O apetite dos consumidores por bem-estar seguirá em alta, fortalecendo ainda mais os movimentos de saudabilidade, conveniência, sustentabilidade e novas experiências na alimentação em 2019, indicam agências internacionais de comportamento e inteligência de mercado.
Saudabilidade, conveniência, sustentabilidade e a busca por novas experiências estão entre os principais movimentos que vem moldando a indústria de alimentos e bebidas nos últimos anos e em 2019 devem ganhar mais força. É o que indicam relatórios divulgados no final do ano passado por agências internacionais como o Innova Market Insights, Mintel e JWT Intelligence.
O apetite dos consumidores por bem-estar é impulsionado pela necessidade de gerenciar os efeitos do estresse da vida cada vez mais acelerada e conectada e buscar compensações.
Os estudos indicam que formulações baseadas em plantas tendem a ganhar cada vez mais espaço na dieta dos consumidores, que as consideram mais naturais e nutritivas, além de oferecerem benefícios funcionais, em conceitos como mood food (alimentos para humor) ou plant-based (dietas baseadas em plantas sem ou reduzidos produtos de origem animal), por exemplo.
Com famílias cada vez menores e o aumento do número de solteiros, as monoporções, para todas as ocasiões de consumo, fortalecem-se como apostas certeiras para as indústrias de alimentos e bebidas em 2019. Mas é preciso atenção às expectativas: o consumidor está mais exigente e à procura de opções, que passam por congelados com ingredientes naturais, pratos gourmet, comida personalizada e marcas que promovam a conexão com outras pessoas no momento da alimentação.
A preocupação do consumidor com sustentabilidade e transparência também deverá inspirar inovações nas matérias-primas de embalagens (que substituam o plástico por produtos biodegradáveis, por exemplo), em campanhas de comunicação que tragam informações sobre toda a cadeia produtiva, da origem da matéria-prima, todos os processos de fabricação, logística e embalagem.
O espírito aventureiro do consumidor cada vez mais conectado e globalizado, em busca de emoções diferentes, estará em alta em 2019, instigando marcas a trazer produtos que agucem novas sensações, por meio de sabores inusitados (como os botânicos, étnicos e exóticos ), oportunizando novas experiências de consumo, e também através de estética ‘instagramável’, por meio de cores vibrantes.
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Fonte: Duas Rodas