Não é uma tarefa fácil, mas o planejamento hoteleiro é essencial para que o gestor hoteleiro evite problemas e se prepare melhor para o futuro, seguindo um plano muito bem elaborado anteriormente.
Como você já sabe, a hotelaria é muito volátil devido à sazonalidade causada pela baixa e pela alta temporada. Por isso, o seu planejamento deve estar diretamente relacionado a estes períodos, já que é a partir deles que devem ser definidos pontos importantes para a operação do seu hotel, como a escala de trabalho, manutenção, controle de estoque, entre outros.
Ao se preparar para todos os períodos do ano, o gestor hoteleiro evita improvisos, o que pode influenciar, positivamente, o desempenho do estabelecimento durante 2023.
Como fazer um bom planejamento estratégico hoteleiro
Alta temporada: um dos piores cenários para um meio de hospedagem é ter baixa ocupação durante a alta temporada. Por isso, é necessário trabalhar o posicionamento do hotel durante todos os meses do ano. Isso fará com que, ao chegar próximo da alta temporada, seu hotel tenha uma boa procura e ocupe todos os quartos.
Invista em divulgação em redes sociais e plataformas para viajantes; forneça facilidades de pagamento; valorize as atrações da região onde está seu hotel.
Baixa temporada: foque em atrair hóspedes. Como é um período de baixa procura, atraia organizações que precisam das instalações do seu hotel para a realização de eventos.
Continue trabalhando nas redes sociais e demais plataformas para divulgação do seu estabelecimento e ofereça pacotes com preços promocionais para atrair mais turistas. Afinal, toda a sua infraestrutura e quadro de funcionários precisam ser mantidos.
Plano de marketing: não pode faltar! A estratégia de marketing é um dos quesitos mais importantes para o seu hotel. Por isso, trabalhe com um plano anual ou semestral, mas não o deixe engessado. Analise periodicamente as necessidades do seu hotel e as tendências do mercado e adapte o plano sempre que necessário.
A seguir, confira algumas etapas para um bom plano de marketing:
- Faça uma análise do seu negócio: pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças. Analise também a concorrência, o mercado e os perfis do seu cliente;
- Defina seus objetivos e estipule as estratégias para chegar lá. É importante definir o posicionamento da marca, conhecer seu público-alvo e identificar quais seus serviços que tem maior potencial e rentabilidade;
- Execute as estratégias e defina as ações para chegar ao seu objetivo. Coloque no calendário todas as ações que irá realizar ao longo do ano para executar seu plano de marketing;
- Defina o orçamento e as equipes que irão executar o plano;
- Defina mecanismos de controle para detectar possíveis falhas.
Agora, chegou a hora de planejar 2023! Defina suas expectativas e objetivos e mão na massa!