A escolha do negócio
Ao planejar a implantação de um restaurante você deverá ficar atento aos detalhes, pois além da refeição, os clientes também buscam um ambiente para experiências agradáveis proporcionadas pela qualidade e variedade das refeições, atendimento e serviço.
O primeiro passo é escolher o tipo de restaurante:
À la carte – O cliente escolhe o que vai comer a partir de opções no cardápio. O pedido é preparado na ocasião do pedido.
Self-service – O cliente escolhe o que vai servir a partir de opções previamente determinadas.
Delivery – O cliente recebe o pedido em domicílio.
Fast-food – Refeições práticas e rápidas, elaboradas e servidas em um pequeno intervalo de tempo.
Rodízio – A comida é servida em sistema de rodízio, onde não há quantidade pré-determinada de consumo do alimento.
Típico – Oferecem pratos peculiares de um país, região ou alimentos específicos: comida chinesa, japonesa, temakeria (fast-food oriental), churrascaria, etc.
O futuro empreendedor deve ficar atento às normas técnicas estabelecidas para a perfeita ordenação das atividades e a obtenção de resultados padronizados.
Além disso, é importante selecionar bem os fornecedores, a equipe de trabalho e planejar o layout do restaurante e a aquisição de equipamentos necessários ao seu funcionamento.
Diferenciais de sucesso
Dicas para uma boa administração de um restaurante
- Cozinha, mesas, toalhas e garçons devem refletir a preocupação da empresa com a higiene e a limpeza;
- Acompanhar de perto as tendências do mercado e as inovações dos concorrentes é tão importante quanto estar atento aos rumos da economia;
- Checar procedência, selecionar fornecedores e servir apenas produtos de qualidade é de extrema importância. A primeira e mais séria armadilha do ramo é o desperdício. Perde-se na limpeza dos alimentos, no preparo, cozimento e no bufê;
- Os proprietários devem acompanhar de perto o dia a dia da empresa. Sócios ausentes não percebem oscilações na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, quedas no movimento da casa e outros problemas resultantes da má administração;
- É preciso ter controle absoluto das mercadorias, desde o momento da compra até a chegada do alimento à mesa do cliente;
- Faça a estocagem dos alimentos em lugares secos, usando a regra “o que entra primeiro, sai primeiro”, no momento de usá-los;
- Na hora de definir os preços a serem praticados pelo estabelecimento procure observar os restaurantes concorrentes da mesma região e evite colocar preços muito mais baixos para depois ter que aumentá-los de repente, pois o cliente pode não gostar;
- A existência de um bom capital de giro torna-se essencial, principalmente quando se trabalha com cartões de crédito e vales-refeição, pois o retorno em moeda demora, em média, 30 dias.