A limpeza e higiene da cozinha e do ambiente onde os pratos são servidos são muito importantes para a saúde do seu cliente. A seguir, confira algumas regras e cuidados que todos estabelecimentos devem manter.
A higiene dos funcionários e os cuidados com a manipulação do alimento
Os colaboradores que trabalham diretamente com o alimento devem seguir uma série de regras, como:
- Não devem: fumar, comer no ambiente de manipulação, além de falar desnecessariamente, cantar, assobiar, espirrar e cuspir, por exemplo;
- Não devem apresentar sintomas de enfermidades que comprometam a qualidade do alimento;
- Devem ainda usar cabelos presos, protegendo-os com toucas ou outro acessório;
- As unhas devem estar sempre curtas;
- Aqueles que cuidam da higienização das instalações devem usar uniformes diferenciados daqueles utilizados na manipulação de alimentos;
- Os colaboradores que têm contato com o dinheiro, não devem ter contato com o alimento.
Equipamentos e materiais adequados
Atenção aos utensílios e equipamentos que entram em contato com alimentos! Eles devem ser compostos de materiais que não transmitam substâncias tóxicas, odores, nem sabores.
Todos os equipamentos e utensílios utilizados nos diversos processos da cozinha, como preparação, embalagem, armazenamento, transporte, distribuição e exposição, devem ser impermeáveis e laváveis, sem imperfeições que comprometam sua higienização.
Limpeza das instalações
O acesso ao local de preparo da cozinha deve ser controlado e independente. Pisos, paredes e teto devem ter revestimento impermeável e lavável, e livres de imperfeições.
Todos os alimentos devem ser armazenados em locais adequados, livres de mosquitos e insetos, tanto no local de acondicionamento, quanto nos locais onde as refeições são preparadas, armazenadas e consumidas.
É necessário que haja lavatório exclusivo para a higiene das mãos, em posições estratégicas em relação ao fluxo de preparo dos alimentos.