O crescimento do consumo de alimentos rápidos e práticos nos últimos anos e o aumento da preocupação com a qualidade da comida apresentam um desafio e uma oportunidade para quem trabalha nesse segmento.
As famosas hamburguerias têm ganhado destaque e se tornado negócios cada vez mais rentáveis. Elas diferem do modelo de produção dos fast-foods, onde o serviço é automatizado e impessoal.
Confira estas cinco dicas deliciosas que a gente separou para ajudar você a começar o seu empreendimento no ramo e ter sucesso nas suas vendas. Elas vão te ajudar desde a escolha dos ingredientes até o treinamento dos atendentes.
1. Aposte em um cardápio enxuto
Essa é simplesmente a chave para manter o processo simples, rápido e atrativo. Boa parte dos consumidores que fizeram das hamburguerias sua nova opção migrou do sistema de fast-food e está acostumada com o serviço mais rápido. Procure deixar o cardápio com, no máximo, uma página.
2. Que tal adicionar um toque especial ao seu serviço?
Hamburguerias e cervejas artesanais vêm construindo uma relação forte. O público em geral aprovou essa dupla, que tem se destacado como um composto de venda incrível. A bebida atrai os consumidores um pouco mais velhos, que costumam estar atentos ao que consomem. Portanto, um toque de personalização dos ingredientes e acompanhamentos também é muito bem-vindo.
Para não deixar ninguém de fora
Algumas empresas já oferecem hambúrguer com base vegetal que se assemelham em aparência e sabor ao tradicional. Se a sua empresa quer alcançar todos os tipos de público, vale a pena investir em opções de hambúrguer de grão-de-bico, lentilha, feijão, soja e tofu ou até mesmo as opções com cogumelo.
3. Opte por produções conscientes e com qualidade
Hoje, existe uma preocupação disseminada nas hamburguerias de apresentar ao cliente a origem dos alimentos. As pessoas querem conhecer o que se come e evitar a ingestão dos ultra processados. O movimento de consumidores pela qualidade dos ingredientes e o cuidado com a produção consciente dos itens que compõem o sanduíche deu ao hambúrguer um novo status e ganhou força pelo mundo inteiro.
4. Fique ligado na tendência do atendimento informal
O próprio cliente faz o pedido em máquinas de autoatendimento, retira o pedido no balcão, se serve de refrigerante ou cerveja nas máquinas, entre outras praticidades. Essa é uma maneira de se conectar à transformação digital e enxugar os custos sem perder os clientes. Mas isso não significa menos conforto. Inclusive, as hamburguerias vêm ganhando status de restaurante. O pessoal quer comer no próprio local. Por isso, é importante que o cliente se sinta em casa.
5. Fique atento às inovações
Acompanhe as inovações ao redor do mundo para inspirar sua hamburgueria. Trabalhar com misturas de carnes e opções de tamanho é uma ótima alternativa para incluir no cardápio. Algumas ideias estão sendo apresentadas. Uma delas é o mix de carne com cogumelo. Isso torna o hambúrguer mais leve e saudável. Há também versões diferenciadas, como abóbora frita em vez de batata. O resgate de bebidas artesanais ou compradas de pequenos produtores e até a carne maturada a seco são algumas tendências do momento.
Fonte: Sebrae