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A importância da marca e identidade visual na gastronomia

Uma das primeiras decisões que um empreendedor precisa tomar quando começa um negócio em gastronomia é o nome da sua empresa e quem vai desenvolver seu logotipo. Mais do que uma marca, é importante que se pense numa identidade visual. A princípio, isto pode ser algo pouco importante, mas terá grande relevância no momento em que sua marca tiver destaque e seu negócio ganhar tamanho e faturamento.

É muito importante que se busque um profissional habilitado, seja para a produção da marca e do manual de identidade, seja para produção de fotos que vão ser utilizadas em folhetos, banners e cardápios. Evite o improviso, pois este é um investimento que ajuda na construção da imagem de marca do seu negócio.

A pedido da INFOOD, o diretor de arte Marcos Andrade e a fotógrafa Fernanda Moura fizeram um projeto para um negócio. Optamos por algo pequeno, para que você possa perceber o impacto que este trabalho pode gerar.  Imaginem uma cozinheira que começou a comercializar tortas salgadas e bolos. Como todo pequeno empresário, ela contou com a ajuda da família com as primeiras fotos de seu negócio, que era o material que ela pretendia usar para identificar seu produto, como você pode ver a seguir.

vovo_ilara_primeiras_fotos_2As fotos que a empreendedora pretendia usar para divulgar seu negócio

1.Escolha do nome

A primeira fase do trabalho foi pensar num nome, numa marca que já não estivesse registrada. Um bom caminho é buscar se a URL, endereço na internet, está disponível para registro, pois uma decisão muito importante no momento da criação da marca é garantir o domínio para a montagem do seu site.

Foi assim que surgiu a marca Vovó Ilára Bolos e Tortas, uma identificação direta com o mercado e produtos oferecidos, e uma diferenciação com o nome da fundadora do negócio. É importante, neste momento, um cuidado grande com a escolha do nome, para que você não corra o risco de começar a trabalhar com um nome que já foi registrado por outra empresa, evitando que no futuro você seja obrigado a mudar o nome do seu negócio.

2. Desenvolvimento da logomarca

Na maioria das vezes, a partir do briefing, isto é, da orientação do empreendedor sobre o que espera de sua marca e logotipo, o diretor de arte e/ou designer vai desenvolver duas ou três versões de logomarca para escolha do cliente.

No caso da Vovó Ilára Bolos e Tortas, as três primeiras versões já continham uma proposta de cores para utilização, mas isto não é um padrão. O projeto pode trazer diferentes opções e também cores.

opção 1 – Opção de um padrão de cores mais pasteis e o perfil direcionava mais para bolo do que para tortas.

opcao_1_vovo_ilara

opção 1 estilo selo: Uma opção de diferentes aplicações a partir da primeira opção. Não chega a ser uma opção diferente, apenas uma versão com um outro estilo. Surge o modelo do selo com um formato que remete diretamente a torta.

opcao2_vovo_ilara

opção 2 : Uma diferente versão, com mais ênfase na torta, também com forte identificação com os bolos.

opcao3_vovo_ilara

3. A partir da escolha do nome é criado o manual de identidade

A empreendedora optou pela escolha da opção 2, e a partir desta escolha, o diretor de arte desenvolveu todo o manual de identidade com a definição da tipologia (família de letras), cores e aplicações da marca. Este material se resume a um pdf onde estão todas as informações para montagem de sua marca. É um documento que você enviará para qualquer fornecedor que precise usar ou aplicar sua marca. Com suas informações, é possível garantir que sua identidade visual estará sempre correta.

Logomarca colorida e logomarca em uma cor: é importante termos as duas versões, pois em diversos momentos você só poderá usar sua marca com uma única cor, e ela precisa funcionar bem nos dois formatos.

logo_colorido_e_uma_cor_vovo_ilara
Tipologia – a família de letras utilizada deve ser sempre uma referência e pode ser usada em outros materiais, garantindo a fácil associação.

tipologia_vovo_ilara

Cores – a definição das cores, com seus códigos, garantirá a qualidade das impressões e permitirão escolhas de referências próximas em todas as outras escolhas que envolvam cor. Neste caso, se tivermos a montagem de uma loja, estas cores devem ser referência para o arquiteto que desenvolver o projeto.

cores_basicas_vovo_ilara

Aplicações da marca – é importante que se estude todas as pontenciais aplicações da marca, para se garantir que a logomarca tenha boa visibilidade e fácil identificação.

cartao_de_visita_vovo_ilara

sacola_vovo_ilara

avental_vovo_ilara

Com o desenvolvimento de todo este estudo, a marca passa a atribuir identidade para seu novo negócio. A materialização das ações permite imaginar potenciais aplicações e soluções. Com um logo bem definido, é necessário que as fotos que apresentem o produto tenham mais qualidade.

Lembram das primeiras fotos que foram a origem deste trabalho? É fácil perceber que elas não fazem sua função, isto é, elas não vendem. Nos negócios de gastronomia, é importante que as fotos apresentem os produtos com qualidade. Aqui vale uma ressalva: as fotos devem exprimir com exatidão seu produto final, seja no tamanho e formato, seja na aparência da entrega para o consumidor. Evite que as fotos não retratem seu produto com exatidão, pois fotos tratadas ou montagens podem ser encaradas com propaganda enganosa, gerando problemas para sua operação.

4. Produção das fotos

Com o uso de uma fotógrafa experiente, foi possível desenvolver um trabalho de qualidade e durabilidade, pois as fotos feitas podem ser utilizadas em diversas aplicações da empresa no futuro.

torta_vovo_ilara

torta_vovo_ilara_ingredientes_1

torta_vovo_ilara_ingredientes_2

O interessante é perceber o potencial de aplicações quando utilizamos a logomarca criada e as fotos. Veja um modelos de folheto sugerido para a empreendedora.

folheto_vovo_ilara

Ao ver este material, você deve estar imaginando que os valores pagos estão acima das suas possibilidades, mas é preciso que você saiba que existem opções para todos os bolsos. Até mesmo para quem está começando um pequeno negócio. O importante é buscar alternativas permitindo que sua empresa tenha uma identidade mais profissional.

É evidente a diferença entre as primeiras fotos que mostramos e a imagem final com a montagem do folheto. O mais interessante é que este é um case real. Este serviço que oferecemos para a Vovó Ilára Tortas e Bolos tem permitido que esta empreendedora consiga ótimos resultados na captação de novos clientes. É evidente que o sucesso deste negócio está na qualidade das tortas e no preço de venda, mas todo o trabalho de identidade de marca posicionou a oferta do produto num patamar de maior qualidade.

Antes de começar a operar, reserve tempo e dinheiro no seu projeto para o desenvolvimento da identidade de marca da sua empresa.

Fonte: Infood

O SinHoRes Osasco – Alphaville e Região conta com parceria com a Agência Nova Onda Comunicação, que oferece descontos de até 20% nos serviços aos associados da nossa entidade. Atuando no modelo full service, oferece soluções completas que vão desde criação para identidade visual, cardápios, flyers, folhetos, malas diretas e impressos em geral, até prestação de serviços de identidade, gestão e treinamento para uso de redes sociais, criação de sites, marketing de conteúdo e assessoria de imprensa.

Para informações sobre a parceria, entre em contato com o SinHoRes Osasco – Alphaville e Região.

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