A rotatividade dos colaboradores pode ser um desafio para o seu negócio, principalmente, quando falamos do setor de Alimentação Fora do Lar. Por isso, listamos alguns insights para você adotar em seu estabelecimento para diminuir a rotatividade dos garçons e reter os melhores profissionais!
Critério ao contratar
Parece óbvio, mas a escolha do profissional que atenderá o público do seu estabelecimento deve ser criteriosa. Além das habilidades profissionais exigidas para a função, esteja atento a outras habilidades pessoais e se as mesmas são condizentes com o perfil do seu bar ou restaurante.
É importante definir com cuidado todo o processo de seleção e mapear as principais funções exigidas para o cargo.
Ofereça salários competitivos
Faça uma pesquisa para identificar a média dos salários e chegue a um valor que faça sentido para sua empresa e os candidatos. Além de ser justo, pagar salários competitivos pode ser uma boa estratégia para reter seus melhores colaboradores. Mantenha o pagamento em dia e respeite o repasse das gorjetas.
Vale a pena também investir em benefícios, como vale-refeição e transporte, flexibilização do horário de trabalho, descontos em produtos e serviços, entre outros.
Treinamentos e capacitações
Investir em treinamento e capacitação da sua equipe, pode garantir excelência no atendimento ao cliente. Também é interessante fazer reuniões periódicas para compartilhar boas práticas e apontar comportamentos que precisam ser melhorados.
Mantenha sua equipe motivada
Para mantê-los motivados, dê feedbacks constantes e recompensas satisfatórias para metas individuais factíveis. Funcionário que trabalha motivado, trabalha mais feliz e se sente mais valorizado. Já um profissional insatisfeito, pode resultar em um péssimo atendimento ao cliente.
Ofereça boas condições de trabalho
Disponibilize ferramentas e utensílios adequados para o trabalho de sua equipe. Atenda as necessidades básicas no ambiente de trabalho, ofereça uniformes, locais para refeições e descanso e materiais para higiene.