Se o delivery se consolidou ainda mais durante a pandemia, o take away também é uma tendência que veio para ficar!
Um modelo moderno e que pode impactar positivamente a experiência do cliente, o take away é uma tendência que pode melhorar os resultados do seu estabelecimento, já que tem grande potencial para reduzir custos e aumentar a margem de lucro.
Mas, afinal, o que é o take away?
É um modelo de negócios em que o cliente faz seu pedido por aplicativo, WhatsApp ou telefone e, após o período de preparo estipulado pelo restaurante, o cliente retira o pedido na própria loja.
Para que o take away seja implementado em seu restaurante, vale avaliar alguns aspectos importantes, como o comportamento do seu público, aquele que já consome em seu estabelecimento; o público da sua região, se eles tendem a aderir a este modelo de compra; e modelos do seu segmento que deram certo.
No entanto, é importante lembrar que quando seu negócio abre aos clientes diversas possibilidades de realização do pedido, permitindo que a pessoa escolha a maneira que se sente mais à vontade, há maior chances para aumento de vendas e lucratividade.
A seguir, confira como implementar o take away!
Como implementar o take away no estabelecimento?
Cardápio mais simples
Assim como no delivery, no take away o cliente levará a comida para casa, o que requer mais cuidado com as opções de pratos oferecidos, já que nem toda refeição é apropriada para viagem. Além disso, tenha em mente diferentes tipos de embalagem para o transporte.
Os pratos do take away também deverão ser preparados com mais agilidade. Por isso, pense em ingredientes mais práticos e de execução fácil.
Cozinha organizada
Otimize as funções da sua cozinha para ter resultados mais efetivos. Para isso, o design da sua cozinha deve ser funcional para que a equipe trabalhe bem. Além disso, avalie quais são os materiais indispensáveis e não deixe que faltem em nenhum momento. Ter uma equipe apenas para organizar a limpeza da cozinha também é importante, assim como ter regras de conduta para todos os funcionários.
Além disso, é importante ter uma equipe responsável apenas para a entrega do take away.
Divulgação
De nada adianta seguir todos procedimentos para integrar o serviço, se não houver divulgação. Para isso, entenda seu público e parta para as redes sociais em que ele está presente. Aposte em conteúdos de qualidades e materiais que gerem engajamento e alcance. Aproveite estes espaços para divulgar suas promoções e as novidades.
Tecnologia
Por onde seus clientes farão o pedido? Pode ser pelo WhatsApp, telefone ou em aplicativos próprios de delivery ou do próprio restaurante. Analise em quais ferramentas o seu negócio tem mais retorno e invista nelas.