Um dos principais cuidados que donos de bares ou restaurantes devem ter é com a gestão financeira do seu negócio, afinal ninguém quer quebrar. Um bom controle financeiro vai garantir que você consiga investir em outras áreas, melhorando ainda mais o seu estabelecimento.
Separamos 5 dicas para melhorar a gestão financeira do seu restaurante.
PLANEJAMENTO
Planejamento é essencial em todos os negócios. Trace objetivos, estratégias e projeções que irão te guiar e possibilitar a tomada das melhores decisões.
FLUXO DE CAIXA
No final do dia, a conta precisa fechar, e entender como funciona o fluxo de caixa é primordial. É preciso acompanhar de perto todas as transações ocorridas no seu estabelecimento em um determinado período de tempo e para isso é preciso de um controle minucioso, seja ele feito manualmente (planilha) ou com um software especializado de gestão financeira.
O fluxo de caixa pode ser feito diariamente, semanalmente ou mensalmente, mas recomenda-se a revisão diária. Deve-se anotar o saldo inicial e todas as entradas e saídas de dinheiro, mantendo isso tudo bem organizado.
REDUÇÃO DE CUSTOS
Reduzir os custos significa cortar gastos desnecessários e para isso é preciso um planejamento bem feito, como já dissemos. Diminuir as despesas não é tarefa fácil e a qualidade do serviço prestado também não pode cair. Esteja atento aos gastos com luz, água e gás e procure usar tecnologias que estão atreladas a um consumo consciente, como lâmpadas de LED. Reavaliar os fornecedores também é uma ótima maneira de melhorar os gastos.
INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
Para facilitar o controle financeiro, tenha um relacionamento aberto e de confiança com alguma instituição financeira. O capital precisa ser uma solução, e não um problema.
PREÇOS
A definição do preço é outro ponto importante. Procure ser justo com o cliente e com o seu negócio, buscando produtos com o melhor custo benefício.
Ajuste o cardápio e evite desperdícios. Se um prato não está saindo como deveria, talvez seja hora de parar de comprar aqueles ingredientes. Além disso, reforce o controle em todos os processos.
FONTE – Codemoney