Não é segredo para ninguém a maneira como o garçom deve atender os clientes do estabelecimento. No entanto, é necessário que seus atendentes estejam preparados para todo tipo de situação, como lidar com clientes mal-educados, uma noite de muito movimento, clientes insatisfeitos e mesas chamando ao mesmo tempo.
Por isso, é importante que donos dos restaurantes invistam em treinamentos e foquem em uma boa contratação de sua equipe. Assim, é mais fácil atingir a satisfação do cliente e ainda proporcionar um ambiente de trabalho melhor para seus funcionários.
Como a equipe deve dirigir o atendimento:
- Cumprimente o cliente com um sorriso;
- Atenda bem a TODOS;
- Evite deixar as pessoas esperando. Quando não for possível, desculpe-se e agradeça pela espera;
- Não converse com o cliente de maneira que pareçam ordens;
- Errar é humano. Caso erre um pedido, assuma as falhas e se desculpe;
- Em caso de reclamações e/ou clientes autoritários, peça ajuda dos seus superiores.
Dicas para proprietários
- Mantenha a motivação da equipe: realizar os treinamentos com sua equipe pode ser um bom motivo para que os funcionários se sintam mais confortáveis em suas funções e queiram permanecer no emprego por mais tempo. Mantenha seu time motivado com treinamentos, metas e recompensas. Além disso, dê feedback aos seus atendentes com dicas e seja um exemplo.
- Incentive a gentileza dos funcionários: gentileza gera gentileza e um cliente tratado desta forma, também responde com gentileza!
- Utilize-se da tecnologia: invista em um cardápio digital para melhorar o atendimento geral do seu estabelecimento. A ferramenta pode evitar as grandes esperas em noites movimentadas, já que o garçom terá como função prioritária apenas retirar possíveis dúvidas do cliente e a entrega dos pedidos prontos.
- Incentive os garçons a serem vendedores: estabeleça algumas metas e ofereça recompensas para aqueles que tiverem mais comprometimento e melhor desempenho. Cuidado ao trabalhar com comissões por venda para que ninguém fique desmotivado por não ter atingido alguma meta.
Dicas para um bom atendimento
Resolução de problemas: ensine os garçons a lidarem com clientes difíceis e a resolver problemas. Se a equipe tiver que recorrer a um superior toda vez que qualquer coisinha acontecer, o seu negócio estará em risco.
Padronização de atendimento: ensine a sua equipe a abordar o cliente da mesma maneira: receber a todos com um sorriso, sugerir um local para sentar, entregar o cardápio e perguntar se já gostariam de pedir uma água ou um aperitivo enquanto pensam no pedido.