Vários empresários e gestores de restaurantes cometem erros básicos no que diz respeito ao marketing, principalmente por não entenderem o quão profundo é esse conjunto de atividades e ferramentas. Vamos desbravar um pouco esse assunto e tentar fazer com que você perceba alguns pontos importantes para colocar em prática.
Sete erros:
- Definição limitada sobre o que é marketing
Infelizmente, muitos empresários ainda não possuem o entendimento correto do que é marketing e acabam associando-o única e exclusivamente à propaganda, e, em tempos de hoje, a postagens em redes sociais. Essa visão acaba prejudicando o gestor, pois faz com que ele não tenha profundidade em vários aspectos e ferramentas de marketing extremamente relevantes para o restaurante.
- Conceito e posicionamento da marca sem definição
Este é um erro muito comum. Vários donos de restaurante tratam suas marcas como “commodity”, importando-se apenas em vender e se perdendo completamente durante o caminho. Costumo dizer que se nem você sabe quem você é, é muito provável que o seu consumidor também não saiba. A ideia mirabolante é mais ou menos assim: iniciam a operação como bar, depois resolvem abrir um self-service no almoço, e por que não vender caranguejo na quinta? (já que estamos no Ceará), no sábado fazem aquela deliciosa feijoada e para fechar o domingo, nada como uma bela pizza. Parece brincadeira, mas já conheci vários nesse perfil.
- Falta de planejamento
Esse é um mal presente em vários negócios e em várias áreas; gasta-se muita energia para executar e quase nenhuma para planejar. Nesse caso, o empreendedor é totalmente consumido pela rotina e se torna incapaz de enxergar um palmo à sua frente. O marketing é uma área muito sensível a isso e, em terra onde tudo é para ontem, quem tem planejamento é rei.
- Falta de orçamento
Já ouvi bastante a frase: “Traga a ideia. Se for boa, eu vejo se tenho verba.” Isso pode até parecer algo legal, onde o empresário demonstra abertura para as ideias interessantes, mas do ponto de vista de planejamento, esse não é o melhor caminho, principalmente para lidar com parceiros e fornecedores envolvidos no processo (agência de publicidade, agências e analistas de performance digital, assessoria de imprensa, etc).
- Lançamento de produtos sem estratégia (preço, margem de lucro e campanha)
Não adianta ter a melhor campanha, o melhor anúncio, a melhor promoção, a melhor foto, milhares de likes no instagram, se o seu preço estiver errado e a conta não fechar. Assim como não adianta ter o melhor produto, a melhor margem e a melhor ficha técnica se o seu cliente não souber que ele existe e qual o valor desse produto para os consumidores e para a própria marca.
- Equipe desqualificada (trabalho realizado de forma amadora, esperando resultados profissionais)
Quem nunca se deparou com um sobrinho, cunhado, genro ou “menino da gráfica” que fez aquela belíssima campanha onde a modelo era a neta do dono? Pois é. Não tem nada de errado nisso, mas provavelmente também não tem muita coisa certa. Detalhe: a questão aqui não é quanto se pode pagar; é primeiro entender o que é gasto, o que é investimento, se sua marca não tem tanta importância ou se é um dos principais ativos do seu negócio.
- Pararam no tempo e espaço
Todos precisamos entender que as coisas mudam. Hoje em dia, cada vez mais rápido. O consumidor muda, novos hábitos surgem, a mídia dita novas influências e padrões e, diante disso, ainda temos restaurantes que não aceitam pagamento no cartão, que não estão presentes nas redes sociais e que pouco se importam com as restrições alimentares.
Sete dicas:
- Explore o Marketing
Marketing é um conjunto de atividades que visa entender e atender à necessidade do cliente. Esse sempre será o ponto de partida. Ciente disso, existem várias ferramentas que você pode aprofundar e utilizar no seu restaurante. Por exemplo: definição de persona, análise de 4P’s x 4C’s, estudo de curva ABC para uma melhor definição do seu cardápio, estruturação de um pós venda etc.
- Crie um conceito e estabeleça um posicionamento claro
Sua marca precisa ter uma identidade bem embasada. Defina a persona da sua marca, qual a forma dela se comunicar, como você gostaria que ela fosse percebida e, principalmente, desenvolva a capacidade de dizer não para tudo que distorce o posicionamento que você deseja para ela.
- Faça um planejamento
Pare tudo e planeje seus próximos passos. Faça um planejamento trimestral, semestral ou anual. Inclua suas principais campanhas, entenda seu calendário, estude o melhor momento para cada ação, promoção ou lançamento. Defina as datas de aprovação, execução e as metas. Inclua os responsáveis, converse com todos os envolvidos e mantenha esse documento o mais perto de você sempre!
- Defina um orçamento
Analise seus números e encontre valores justos e coerentes para o seu orçamento. Sente-se com os envolvidos e seja transparente, conduza-os para que eles elaborem um plano e apresentem a melhor forma de otimizar essa verba a fim de alcançar os objetivos pré-estabelecidos.
- Planeje e execute estrategicamente seus lançamentos
Estude bem seu cardápio, analise a concorrência, estabeleça a forma de entrada e de saída dos produtos sem que a marca seja maculada por um possível resultado insatisfatório nas vendas. Estabeleça suas metas e invista na sua campanha de ponta a ponta, desde seus colaboradores até seus clientes. Por fim, acredite, nem tudo o que você fizer vai bombar, mas só acerta quem tenta e quem tenta, erra. O planejamento ajuda a minimizar os efeitos desses erros.
- Selecione fornecedores capacitados
Procure fornecedores que tenham sinergia com seu negócio e em quem você confie. Peça referências, valorize as indicações e saiba que, por melhor que seja o fornecedor/parceiro, defina os indicadores de desempenho e acompanhe; eles gostam e necessitam de gestão.
- Esteja um passo à frente
Tire um tempo para sair da rotina. Tente visitar outros estabelecimentos que ofereçam experiências diferentes. Escute seus clientes, dê a cara à tapa, faça pós venda, perceba suas necessidades e trabalhe em cima disso antes que alguém faça primeiro do que você.
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Fonte: Infood