais conhecimentos e habilidades de técnicas de serviço em recepção de hotéis e demais meios de hospedagem.
Introdução; Meios De Hospedagem – Classificação; Marketing Pessoal; Hospitalidade; Chegada do Hóspede – Recepção; Procedimentos de Recepção; Achados e Perdidos; Etapas de Reservas; Atitudes do Bom Profissional; Reclamações e Feedback; Alfabeto na Hotelaria; Práticas e Dinâmicas de Grupo.
10 – Vendas e Serviços de Coquetéis – Básico (Carga Horária: 8 horas)
Proporcionar subsídios básicos e práticas vivenciadas para a melhoria contínua das vendas e serviços de coquetéis em hotéis, restaurantes, bares e similares.
O que é um Coquetel?; Sua Breve História!; Como Vender Coquetéis e Aumentar o Faturamento?; Classificação Internacional de Coquetéis; Serviço de Coquetéis; Práticas e Dinâmicas de Grupo.
11 – Vendas e Serviços de Vinhos – Intermediário (Carga Horária: 8 horas)
Proporcionar conhecimentos, habilidades e atitudes para a melhoria contínua de vendas e serviços de vinhos através de informações estratégicas para a excelência de serviços.
Tipos de Uvas e Vinhos; Compra e Armazenamento de Vinhos; Carta de Vinhos; Práticas de Venda e Serviços de Vinhos.
12 – Vendas e Serviços de Coquetéis – Intermediário (Carga Horária: 8 horas)
Proporcionar a aprendizagem de novas técnicas para o aprimoramento contínuo da gestão e operação de vendas e serviços de coquetéis reconhecidos internacionalmente.
Carta de Coquetéis; Venda Otimizada de Coquetéis; Excelência de Serviços; Práticas de Vendas e Serviços de Coquetéis.
13 – Gestão Estratégica de Hotéis, Restaurantes e Similares (Carga Horária: 4 horas)
Apresentar os princípios e aplicações básicas do gerenciamento estratégico para o setor de hospitalidade destinado as atividades de hospedagem e gastronomia.
Aspectos Conceituais; Missão e Visão; Práticas e Dinâmicas de Gestão Estratégica; Dinâmicas de grupo e Análise de Textos.
14 – Gestão de Hospedagem (Carga Horária: 8 horas)
Atualizar e aperfeiçoar os conhecimentos e habilidades de gestão para a melhoria qualitativa dos serviços de recepção, governança e manutenção.
Aspectos Gerais de Hospedagem; Reservas, Portaria e Recepção; Governança e Manutenção; Liderança e Motivação; Dinâmicas de Grupo e Estudo de Caso.
15 – Gestão de Alimentos e Bebidas (Carga Horária: 8 horas)
Identificar os principais aspectos de gerenciamento da qualidade da área de alimentos e bebidas, das compras até o serviço final ao consumidor.
Aspectos Gerais de Alimentos e Bebidas; Compras, Recebimento e Estocagem de A&B; Produção, Vendas e Serviços de A&B; Dinâmicas de Grupo e Estudo de Caso.
16 – Atendimento e Serviços de Lanchonetes, Quiosques, Delivery e Similares (Carga Horária: 8 horas)
Desenvolver conhecimento, habilidades e atitudes que proporcionem melhor faturamento e lucratividade para este segmento específico de alimentação comercial.
Perfil do Atendimento Moderno; Postura e Comportamento Profissional; Marketing Pessoal e de Serviços; Dinâmicas de Grupo e Prática de Atendimento.
17 – Atendimento e Serviços de Bares, Cafés, Sorveterias e Similares (Carga Horária: 8 horas)
Desenvolver a aprendizagem de novas metodologias de trabalho que promovam a melhoria otimizada deste segmento gastronômico em plena expansão comercial.
Aspectos Conceituais e de Mercado; Tipologia de Bares, Cafés, Sorveterias e Similares; Cardápios e Serviços; Regras de Atendimento; Dinâmicas de Grupo e Práticas de Atendimento.
18 – Vendas de Alimentos e Bebidas (Carga Horária: 8 horas)
Capacitar profissionais e liderança de empreendimentos de gastronomia, hotelaria e similares nas principais técnicas de vendas de mais variados cardápios de alimentos e bebidas.
Conceitos e Princípios de Vendas; O Perfil do Vendedor de A&B; Comunicação e Relações Humanas; Dinâmicas de Grupo e Práticas de Vendas.
19 – Higiene e Manipulação de Alimentos – Intermediário (Carga Horária: 4 horas)
Capacitar os interessados nos principais conceitos técnicos envolvendo compras, rotulagem, preparo e serviços de alimentos de acordo com a atual legislação vigente.
Controle de saúde; Treinamento; Boas práticas das compras ao consumo; Rotulagem de alimentos embalados; Preparando o alimento; Servindo o alimento.
