O SP Gastronomia, maior festival de culinária do Brasil, acontecerá de 1º a 31 de outubro, em todas as regiões do estado de São Paulo.

Serão 31 dias com mais de 200 atividades gastronômicas nas 16 macrorregiões do estado, contando com a participação de centenas de milhares de pessoas. A expectativa é de alto impacto na geração de renda e emprego, estímulo ao turismo, desenvolvimento da economia criativa e consolidação da imagem positiva de São Paulo como referência no setor gastronômico.

Realizado pelo governo do estado de São Paulo, o principal objetivo do SP Gastronomia é envolver a sociedade em uma grande celebração da identidade e da diversidade culinária de São Paulo, além de promover a integração entre produtores, chefs e restaurantes.

Chefs consagrados já confirmaram presença, como os brasileiros Alex Atala, Guga Rocha, Carole Crema, Manu Buffara, Jefferson Rueda, Morena Leite, Fábio Vieira, Danielle Dahoui, Carlos Bertolazzi e Ivan Achcar, a francesa Dominique Crenn e o espanhol Andoni Luis Aduriz. O calendário reúne também diversas outras linguagens culturais, como a música, a literatura e o audiovisual.

O SP Gastronomia visa também estabelecer outubro como Mês da Gastronomia em todo o estado, criando uma agenda permanente para promover o setor e estimular a economia. Com a integração de todos os elos da cadeia produtiva do setor gastronômico em um único e longo evento, o Governo do Estado abre novas oportunidades de negócios e atua, de forma inédita, para fomentar ações entre o setor público e patrocinadores do setor privado.

Potencial econômico

O setor gastronômico gera um impacto econômico anual de R$ 53 bilhões em todo o estado de São Paulo e responde por 780 mil postos de trabalho. São 200 mil restaurantes e bares, 52 tipos diferentes de culinária e centenas de pratos e produtos típicos.

Ação integrada

O SP Gastronomia é o maior programa intersecretarias já realizado pelo Governo do Estado. No calendário de eventos elaborado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, participam também as pastas de Desenvolvimento Regional; Saúde; Agricultura e Abastecimento; Infraestrutura e Meio Ambiente; Turismo; Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico; e Direitos da Pessoa com Deficiência, além do Fundo Social de São Paulo, Memorial de América Latina e TV Cultura.

Calendário

O calendário completo das atividades ao longo de 31 dias, com datas e locais, está disponível no site www.spgastronomia.sp.gov.br.

Abaixo, alguns dos destaques do programa:

● Feito em SP (a partir de 2/10): festival competitivo voltado a produtos e pratos emblemáticos da gastronomia de São Paulo, com eliminatórias nas 16 regiões do estado e final no Memorial da América Latina. Em todas as etapas, shows musicais complementam a programação.

2/10 – São Carlos
3/10 – Ribeirão Preto
4/10 – França
5/10 – Barretos
6/10 – São José do Rio Preto
8/10 – Araçatuba
9/10 – Presidente Prudente
10/10 – Marília
11/10 – Bauru
12/10 – Sorocaba
13/10 – Campinas
15/10 – Taubaté
16/10 – Santos
17/10 – Registro
18/10 – Santo André
24 a 27/10 – São Paulo

● Mesa SP (24 a 27/10): evento no Memorial da América Latina com centenas de chefs, produtores e profissionais reunidos para celebrar a cozinha brasileira e discutir os caminhos da gastronomia em aulas, degustações, palestras, feira de produtores e o Mesa Tendências – principal congresso de gastronomia da América Latina.

● Restaurante Week (4 a 27/10): festival que oferece menus especiais a preços acessíveis em mais de 200 restaurantes renomados da cidade de São Paulo.

● Festival de Bares e Botecos (28 a 31/10): ação para valorizar a culinária dos bares e os petiscos de São Paulo, com experiências que incentivam a criatividade, o sabor e a alegria.

● Bocuse D’or (27/10): etapa do mais importante concurso da gastronomia mundial, com talentos brasileiros competindo para participar da grande final internacional, na França.

● Mesa no Cinema (28 a 31/10): mostra de filmes consagrados relacionados à gastronomia, acompanhada por degustações temáticas harmonizadas, com assinatura de chefs renomados.

● Jantares Magnos (23, 25 e 26/10): refeições especiais preparadas pelos maiores chefs da atualidade nos grandes restaurantes de São Paulo.

● À Mesa (a partir de 14/10): exposição inédita no Memorial da América Latina sobre a história da gastronomia em São Paulo, com obras de arte e objetos que rememoram origens e tradições, realizada pela curadoria do Acervo dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo.

● Literatura & Gastronomia (de 24 a 27/10): feira literária focada em livros sobre gastronomia, reunindo dezenas de editoras e autores.

● Bom Prato Convida (16/10) – Dia Mundial da Alimentação): ação nos 57 restaurantes da rede Bom Prato, com cardápios especiais criados por chefs renomados nos restaurantes do programa de alimentação social do Governo do Estado, ao valor de R$ 1.

● Vivaleite (24 a 27/10): espaço interativo e lúdico do programa de segurança alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social, no Memorial da América Latina, para apresentar a importância do consumo de leite no desenvolvimento saudável das crianças.

● Rotas Gastronômicas SP (2 a 31/10): as Secretarias de Turismo e de Agricultura e Abastecimento, em parceria com prefeituras, listarão os principais produtos e pratos das 16 macrorregiões de São Paulo. O mapa será lançado no Memorial da América Latina, no dia 24 de outubro.

● Agricultura de Portas Abertas (2 a 31/10): programação promovida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que vai apresentar as principais pesquisas sobre alimentação realizadas no estado.

● Via Rápida no SP Gastronomia (2 a 31/10): a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Centro Paula Souza, oferecerá 400 vagas para 13 cursos de qualificação profissional de até 100 horas nas áreas de cozinha e gastronomia.

O SinHoRes Osasco – Alphaville e Região, através do CONTURESP ( Conselho Estadual de Turismo do Estado de São Paulo), em que o presidente Edson Pinto é membro efetivo, está apoiando a iniciativa.