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5 mudanças que você verá nos cardápios de restaurantes

A principal mudança nos cardápios de restaurantes tem sido relacionada à tecnologia. Menus digitais que funcionam através de tablets, QR Code ou totens de autoatendimento são opções sustentáveis, mais modernas e práticas que conquistam cada vez mais clientes.

Mudar o cardápio pode ir além de inovar no layout ou a impressão, inclusive, trazer a tecnologia para o restaurante é uma ótima estratégia de marketing, de venda e de otimização de serviço.

Além, claro, da economia que essas opções podem proporcionar aos seus negócios, diminuindo seu quadro de funcionários e aumentando a quantidade de pedidos.

5 mudanças na maneira de apresentar o cardápio ao cliente

A maneira de apresentar o menu mudou. Agora, é possível proporcionar mais autonomia ao cliente, oferecendo QR Codes, cardápios digitais, totens de autoatendimento ou trazendo um visual único ao seu negócio, deixando as opções na altura dos olhos do consumidor assim que ele entra no local, em forma de desenhos nas paredes ou utilizando quadros de anotações escritos a mão.

Para que você entenda melhor cada uma das novidades, confira as explicações que trouxemos abaixo.

1.  QR Code

O código de duas dimensões conhecido como QR Code é escaneado pela câmera do celular do próprio cliente, ou seja, não é necessário baixar nenhum aplicativo para utilizá-lo.

Você pode criar o seu próprio cardápio por QR Code para apresentar seus produtos à clientela ou contratar uma empresa especializada em cardápios digitais para criar um menu por QR Code mais funcional, que permitirá que seus fregueses façam os pedidos de maneira autônoma, em poucos cliques, utilizando o próprio smartphone para isso.

O código pode ser disponibilizado por uma etiqueta colocada na mesa ou por uma impressão deixada em pontos mais estratégicos do restaurante. O código é estático e não muda, o que é um dos lados positivos dessa tecnologia, já que o gestor pode fazer a atualização em tempo real no menu, sem custo adicional e sem qualquer dificuldade.

Quando uma empresa desenvolve esse código para você, o cliente pode até mesmo chamar o garçom e fechar a conta através do próprio celular.

2.  Cardápio digital por tablet

Este modelo traz as mesmas qualidades do item número um da nossa lista, porém, tudo é realizado através de um tablet disponível na mesa, que poderá ser usado pelo cliente a qualquer momento.

As vantagens desse recurso estão associadas a inúmeros fatores, por ter a tela maior, os consumidores conseguem visualizar melhor as fotos dos produtos, o que faz com que eles consumam mais.

Outro benefício é a agilidade em que o pedido é realizado, isso porque o cliente escolhe o que deseja e, em seguida, o pedido é enviado para a cozinha, sem qualquer possibilidade de erro de escrita por parte do garçom.

Também é possível usar o cardápio digital no tablet para criar promoções diárias e combos. E, se quiser já anunciar uma futura promoção, é possível divulgá-la nos “destaques” do cardápio. Sabe aquelas imagens que ficam passando enquanto o tablet está na mesa, sem ser utilizado? Então, a opção “destaques” é uma ótima pedida para destacar promoções futuras ou itens especiais no cardápio.

3.  Totem

Os totens podem ser conhecidos por dois meios distintos, alguns são aparelhos televisores na horizontal e apenas mostram os itens do cardápio, e então é preciso que o garçom anote os pedidos e os entregue a cozinha, enquanto o segundo modelo é mais funcional.

Afinal, estamos falando dos totens touchscreen, que são aparelhos que ficam na vertical e cuja tela permite que os consumidores realizem os seus pedidos com alguns toques, enviando-os para a cozinha automaticamente e gerando uma senha para retirada do pedido.

4.  Cardápio na parede

Aqui a tecnologia passou longe, mas nem por isso deixa de ser tendência. Os cardápios de parede fazem parte da identidade visual do seu restaurante e atraem os clientes pela maneira singular como os pedidos são disponibilizados.

Além disso, é possível alterar com bastante frequência os produtos, visto que a opção pode ser feita a mão com o uso de canetas ou giz específicos para a ação.

Um dos maiores benefícios desse modelo de cardápio é que ele é bastante atraente aos olhos quando bem desenhado e organizado. Lembre-se de manter os preços sempre atualizados, escrever com letra legível e dar nomes fáceis para cada prato.

5.  Cardápio sustentável

A última novidade em mudança física para o seu menu está associada à era em que vivemos, com tantos problemas relacionados à natureza, as pessoas estão cada vez mais cientes da necessidade de cuidar do meio ambiente.

Sendo assim, para pôr a ideia de um restaurante sustentável em prática, escolha a opção de lousas individuais, quadros escritos com giz ou até mesmo papéis reciclados e escritos a mão para compor o seu menu. Esses modelos trazem um charme a mais para o estabelecimento e demonstram sua preocupação com o planeta.

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