20 – Técnicas de Serviços Commis (Carga Horária: 20 horas)
Apresentar as principais técnicas e conceitos compreendidos no serviço de Commis para restaurantes, hotéis, clube, bares e similares, habitando-se rapidamente para o mercado de trabalho.
Mercado de Trabalho; Perfil Necessário; Responsabilidade no Trabalho; Apresentação Pessoal e Relações Humanas; Higiene no Trabalho; Transporte de Utensílios, “Mise-en-Place” e “Menage”; Tipologia e Práticas de Serviço.
21 – Técnicas de Produção de Tapioca (Carga Horária: 4 horas)
Capacitar os interessados nos principais conceitos e aplicações na criação de cardápios exclusivos de tapiocas.
Conceitos, Origem e Tipologia das Tapiocas; Normas e Procedimentos na Elaboração de Tapiocas; Sugestões Criativas para um Cardápio Diferenciado; Práticas e Degustações Técnicas.
22 – Etiqueta no Serviço de Restaurantes (Carga Horária: 4 horas)
Atualizar e aprimorar as técnicas de serviço de restaurantes através dos conhecimentos e habilidades da etiqueta contemporânea na área gastronômica.
Importância da Etiqueta à Mesa; Como se Portar; A Escolha do Restaurante; Tipos de Serviços; Conceitos Técnicos de Serviços; “Mise-En-Place”; O Uso dos Utensílios; Práticas e Dinâmicas em Grupo.
23 – Planejamento de Cardápios – Básico (Carga Horária: 4 horas)
Introduzir os interessados nos mais novos conceitos e tendências para a melhoria continua de planejamento de cardápios, resultados em melhores qualidades, faturamento lucratividade empresariais.
Aspectos conceituais; Fundamentos e princípios relevantes; Tendências e aplicações; Práticas e dinâmicas de grupo.
24 – Liderança em Turismo, Hotelaria e Gastronomia – Básico (Carga Horária: 4 horas)
Identificar, discutir e aplicar os mais novos conhecimentos e habilidades internacionais de liderança empresarial e profissional aplicados aos segmentos de gastronomia, hotelaria e turismo.
Aspectos Conceituais; O Papel do Líder; Liderança; Contratação de Empregados; Dinâmicas em Grupo.
25 – Como Montar um Empreendimento Gastronômico? (Carga Horária: 4 horas)
Proporcionar uma visão contemporânea e organização da montagem de um empreendimento gastronômico competitivo e inovador.
Aspectos Conceituais; Desenvolvimento do Projeto Técnico; Implantação; Dinâmicas em Grupo.
26 – Como Montar uma Pousada? (Carga Horária: 4 horas)
Capacitar e atualizar os interessados nos principais serviços de administração de uma pousada.
Aspectos Conceituais; Pesquisa de mercado; Viabilidade Econômico – Financeira; A construção; Como Montar e Administrar uma Pousada; Funcionamento da Pousada; Dinâmicas em Grupo
27 – Gestão de Carreira e da Empregabilidade (Carga Horária: 4 horas)
Demonstrar a aplicação dos conceitos internacionais de carreira e empregabilidade nos segmentos empresariais de gastronomia, hotelaria e turismo.
Conceitos Internacionais; Aplicações na Carreira; Aplicações de Empregabilidade; Exercícios e Dinâmicas de Grupo.
28 – Hostess – Básico – Recepcionista de Restaurantes (Carga Horária: 4 horas)
Introduzir os interessados na atividade profissional de hostess, recepcionista de restaurante nos principais aspectos conceituais e funcionais do mercado de alimentação comercial.
Aspectos Conceituais do Profissional Hostess; Abertura do Restaurante; Recepção do Cliente; Apresentação do Cardápio; Serviço ao Cliente; Práticas e Dinâmicas em Grupo.
29 – Empreendedorismo e Gestão de Negócios Inovadores (Carga Horária: 4 horas)
Capacitar e Atualizar os treinamentos nos aspectos conceituais e aplicações básicas de empreendedorismo gestão e inovação.
Aspectos Conceituais; Aplicações no Dia-a-Dia; Dinâmicas de Grupo; Estudos de Caso.
30 – Liderança em Turismo, Hotelaria e Gastronomia – Intermediário (Carga Horária: 4 horas)
Aperfeiçoar conhecimentos e habilidades na área de liderança empresarial e de gestão.
Liderança e Conceitos; Dinâmicas de Equipe; Estudos de Casos; Desenvolvimento de Aplicações do Conceito.
31 – Atendimento de Recepção em Hotéis, Restaurantes e Similares (Carga Horária: 3 horas)
Capacitar os profissionais de meios de hospedagem de empresas de turismo e alimentação nas principais técnicas de atendimento de recepção e hospitalidade contemporâneas.
Aspectos Conceituais; Dinâmicas de Grupo; Trabalhos em Equipe; Aplicações Práticas.
Para mais informações, os interessados podem ligar para o telefone (11)3327-2130.