O setor de alimentação tem um grande potencial de mercado em todo mundo, como comprova o estudo da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), que mostra um crescimento acima de 10% no mercado de gastronomia nos últimos anos – consequência provável da vida moderna do trabalhador, atrelada à falta de tempo.
Para fazer seu negócio gastronômico crescer, você terá que vê-lo além da paixão. Desde já, pense nisso como sua empresa. Existem diversas tarefas e estruturas que precisam ser aplicadas para que sua paixão se torne um negócio de sucesso.
Atenção ao essencial
Já vendo todo o cenário gastronômico de uma forma mais empresarial do que apaixonada, você terá que pensar sobre a estrutura do seu restaurante. Isso é, criar um plano de gestão deve ser seu primeiro passo rumo ao sucesso.
O plano de gestão servirá para organizar todas as pendências a resolver, ações a tomar e projetos a desenvolver.
Diante disso uma das principais fontes de custos que você deve ter prioridade na sua receita é o que a gente chama de utilidade, que é formado por gás, energia elétrica e telefone. São aqueles custos necessários para a unidade operar.
Siga sua meta
O mercado gastronômico possui alta competitividade, porém também possui alta demanda.
O que isso significa? Saiba crescer seu negócio, não apenas como um restaurante, mas como uma empresa.
Criar metas de curto e longo prazo focadas no crescimento social e financeiro fará com que você tenha um plano a seguir. Muitos dos erros de quem começa esse tipo de negócio é apenas começar.
Comece e saiba onde você quer chegar e o que você quer se tornar. No fim de tudo, seu restaurante não é apenas um estabelecimento, mas também uma marca.
Mercado Gastronômico no Século 21
Além disso, atualmente um negócio gastronômico não se enquadra mais apenas em abrir seu restaurante, como também em ter um bom atendimento delivery. Não tem como. O conforto é o futuro.
Isso significa que com os avanços tecnológicos, as pessoas terão cada vez mais praticidade em seus smartphones. O delivery de comida já é uma vertente extremamente rentável.
Não estar dentro dos apps ou não ter o próprio app, onde as pessoas possam pagar e receber seus pratos em casa é perder dinheiro.
Entre de cabeça e estruture seu restaurante também no digital. Um bom breading aumentará seu alcance, interação e interesse por parte dos usuários, nessa ordem.
Amor pelo negócio
Persevere, todo início é difícil. Estude pessoas, saiba como atender e cultivar os seus clientes e seja lembrado por eles.
Aprenda como proporcionar uma experiência gastronômica. Não se trata apenas de vender comida, mas sim, sua paixão.
Um bom negócio tem seu valor muito maior que o seu preço.
E além de você, é importante que as pessoas que trabalhem em sua equipe estejam alinhadas com suas ideias e cultura de trabalho. Afinal, boas relações não devem existir apenas com seus clientes.
FONTE – Food Magazine