Um dos elementos que causam mais influência no negócio gastronômico é a equipe de restaurante. Afinal, eles são os principais responsáveis pelos processos e pela operação do estabelecimento.
E, para garantir que o atendimento mantenha o nível de excelência, é preciso deixá-los atualizados e motivados constantemente.
É essencial que, ocasionalmente, treinamentos sejam agendados na intenção de oferecer um serviço impecável e os resultados do negócio continuem sendo aprimorados e em evolução.
Além disso, reconhecer os esforços faz com que as equipes conquistem melhores resultados – e depende do gestor criar um ambiente acolhedor e de incentivo.
Comunicação é a chave do negócio
Como gerente de restaurante, evite ao máximo apresentar uma postura defensiva-agressiva para que sua equipe sempre se sinta à vontade para conversar, resolver casualidades de maneira tranquila e sem conflitos.
Mesmo que você acredite estar preparado para tudo e seus funcionários estejam motivados, seja um bom ouvinte.
Para saber gerenciar uma equipe, é necessário saber se comunicar, é importante ser compreensivo, educado e não possuir favoritismo com os colaboradores. Assim, será fácil todos aceitarem facilmente que são um time.
Resolva todos os problemas juntamente com os contratados do restaurante, encoraje-os a realizar críticas e sugestões, pois são os que mais possuem informações valiosas dos clientes.
Mostre a eles que juntos irão criar um ambiente cada vez melhor.
Mantenha os funcionários motivados
É difícil sentir-se motivado quando um faz o trabalho de três. A hierarquia na cozinha é necessária, pois a má divisão dos processos do restaurante e a ausência de diálogo são os principais fatores que levam à desmotivação.
Assumir cargos bem definidos e demonstrar que todos possuem uma grande responsabilidade em suas funções, irá ajudar a manter a conduta e profissionalismo de cada funcionário.
Mesmo que seja normal que membros da sua equipe de restaurante sintam-se como apenas uma peça de um todo, reúna todos os colaboradores e elimine o sentimento de “cada um é por si”.
Não permita que sua equipe seja dividida por receios pessoais ou imprudência de outro funcionário mais acomodado. Use sua posição de gestor para incentivar expressões e ideias, cobrar e lembrar da necessidade de união e comprometimento como um grupo.
Reconheça bons resultados e sugestões, comemore metas atingidas e lançamentos de sucesso. Isso pode ser feito através de pequenas festividades exclusivas ou até mesmo happy hour entre colegas, sendo um momento de descontração e afirmação de laços.
Invista no seu time: organize treinamentos
Todos os funcionários da equipe do seu restaurante precisam passar por treinamentos básicos, sejam eles de rotinas de segurança alimentar, limpeza e orientações para atendimento.
Esses treinamentos devem ser obrigatórios e rotineiros para garantir a padronização dos colaboradores e a harmonia no local de trabalho. Além disso, cada setor deve ter suas especificações para aprendizagem dos mais novos ou reforço profissional do veteranos, seguem alguns exemplos:
Treinamento da equipe de recepção e caixa
A equipe de recepção e caixa são times essenciais para o bom desenrolar da operação, portanto é preciso ter noções gerais sobre todos os aspectos do estabelecimento.
Realize o treinamento abrangendo:
- como recepcionar os clientes;
- conhecimento do plano de chão (números de mesa, área de barra, seções, etc.);
- tour do restaurante (para saber onde fica tudo: banheiros, estoque, frigobar, estações, etc);
- curso de etiqueta para atendimento em restaurante;
- normas de conduta;
- respeito à presença e à opinião do cliente;
- importância de possuir atenção;
- conhecimentos a respeito do cardápio;
- higiene;
- postura;
- cálculo básico;
- regras do restaurante;
- como trabalhar em equipe;
- atualizações a respeito de tendências, cardápio, regras, atendimentos; entre outros.
Treinamento da equipe de garçons
Para saber como treinar os garçons, é importante saber que alguns dos tópicos já mostrados acima também fazem parte do treinamento deles, como você verá na lista abaixo.
Contudo, há outros itens específicos, listados abaixo:
- técnicas apropriadas para servir;
- conhecimentos a respeito do cardápio;
- conhecimento específico de ingredientes para complementos e combinações;
- conhecimento de lista e de como servir vinhos;
- limpeza de mesas;
- higiene.
Além desses, é importante treinar aspectos já citados para a equipe de recepção e caixa, também, como:
- conhecimento do plano de chão (números de mesa, área de barra, seções, etc.);
- tour do restaurante (para saber onde fica tudo: banheiros, estoque, frigobar, estações, etc);
- curso de etiqueta;
- normas de conduta;
- postura;
- respeito à presença e à opinião do cliente;
- importância de possuir atenção;
- cálculo básico;
- regras do restaurante;
- como trabalhar em equipe;
- atualizações a respeito de tendências, cardápio, regras, atendimentos; entre outros.
Treinamento da equipe da cozinha
O foco do treinamento da equipe de cozinha deve ser:
- conhecimentos a respeito do cardápio;
- conhecimento específico de ingredientes para complementos e combinações;
- redução de desperdício;
- importância de higienização própria e dos alimentos;
- segurança alimentar;
- delegação de responsabilidades;
- regras do restaurante;
- como trabalhar em equipe.
Contudo, como já citado para as outras equipes, é importante treinar, também:
- conhecimento do plano de chão (números de mesa, área de barra, seções, etc.);
- tour do restaurante (para saber onde fica tudo: banheiros, estoque, frigobar, estações, etc);
- curso de etiqueta;
- normas de conduta;
- postura;
- respeito a presença e a opinião do cliente;
- importância de possuir atenção;
- atualizações a respeito de tendências, cardápio, regras, atendimentos; entre outros.
Alguns treinamentos podem ser efetuados por todos da equipe, já outros são mais específicos para alguns times e pode não interessar tanto os demais integrantes do restaurante.
Não deixe de sugerir a participação geral para a aquisição de conhecimento, mas também saiba quando um assunto precisa ser tratado de forma mais privada e diz respeito a apenas um grupo.
Marque os treinamentos com antecedência para que haja planejamento por parte dos colaboradores, espalhe recados ou pequenos cartazes para que ninguém esqueça a data e horário e reforce a importância da participação.