Entre as diferentes naturezas de negócios atingidos diretamente pela crise do novo Coronavírus, os bares estão entre os principais afetados. A restrição de aglomerações públicas levou os estabelecimentos de todo o país a baixar as portas e a viver uma expectativa diária sobre quanto tempo as empresas serão capazes de sobreviver nessas circunstâncias.
Diante desse cenário, empresários precisam usar a criatividade para reduzir as perdas, equilibrar o caixa, evitar demissões e até mesmo encerrar definitivamente as atividades. Nesse contexto, uma das principais estratégias que vem sendo utilizadas pelos proprietários é a venda de vouchers.
Cesar de Ranieri é proprietário do pub Kia Ora, bar localizado no bairro do Itaim Bibi em São Paulo. Aberta desde 2004, a casa aposta em música ao vivo e tem capacidade para até 500 pessoas. O empreendedor tem uma equipe de 50 funcionários diretos e outros 100 indiretos; é um dos que adotou a estratégia da venda de vouchers para seus clientes. A proposta de César é vender aos seus clientes um voucher de R$ 50, que será convertido em um de R$ 100 de consumação, assim que a casa reabrir. “Nos pareceu interessante realizar a venda dos vouchers para gerarmos uma receita e ao mesmo tempo estimular o nosso cliente, que também está sofrendo com toda essa situação”, relata.
Além de reforçar a ação com voucher, a analista de Alimentos e Bebidas da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Mayra Monteiro Viana, destaca que a interação com o cliente é fundamental em um momento como esse. “É comum que os consumidores já sigam seus bares preferidos nas redes sociais. Para manter o consumidor engajado, os bares podem realizar postagens de dicas de elaboração de drinks dentro de casa, harmonização com comidas e até mesmo lives de shows em parceria com artistas locais. Essa é uma nova forma de entretenimento, que manterá o cliente por perto.”, explica a especialista.
O Sebrae dá algumas dicas de como elaborar a venda de vouchers para os clientes diante da crise do Coronavírus.
1. Escolha quais serviços serão oferecidos para a venda antecipada e quais as condições, incluindo a eventual necessidade de cancelamento;
2. Defina qual será a vantagem para o cliente na compra antecipada. Exemplos: valor promocional de consumação, brinde personalizado com a marca ou produto/ serviço preferencial;
3. Defina quais os meios de pagamentos disponíveis;
4. Organize muito bem a planilha das vendas antecipadas, deixando essa lista disponível e atualizada para todos os envolvidos. Transparência é fundamental;
5. Já existem aplicativos que organizam esse serviço, busque pela melhor opção. Alguns meios de pagamento também já oferecem essa alternativa;
6. Divulgue a venda antecipada primeiro aos clientes mais fiéis e depois ao mercado em geral. Isso gera a sensação de proximidade e de preferência;
7. Use as redes sociais para venda antecipada: Whatsapp, TikTok, Instagram, Facebook;
8. Em todas essas alternativas anteriores, é fundamental que todo o planejamento da venda antecipada seja debatida e definida junto à equipe. O engajamento dos parceiros é fundamental.
Fonte: Sebrae