Você sabia que o cuidado no empratamento pode aumentar as possibilidades de venda no seu restaurante, além de agregar elegância e valor no seu prato, deixando seu público mais satisfeito?
Nós também comemos com os olhos e, por isso, aguçar o sentido da visão é muito importante para atender as expectativas de cada cliente. Se o seu restaurante ainda usa a estratégia de colocar imagens dos pratos no cardápio, a expectativa do cliente pode ser ainda maior e, neste caso, o empratamento deve estar exatamente (ou até melhor) como no menu. Lembre-se que não adianta acrescentar a frase “imagem meramente ilustrativa” ao lado da foto, pois ela pode ser simplesmente ignorada pelo cliente.
NÃO acelere processos na sua cozinha
Com a correria do dia a dia, muitos restaurantes acabam acelerando processos na cozinha para entregar o prato à mesa do cliente mais rapidamente. No entanto, esse ritmo pode fazer com que a parte visual do prato e a decoração sejam prejudicadas. A consequência pode ser uma enxurrada de reclamações dos clientes.
A decoração do prato mostra um cuidado da equipe da cozinha e um padrão do restaurantes, fazendo o cliente voltar sempre ao seu estabelecimento. Por isso, na produção de um prato, o processo de confecção e finalização, conferem valor agregado a cada item do seu menu.
Atenção ao custo das decorações no empratamento
Em pratos salgados, geralmente, são usados azeites, molhos, temperos e ervas; e nas sobremesas, caldas e frutas. Nesta hora, é necessário lembrar que TUDO que está no prato deve ser consumido pelo cliente. Um ramo de alecrim, por exemplo, pode ser facilmente deixado de lado. O alecrim vai direto para o lixo e seu dinheiro também. Por isso, na hora do empratamento, todos os itens devem compor sabor àquela receita.
De olho no prato da mesa ao lado
É muito comum o cliente ver o garçom servindo a mesa ao lado, achar o prato bonito e pedir a mesma coisa. Nesta hora, ele observou a parte visual do prato para fazer sua escolha e, por isso, é muito importante que esteja do mesmo jeito quando for servido a ele. Caso o cliente reclame que seu prato não está igual, é um alerta de que a equipe da cozinha não está seguindo um padrão.
Por último, é muito importante que os cozinheiros saibam combinar a receita com a decoração. Este é o caminho ideal para transformar a aparência de cada prato em venda e cair no gosto do cliente!