Já é comum que os restaurantes disponibilizem um cardápio online para os serviços de delivery. Entretanto, é necessário tomar uma série de cuidados para que os consumidores realmente se interessem pelos pratos e realizem os pedidos.
Caso contrário, mesmo que a pessoa tenha chegado à página da sua empresa ou às redes sociais e aplicativos de entrega, deixará de fazer o pedido, diminuindo os lucros do restaurante.
Para que isso não aconteça, veja o que é um cardápio digital, qual é sua importância e as melhores dicas para prepará-lo.
O que é um cardápio digital?
Quem deseja pedir uma refeição normalmente encontra diversas opções de pratos e estabelecimentos. Então, quais fatores farão com que a pessoa decida pelo seu restaurante? Além da avaliação nos aplicativos e do famoso boca a boca, a elaboração do cardápio online é decisiva.
Ele é parecido com o cardápio tradicional, mas é possível fazer testes de novas receitas e acompanhar o retorno em tempo real, assim como alavancar a venda de alguma refeição específica, simplesmente alterando a ordem dos pratos dentro do seu cardápio digital.
Qual é a importância do cardápio online para o restaurante?
Nos dias de hoje, o cardápio online é fundamental para qualquer tipo de restaurante, até mesmo os tradicionais. Veja os motivos.
Maior funcionalidade
Com o cardápio online, os clientes podem pesquisar os pratos a qualquer momento. Além disso, os aplicativos de entrega contam com as melhores ferramentas para que o restaurante consiga se destacar no mercado.
Impulso nas vendas
Muitas vezes, os restaurantes virtuais precisam contar com o boca a boca, a divulgação nas redes sociais (principalmente em grupos) e os folhetos, o que diminui a eficácia das ações.
Mas com um bom cardápio online e utilizando aplicativos de entrega, por exemplo, a empresa ganha maior visibilidade e pode aumentar o número de vendas, já que são as próprias plataformas são responsáveis por captar os clientes. Assim, o restaurante precisa se preocupar apenas em produzir as refeições.
Apelo visual
No cardápio tradicional, nem sempre todos os pratos e bebidas têm imagens, já que a área do material impressa é limitada. Quando se trata do cardápio virtual, por outro lado, o melhor conselho é inserir fotografias reais da refeição, que sejam tiradas com carinho, no cardápio digital.
É comum encontrarmos restaurantes que fazem fotos pouco atrativas, nas quais os alimentos estão caindo do prato ou mesmo inseridos de forma descuidada. Mas vale ressaltar que a finalização é o que dará a vontade de realizar o pedido e comê-lo.
Como construir o passo a passo?
Agora que você já sabe o que é um cardápio online e qual é a importância que ele tem para os restaurantes, confira abaixo como construir o seu.
Cardápio específico
Ser específico no cardápio é uma das melhores formas de otimizar os recursos do restaurante. Em vez de ser generalista, trabalhe com pratos que realmente remetem à sua marca, já que as pessoas dificilmente pedirão sushi em um lugar conhecido pelas pizzas comercializadas.
Se o seu cardápio online tem diversas opções de tipos de culinária diferentes, vale a pena estudar uma quebra e a criação de novas marcas. Pode ser mais interessante fazer uma nova marca que passe confiança quanto à qualidade e credibilidade da empresa, como Pizza Kitchen, Sushi Kitchen e Kitchen Massas.
Cardápio enxuto
Quando o restaurante trabalha com um cardápio longo, deve contar com todos os itens necessários para a produção. Na falta deles, o prato fica inativo no sistema, o que não é interessante.
A grande quantidade também tende a diminuir a conversão: pessoas que entram no cardápio do restaurante, mas não fazem nenhum pedido. Por isso, recomenda-se trabalhar com uma quantidade próxima a dez pratos.
Pratos desenvolvidos para delivery
Muitos restaurantes tentam replicar no delivery os mesmos pratos comercializados no ponto comercial. O problema disso é que nem todos os itens oferecem a mesma experiência, já que em muitos casos eles precisam ser consumidos imediatamente ou chegam desconfigurados à casa do cliente (ou ao local de consumo). Se você tiver dúvidas, faça testes.
Quais são as dicas para escalar as vendas?
- Mantenha uma boa oferta no topo do cardápio.
- Trabalhe com um cardápio enxuto, que agrade a solteiros, casais e famílias (combos).
- Descreva bem seus pratos para gerar menos dúvida possível.
- Evidencie os produtos mais vendidos.
- Utilize até 4 categorias.
- Elimine os pratos que vendem menos.
Dica extra: Cada prato deve ter ficha técnica com quais ingredientes e insumos são utilizados na sua preparação. Saber o custo de cada produto facilita a precificação e a aplicação de estratégias de marketing como descontos. Afinal, ninguém quer vender mais com margem zero, né?
Utilize a estratégia de SEO no seu cardápio
O SEO é a otimização de palavras-chave para os mecanismos de busca, como o Google. Essa estratégia pode e deve ser aplicada dentro da sua loja no iFood, de modo a utilizar palavras e expressões que façam parte do seu nicho de mercado e que performem melhor no sentido de fazer com que a sua marca apareça entre as primeiras em uma busca por um produto carro-chefe do seu restaurante, por exemplo.